Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Dell Vostro 3450 - MB DAV02AMB8F1 REV F - Tela branca e fazendo 8 bips

Avalie este tópico:


dlcorrea

Posts em destaque

Bom dia pessoal,

 

Estou com um notebook Dell Vostro 3450 que tem vídeo dedicado, há muito tempo troquei o HD dele por um SSD e eventualmente dava problema na hora de ligar, sempre fazia o ritual de tirar a memória, limpar e colocar de novo e conseguia ligar sem problemas. Recentemente tive que trocar novamente o SSD pois o antigo morreu, e nesse notebook especificamente o disco fica na parte de baixo da placa e precisa tirar a placa mãe pra acessar. Nessa brincadeira ele começou a não dar imagem na tela e a mesma vai ficando toda branca e os oito bipes ficam tocando. Segundo a Dell esses bips indicam falha no LCD, testei a tela fazendo aquele procedimento de segurar a tecla "D" e ligar e a imagem com as cores aparece, então a princípio o problema não é o painel de LCD. Procurando por aqui, achei um tópico sobre desabilitar o chip de vídeo dedicado, removendo a PL dele. Fiz esse procedimento e os bips mudaram de 8 para 4, indicando "Falha na memória"... Liguei a PL de volta e o problema permanece. Fui verificar as tensões no conector da tela na placa mãe e medi o seguinte:

 

pinos 1 e 2: LCDVCC = 3.3 volts (não sei qual tensão deveria ser, não achei no esquema)

pinos 3 e 4: 3.3V_RUN = 3.3 volts

pinos 24 e 25: INVERTER_POWER = 19 volts

 

Medições feitas no conector na placa mãe com o cabo da tela desconectado. Observe que com o cabo da tela conectado ou desconectado o problema permance.

 

Alguma idéia de investigação?

 

Agradeço pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É o que eu penso mesmo, porém somente remover a PL não resolve, provavelmente tem que alterar algum resistor pra sinalizar que é pra usar o vídeo integrado (o processador é um i5 460M). Eu achei um setor no esquema elétrico que mostra um conjunto de resistores que existe pro Vostro (vídeo dedicado) e outro pro Inspiron (vídeo integrado), conferindo na placa os resistores do Vostro estão lá direitinho e no lugar onde teria os resistores do Inspiron não tem nada. Acredito que eu tenha que trocá-los de lugar mas não tenho certeza, além disso ainda não tenho ferramentas pra realizar essa troca pois eles são muito pequenos... Obrigado pela resposta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Bom dia pessoal, atualizando: comprei uma estação de retrabalho e fiz o procedimento de mudança dos resistores e remoção da PL porém o problema continua... O interessante é que os 8 bips indicam problema no LCD, a tela está ok pois testei aqueles padrões de cor e funcionaram. Não acredito que seja o cabo, porém suspeito que possa ser o conector da tela na placa-mãe, me parece que alguns pinos podem estar tortos... Alguém sabe me dizer se isso causaria esse comportamento, sem imagem na tela e apitando 8 vezes? Começo a suspeitar que teria sido mais fácil trocar a placa-mãe... Obrigado pela atenção.

conector-tela-placa-mae.JPG.1c61b54279f0354787a3580812f1df18.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Boa noite pessoal, consegui a duras penas trocar o conector da tela, também consegui trocar os resistores de lugar, porém o problema persiste... Sinceramente minha vontade é comprar outra placa mãe da China (mais barata apesar dos impostos) e trocar...  Alguma sugestão? Muito obrigado pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa tarde pessoal,

 

Uma atualização na situação: Os 8 bips continuam porém com o teclado conectado eu consigo alterar para a saída HDMI e aparece imagem na tela, porém fica travado. Consigo também entrar no setup (usando monitor externo) mas não tem nenhuma opção relevante que me ajude...

Recapitulando: removi a bobina "PL4" que seria a da alimentação do chip gráfico, agora também removi o PWM que está no mesmo circuito da bobina e continua o mesmo... A tela eu só consegui testar usando aquele "comando" de segurar a tecla "D" e ligar o notebook, ela acende e faz um ciclo de telas coloridas e depois reinicia. Verifiquei novamente o conector da tela na placa mãe e as tensões são:

 

Pinos 1 e 2 +LCDVCC = 3.6 volts

Pinos 3 e 4 +3.3VRUN = 3.3 volts

Pinos 24 e 25 INVERTER_POWER = 19.5 volts

 

Lembrando que o backlight da tela acende porém não aparece imagem. Também testei a geração de imagem usando "aquele pendrive" que testa isso e a geração de imagem ocorre...

 

Estou sem idéias....

Captura de tela 2024-06-25 144124.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...