Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida WEG cfw10 easydrive clean ERRO E00

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

Ola, me chamo Felippe, e  agradeço qualquer ajuda..

Tenho um inversor da WEG, cfw10 easydrive clean 7,3 Ah, entrada monofásica 220 e saída difásica 220,  ele estava funcionando perfeitamente e era utilizado para controlar um motor de spindle, 220v 4A x 400 hz, então parei a máquina, e ela ficou sem funcionar por 3 anos, porém bem preservada, em local limpo, seco , tudo certinho. quando fui religar a máquina, notei que o motor fazia um gemido igual ao que ele faz quando inicia liga porém não girava, o inversor fazia 3 tentativas e logo depois ele apresentava erro E00, depois de consultar no manual do drive sobre o erro fiz os testes no motor e estava tudo ok,  então quando religuei, aconteceu a mesma coisa, o gemido no motor porém ele não girava, mas decidi girar o motor com a mão, então ele girou normalmente, deixei ligado por 1 hora e meia ( livre sem carga), quando desliguei e religuei o mesmo problema, mas bastava um toque com a mão que funcionava normalmente, fiz um teste simples com multímetro nas entradas e saídas do inversor com multímetro na escala de DÍODO, e deu tudo normal , valores iguais nas saídas U, V, W.   ja pesquisei bastante e não achei o que pode ser , se alguém puder me ajudar agradeço, abraço a todos

Postado
6 horas atrás, Felippe Mauricio disse:

Tenho um inversor da WEG, cfw10 easydrive clean 7,3 Ah, entrada monofásica 220 e saída difásica 220,  ele estava funcionando perfeitamente e era utilizado para controlar um motor de spindle, 220v 4A x 400 hz, então parei a máquina, e ela ficou sem funcionar por 3 anos, porém bem preservada, em local limpo, seco , tudo certinho. quando fui religar a máquina, notei que o motor fazia um gemido igual ao que ele faz quando inicia liga porém não girava, o inversor fazia 3 tentativas e logo depois ele apresentava erro E00, depois de consultar no manual do drive sobre o erro fiz os testes no motor e estava tudo ok,  então quando religuei, aconteceu a mesma coisa, o gemido no motor porém ele não girava, mas decidi girar o motor com a mão, então ele girou normalmente, deixei ligado por 1 hora e meia ( livre sem carga), quando desliguei e religuei o mesmo problema, mas bastava um toque com a mão que funcionava normalmente, fiz um teste simples com multímetro nas entradas e saídas do inversor com multímetro na escala de DÍODO, e deu tudo normal , valores iguais nas saídas U, V, W.   ja pesquisei bastante e não achei o que pode ser , se alguém puder me ajudar agradeço, abraço a todos

Meu nobre, este motor possui capacitor de partida para amortizar a partida assim não dando trancos no motor, se o inversor esta normal, e o motor também, verifique o capacitor do motor para ver se o mesmo não esta seco ou mesmo esgotado, se estiver bom, verifique o banco de capacitores do inversor, pois poderá ter algum ruim ou esgotado.

Boa sorte      :)

• Joinha 1
Postado
19 horas atrás, Maru disse:

Meu nobre, este motor possui capacitor de partida para amortizar a partida assim não dando trancos no motor, se o inversor esta normal, e o motor também, verifique o capacitor do motor para ver se o mesmo não esta seco ou mesmo esgotado, se estiver bom, verifique o banco de capacitores do inversor, pois poderá ter algum ruim ou esgotado.

Boa sorte      :)

Boa tarde meu amigo!  o motor em questão não possui capacitor, em relação aos capacitores do inversor ( são 4) eu nunca nem cogitei a ideia, mas tem tudo a ver pode ser sim um dos capacitores, entretanto eu achando que era o IGBT, acabei retirando e fazendo o tente nele fora da placa, deu tudo certo com o igbt, ai soltei alguns fios no lugar do igbt para testar o disparo com um osciloscópio, e o pior aconteceu, o fio  do barramento positivo dos capacitores que estava servindo como referência , acabou encostando em um dos fios que que seria o sinal negativo que sai da placa de disparo para o igbt ( aquela plaquinha que fica em pé do lado direito do inversor com os optoacopladores)  bom, fez um estalo, o inversor desligou, antes de ligar procurei qual poderia ser o componente que possa ter estourado, e não achei tudo parece intácto, mas o inversor quando eu ligo na tomada ele não acende nada , e o relé de pré carga fica estalando, como se a energia fosse ligada e desligada , em fim agora estou com um problemão... muito provavelmente trocando os capacitores o problema anterior teria sido resolvido, agora preciso resolver esse... só tortura ..... 

Postado
53 minutos atrás, Felippe Mauricio disse:

Boa tarde meu amigo!  o motor em questão não possui capacitor, em relação aos capacitores do inversor ( são 4) eu nunca nem cogitei a ideia, mas tem tudo a ver pode ser sim um dos capacitores, entretanto eu achando que era o IGBT, acabei retirando e fazendo o tente nele fora da placa, deu tudo certo com o igbt, ai soltei alguns fios no lugar do igbt para testar o disparo com um osciloscópio, e o pior aconteceu, o fio  do barramento positivo dos capacitores que estava servindo como referência , acabou encostando em um dos fios que que seria o sinal negativo que sai da placa de disparo para o igbt ( aquela plaquinha que fica em pé do lado direito do inversor com os optoacopladores)  bom, fez um estalo, o inversor desligou, antes de ligar procurei qual poderia ser o componente que possa ter estourado, e não achei tudo parece intácto, mas o inversor quando eu ligo na tomada ele não acende nada , e o relé de pré carga fica estalando, como se a energia fosse ligada e desligada , em fim agora estou com um problemão... muito provavelmente trocando os capacitores o problema anterior teria sido resolvido, agora preciso resolver esse... só tortura ..... 

