Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

notícia IA do Google poderá consumir tanta eletricidade quanto um país, aponta estudo

Avalie este tópico:


elias.girardi

Posts em destaque

image.png.bf5021382be5ea1c345ab72ffb667207.png

 

Os debates sobre os riscos oferecidos pela inteligência artificial parecem ter sobreposto uma outra preocupação tão importante quanto: a quantidade gigantesca de energia elétrica usada para realizar o treinamento de modelos de linguagem, como PaLM 2, do Google.

 

De acordo com um artigo assinado pelo cientista de dados Alex de Vries e publicado na Universidade Livre de Amsterdã, a indústria da IA terá capacidade de consumir a mesma quantidade de energia que um país do tamanho da Argentina ou da Holanda até 2027.

 

Outro fato averiguado pelo estudo afirma que, caso o Google migrasse completamente seus mecanismos de pesquisas para operarem somente com inteligência artificial, o nível de consumo de energia subiria para 29,3 terawatts-hora anuais — o que se aproxima do mesmo nível de consumo de um país como a Irlanda.

 

No ano retrasado, o Google usou 18,3 TWh de eletricidade, com a IA representando aproximadamente 10% a 15% desse consumo. No entanto, a gigante da tecnologia está ampliando rapidamente seu uso da inteligência artificial, incluindo o lançamento do Bard e a incorporação da IA em seu mecanismo de busca.

 

Não tão rápido

 

Apesar dos dados alarmantes, o estudo aponta que a implementação em larga escala da IA com uso de tecnologia atual de hardware e de software é improvável de acontecer tão depressa. De Vries aponta que um dos principais desafios para essa adoção generalizada é a escassez de unidades de processamento gráfico (GPUs) com poder de processamento adequado para lidar com toda essa quantidade de dados.

 

image.png.1408bcc7aa6006371bdb075c2a4f19e4.png

O estudo aponta que a IA do Google pode consumir tanta energia elétrica quanto um país em um futuro não muito distante (Imagem: Divulgação/Google)

 

“Seria aconselhável que os desenvolvedores não apenas se concentrassem na otimização da IA, mas também considerassem criticamente a necessidade de usar IA em primeiro lugar, pois é improvável que todas as aplicações se beneficiem da IA ou que os benefícios sempre superem os custos ”, recomendou o cientista de dados.

 

Embora fique no campo da especulação, o artigo revela um impacto frequentemente negligenciado do crescimento das tecnologias de inteligência artificial. Atualmente, os data centers consomem cerca de 1-1,3% da eletricidade global, e a integração da IA em aplicativos existentes, como motores de busca, poderia aumentar essa porcentagem de forma significativa.

 

Fonte: https://canaltech.com.br/inteligencia-artificial/ia-do-google-podera-consumir-tanta-eletricidade-quanto-um-pais-266383/

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...