Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida ch341a

Avalie este tópico:


Posts em destaque

21 horas atrás, Rafael Da Silva Viana disse:

Comprei a gravadora de BIos, A CH341A e eu vi uns video dela e diz que tem que fazer uma modificação para não queimar a bios sera que é mesmo necessário? 

Boa tarde, Rafael. 

Eu utilizo a mesma gravadora, CH341a black (placa preta). Ela grava tranquilamente as bios de 3.3v. Alguns notes que possuem chips de 1.8v que precisam de um adaptador para serem gravadas. Essas sim se colocadas sem o adaptador podem queimar. 

 

Uma dica: na minha eu peguei um cabo de celular, cortei a ponta V3 e soldei os cabos na gravadora. Assim fica mais fácil de trabalhar com ela do que colocando direto na porta USB.

Uso dois programas: o Programador Ch341 e também o Neoprogrammer (dos dois eu prefiro o Neo). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafael Da Silva Viana no youtube existem videos em quantidade dizendo que tem que fazer a modificação e outros tantos dizendo que nao precisaria fazer a modificação. Aí fica por ti.

Eu nunca fiz a modificação e os chips de 3,3V gravam tranquilo. Para os chips de 1,8V uso o adaptador e nao tenho problemas.

A única coisa que notei é que em portas usb 3.0 fica um pouco instável. Então passei a usar somente em portas usb 2.0 e nao tive mais problemas.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafael Da Silva Viana Boa tarde, no tópico abaixo tem informações para você saber se é necessário fazer a alteração no seu gravador. Se na linha de gravação e dados já estiver saindo 3,3 volts, não é necessário fazer nada. Caso esteja saindo 5 volts, é melhor fazer.

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...


@Rafael Da Silva Viana Boa tarde amigao.

Nao sei se depende da versao da gravadora, tem pessoas que usam sem problemas ela e outras (meu caso) que fica falhando e dando problema de reconhecimento.

Fiz sim essa alteração com jumpers que recomendam em videos da internet e ficou maravilhosa, acabou o problema, já gravei e fiz backup de varias bios sem erro.

A minha mandava 5v para a EPROM e nao 3.3 , a adaptação é justamente para corrigir esse excesso de tensão.

Segue um dos videos que explica. Existem tambem outros videos que falam que ela nao tem problema algum, mas como disse, nao são em todas que da problema, umas gravam perfeitas originais.

 

 

Existe também uma forma de reduzir a tensão para gravar EPRONS 1.8V usando resistores e um daqueles adaptadores, caso não possua o adaptador apropriado e precise gravar com urgencia, segue o link e as fotos de como ficou o meu:

 

20240725_131151.thumb.jpg.877ef01b9f8ab326dd41a5f27b881959.jpg

 

20240725_131145.thumb.jpg.1d89f644fb28eb94ef424f92914f720a.jpg

 

COM RELAÇÃO AO SOFTWARE

 

Estou usando um mais moderno, reconhece os chips automaticamente facil e tem até aviso sonoro, muitos técnicos estao usando ele e estou gostando muito, meio chatinho de achar na internet ele:

CH341PROGRAMMER, vou ver se depois acho o link para baixar direto e boto aqui.

 

20240725_133230.thumb.jpg.2ec830bf882283a369e79c44afa3b960.jpg

 

Abraços

 

 

Editado: por EduHard
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...