Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Recuperar Portão de Garagem

Avalie este tópico:

FreshKunami

Posts em destaque

Boa tarde!

Estou com um problema no portão da minha garagem e tou com vontade de aproveitar a oportunidade para aprender um pouco e consertar sozinho, poderiam me dar umas dicas?

A situação: Tenho um portão de garagem ligado no 220V que é composto por uma placa de controle (que tem um transformador) e um motor 24V DC.

Problema: A placa pifou. Já troquei um condensador que estava morto mas continua não funcionando. O transformador não está com bom aspeto e a placa já é muito velha. O fabricante não produz mais nem dá mais assistência para este modelo (é da V2 Eletronica, modelo Jet 24V - PRGBCT). O motor em si não aparenta problemas.

Objetivo: Aproveitar o motor, arrumar um jeito de ter 24V ali e ter um sistema de controle do portão mais moderno. O ideal era conseguir operar o motor usando 3 métodos - botão de clique na parede, controle remoto RF e app/link no celular.

Por onde já fui vendo: para os 24VDC, um transformador de corrente. Para os interfaces, já li sobre Shelly e não me parece servir para fazer tudo - talvez sirva em conjunção com outro sistema. Li algo sobre H-bridges, que me parece ser o caminho mas não tenho a certeza se consigo integrar isso com um sistema de controle de funcionamento. Por fim vi alguns projetos de Arduino mas confesso que não tenho conhecimento suficiente para entender se será *mesmo* a solução.

Para simplificar, me parece que o melhor seria que o sistema funcionasse alternando entre 3 estados: ABRINDO / Parado / FECHANDO / Parado / (...) e que os inputs de entrada alternassem entre estes estados. O portão também já tem um sensor de stop para totalmente aberto e totalmente fechado, pelo que poderia usar o input desses sensores para alternar estados? Ou estarei vendo isto pelo jeito mais dificil pensando que estou indo pelo fácil?

OBrigado pela ajuda de vcs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FreshKunami , estás querendo consertar o sistema ou fazer um novo projeto usando as sucatas do antigo?

O que seria esse condensador que foi trocado na placa?

Optando por usar o arduino já vai ter muita coisa pronta ao invés de criar circuitos para cada estagio do que se pretende.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...