Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Sentey - ERP650-PS - Sem CI Standby, procurando identificar

Avalie este tópico:

Arariipe

Posts em destaque

Saudações! Estou com essa fonte ERP650-PS, é uma fonte relativamente simples, o primário possui um CI driver que comanda os dois mosfets principais (dois 20n60S5), juntamente com um circuito Standby Clássico com um CI PWM (não é um FET como o VIper22A), relativamente parecido com o SDC606P.

A questão toda é que peguei essa fonte a anos atrás quando não possuía conhecimento, pelo visto o CI PWM estava queimado pois alguém ligou a fonte com a chave em 110v em 220v (erro clássico). Detalhe importante: a fonte na época veio sem os capacitores do primário.

Na época coloquei capacitores de 680UF por 200v (a fonte não tem PFC, é apenas um par de capacitores em série, clássico) e substitui o antigo CI (que joguei fora) por um SDC606P.

A fonte dá sinal Standby porém com uma sobrevoltagem (7v ao invés de 5v). Ao observar o circuito observei que um dos pinos que é NC no SDC606P é utilizado nesta fonte, oo que indica que o SDC606P não pode ser utilizado nessa ocasião.

Agora o que me intriga é como irei descobrir qual o CI certo. Procuro ajuda de como realizar essa façanha.

Algumas fotos da fonte estão em anexo para ajudar a procurar mais dados a respeito. Já procurei fotos e diagramas da fonte na internet porém não encontrei nada deste modelo. Também procurei circuitos semelhantes em minha sucata de fontes e não encontrei nenhum que utilizasse de um esquemático semelhante.

1.jpg

diode.jpg

rotulo.jpg

secondary.jpg

trilha.jpg

u6 side.jpg

u6.jpg

up.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/01/2024 às 19:33, Edmilson Goncalves Preza disse:

Olá @Arariipe.

• Ajudaria se você postasse uma foto mais limpa da face cobreada por baixo do CI desconhecido. 
  • Em qual pino está o terra?
  • Em qual pino entra alimentação positiva?

Expandir  

Pino 3 - GND

Pino 4 - Não conectado

Pino 5 - Feedback

Pino 7 e 8 - Output

Tudo indica que o CI PWM Standby trata-se do SDC606, irmão do SDC606P, porém com um pinout diferente. Isso explicaria porque com o SDC606P  ainda chega a dar uma tensão aparente.

Link para o comentário

@Arariipe SCD606 é mesmo o melhor candidato na minha opinião também. O SDC606P entrega 7V em vez de 5V porque o circuito de feedback, pinos 4 e 5 do 606P, não está operando. O pino IS saiu do pino 6 no 606 e foi para o pino 5 no 606P. Já o pino FB foi do pino 5 no 606 para o pino 4 no 606P. Ao colocar o 606P no lugar do 606, você desconectou da malha de feedback tanto o pino IS como o pino FB, mas ambos são justamente os pinos que recebem os sinais do feedback via fotoacoplador. Verifique se na placa o pad correspondente ao pino 5 está ligado ao coletor do fotoacoplador  e se o pad correspondente ao  pino 6 na placa está ligado ao emissor do fotoacoplador por meio de um resistor. Se estiverem, é isso mesmo, o CI deve ser o 606. Boa sorte.

Editado: por Cicero Mota
  • Joinha 1
Link para o comentário

Em 09/01/2024 às 13:06, Cicero Mota disse:

@Arariipe SCD606 é mesmo o melhor candidato na minha opinião também. O SDC606P entrega 7V em vez de 5V porque o circuito de feedback, pinos 4 e 5 do 606P, não está operando. O pino IS saiu do pino 6 no 606 e foi para o pino 5 no 606P. Já o pino FB foi do pino 5 no 606 para o pino 4 no 606P. Ao colocar o 606P no lugar do 606, você desconectou da malha de feedback tanto o pino IS como o pino FB, mas ambos são justamente os pinos que recebem os sinais do feedback via fotoacoplador. Verifique se na placa o pad correspondente ao pino 5 está ligado ao coletor do fotoacoplador  e se o pad correspondente ao  pino 6 na placa está ligado ao emissor do fotoacoplador por meio de um resistor. Se estiverem, é isso mesmo, o CI deve ser o 606. Boa sorte.

Expandir  

Verifiquei e de fato o pino 5 está no coletor e o 6 está no emissor + resistor. Tenho quase certeza que é o SDC606, estou procurando comprar ele porém nacionalmente é meio caro com o valor do frete. Estou pensando em importar, alguma dica para evitar CI's falsificados?

Link para o comentário

Em 09/01/2024 às 19:08, Arariipe disse:

Verifiquei e de fato o pino 5 está no coletor e o 6 está no emissor + resistor. Tenho quase certeza que é o SDC606, estou procurando comprar ele porém nacionalmente é meio caro com o valor do frete. Estou pensando em importar, alguma dica para evitar CI's falsificados?

Expandir  

O que se compra no ML (por exemplo) quase sempre é importado e você pode sim comprar falsificado no mercado nacional e ainda mais caro, é sempre um risco. Muitas vezes eu já deixei de comprar no Brasil devido ao valor do frete que pode custar mais caro que o componente. Quando importo eu nunca compro o "baratinho", avalio a reputação do vendedor, leio atentamente a descrição, comparo fotos, opiniões de compradores, na maior parte das vezes pego frete grátis, prefiro pagar mais caro com frete grátis porque em caso de devolução de pagamento posso receber o valor integral da compra. 

• Joinha 1
Link para o comentário

@Arariipe Se você tiver muita dificuldade para conseguir o componente e ainda tiver o 606P a mão, é possível fazer o seguinte:

1) Observe que segundo os datasheets do 606 e 606P a única diferença entre eles é mesmo a pinagem.

Então:

2) Remova o jumper J4 que conecta o pad 5 ao coletor  do fotoacoplador (confira se é isso mesmo);

3) Com um fio faça um jumper do pad, onde estava o jumper, que está na trilha que leva ao coletor do fotoacoplador para o pad 4 (ficará mais bonito por cima da placa);

4) Una os pad 5 e 6 com solda;

5) Coloque o 606P (e a pinagem estará correta).

O STB funcionará se a ausência do CI for o único defeito. Caso depois mude de idea e queira colocar o CI original, a operação é perfeitamente reversível.

NB: Evidentemente, as sugestões de alterações não implicam garantias de qualquer espécie.

Sucesso!

• Joinha 1
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...