Bem, re-teste o IGBT, caso esteja ainda bom, verifique diodos das linhas em questão, e depois aproveite para verificar os capacitores, já que esta desmontado mesmo, outro detalhe se não abriu o fusível de proteção do Starter.

Boa sorte       :)

• Joinha 1
Postado
4 horas atrás, Maru disse:

Bem, re-teste o IGBT, caso esteja ainda bom, verifique diodos das linhas em questão, e depois aproveite para verificar os capacitores, já que esta desmontado mesmo, outro detalhe se não abriu o fusível de proteção do Starter.

Boa sorte       :)

fala meu amigo! então o igbt, estava fora da placa, eu coloquei os fios nos contatos no lugar do igbt, apenas para testar o disparo justamente da placa onde fica os opto acopladores, placa essa que acho que queimei kk , vou mandar umas fotos para você ter uma ideia , as setas mostram o borne que vem do barramento positivo do banco de capacitores, e os outros dois um vem do negativo do barramento e do sinal negativo de disparo que vai para o igbt..  retirei a placa do optoacoplador para possiveis testes também.

curto-acidente.jpg

etiqueta.jpg

IMG_7074.jpg

IMG_7075.jpg

Postado
5 horas atrás, Maru disse:

Uma pergunta básica que acabei esquecendo, ao ligar ele já apresenta o erro 00 ou depois de um tempo ele apresenta este erro 00??

ola, não o inversor ligava normal, inclusive fazia todo o processo de partida, o motor fazia um barulho igual de quando ele começa a girar, porém não girava, e bastava um toque que ele começava a girar... e como não é um motor que usa capacitor, não suspeitei dos capacitores internos do inversor, e agora começo a acreditar que poderia ser isso, mas agora tenho que resolver esse problema do curto que causei, uma pergunta , onde fica esse fusível do STARTER, que você disse ? 

Postado
8 horas atrás, Felippe Mauricio disse:

ola, não o inversor ligava normal, inclusive fazia todo o processo de partida, o motor fazia um barulho igual de quando ele começa a girar, porém não girava, e bastava um toque que ele começava a girar... e como não é um motor que usa capacitor, não suspeitei dos capacitores internos do inversor, e agora começo a acreditar que poderia ser isso, mas agora tenho que resolver esse problema do curto que causei, uma pergunta , onde fica esse fusível do STARTER, que você disse ? 

de uma olhada nesta plaquinha ele parece um resistor SMD, que fica na linha de monitoramento da tensão, pois caso esteja algo errado ele abre pra não danificar outras coisas. pegamos alguns modelos que o fusível era um resistor de baixissima resistência, mas verifique os controladores ao lado  onde fica instalado o IGBT

image.png.272ef7fae8cf41b7c121cfa454b6ba97.png

Em seguida estes circundados aqui

image.png.9a2b8e920c72ca3033769e7e4df5abc6.png

e do outro lado também ok

Boa Sorte      :)

• Joinha 1
Postado
Em 28/07/2023 às 06:43, Maru disse:

de uma olhada nesta plaquinha ele parece um resistor SMD, que fica na linha de monitoramento da tensão, pois caso esteja algo errado ele abre pra não danificar outras coisas. pegamos alguns modelos que o fusível era um resistor de baixissima resistência, mas verifique os controladores ao lado  onde fica instalado o IGBT

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Em seguida estes circundados aqui

e do outro lado também ok

Boa Sorte      :)

bom dia meu amigo!  eu fiz alguns testes e tudo me pareceu normal, como eu não tenho nem um parâmetro de valores para comparar , pois não tenho o esquema aparentemente tá normal nem um aberto, MAS, decidi dar uma olhada nos outros menores só para passar o tempo, e constatei que um diodo ( acho que é diodo pois parece) estavav estranho, quando eu coloco na escala de diodo no multimetro ( fluke 107) ele não me retorna resoltado nem um mas os que estão ao lado mostra resoltado, e na escala de holms ele me da uns valores lá, abaixo a foto com os "diodos" testado e valores que achei , O "V5" na escala de diodo não retorna valor nem um na escala de holms retorna os valor de; 

ESCALA DE HOLMS

V9 110,5 Ohm
V7 110,5 Ohm
V5 57,3 kOhm

ESCALA DE DIODO 
( MEDINDO DOS DOIS LADOS)

V9 0,061
V7 0,061
V5 0,00

WhatsApp Image 2023-07-31 at 09.25.37.jpeg

• 1 mês depois...
Postado
Em 26/07/2023 às 13:48, Felippe Mauricio disse:

Boa tarde, Felippe vc verificou de entrada se as três fases estão corretas porque na empresa que trabalha estava com um problema parecido porém era em um centro de usinagem home o mesmo está ligando normalmente porém quando acionava qualquer comando dos motores do X,Y,Z os motor fazia um barulho muito alto e não partia e logo em seguida dava erro no inversor fizemos os testes nós motores e saída do inversor tudo ok aí testei a entrada do inversor e constatei que avia uma fase que estava muito alta aí então acionei a Enel no qual constatou um problema no transformador o mesmo foi substituído e a máquina voltou a funcionar normalmente.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...