Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Samsung UN40F6400AG - BN44-00622D - Não liga

Featured Replies

Postado

Pessoal, estou começando na manutenção de TVs agora, e tô com um problema intrigante nessa TV. O dono dela me falou que ela não estava ligando, e que antes ela, por diversas vezes, desligava e ligava sozinha. Eu desliguei a placa principal e o backlight acendeu, me levando a suspeitar da fonte. Algumas vezes o backlight não entrava direto, ele ligava, desligava e daí entrava de vez. Medi as tensões de saída para o backlight, e o canal 2 estava apresentando uma tensão de mais de 140V (não suficiente para acionar a OVP, mas bem mais alta que o nominal, que é 85V).

Nesse ponto, ainda com o caixote fechado, percebi duas barras como que apagadas, e resolvi abrir. Batata: 3 barras apagadas, correspondentes aos canais 1 e 2 que são gerenciados pelo mesmo driver. Porém, ao testar as barras com uma fonte externa, todas acenderam normalmente. E qual não foi minha surpresa ao ligar a fonte depois e todas as barras acenderem também, como se eu tivesse solucionado algum mal contato. Verifiquei as tensões de saída novamente, e dessa vez, tudo normal (por volta de 44V no canal 1 e em média 87V nos demais canais).

Liquei a placa principal, e a TV persiste sem ligar. Fiquei meio perdido. Poderiam me ajudar? Sou grato desde já pela atenção dispensada.

Abraço a todos!

Postado

Olá.

@Lord_Iacobus os leds se comportam diferente de acordo com a corrente percorrida. O testador de led ou até mesmo a fonte se utiliza uma corrente baixa, não apresentando defeito. 

Na placa fonte da tv é outra história. Nessas barras que percebeu estarem apagadas existem leds com problema. Ocorre que a queda de tensão neles estão altas, por isso a alteração ao medir no conector. Isso é normal, defeito apresentar aleatoriamente.

Enfim, sua falha está nos leds e não na fonte. 

Postado
  • Autor

Entendi o raciocínio, @ohm. Mas o que explica o fato de a tensão ter normalizado nas saídas e os leds estarem todos acendendo agora, isso a partir da fonte da TV?

Postado
  • Autor

Entendi que a solução então está em trocar esses barramentos. Ou seja, trocar logo todas as barras. Meu receio é o defeito continuar...

Postado

No momento ela esta acendendo todos leds. Porém  já já irão apagar novamente.  Aguarde ela apresentar a falha e verifique queda de tensão de cada led que descobrirá onde está a falha.

uma pergunta, as barras são de encaixe no meio ? 

Outro procedimento que realizo ao trocar leds é abaixar a corrente de trabalho deles, não influencia muito no brilho da tela, entretanto a vida útil do leds se estende demais. 

Postado
  • Autor

Testando mais atentamente com meu testador de backlight, encontrei o seguinte:

WhatsAppImage2024-05-16at21_07_10.thumb.jpeg.da5ccfcc34c302e0c97d40241351db5d.jpeg

WhatsAppImage2024-05-16at21_06_43.thumb.jpeg.8ca06c05f1717c7a9482a414c576a064.jpeg

Na primeira imagem, o que parece ser um led alterado, já que a queda de tensão sobre o mesmo está compatível com os demais, porém com essa diferença de luminosidade. Na segunda imagem, um led em curto, justo no canal onde medi alteração na tensão do canal! O interessante é que o peste acende quando liga a fonte da TV!

Editado: por Lord_Iacobus

Postado
  • Autor

@ohm as barras tem um encaixe no meio sim. Cada barra tem 13 leds, 8 em um segmento e 5 no segmento seguinte, com um conector os dividindo.

Postado

@Lord_Iacobus Justamente, na fonte da tv a corrente é bem maior. Alem do mais, eles alteram o funcionamento de acordo que aquecem. 

Indico trocar todas a barras e reduzir a corrente de alimentação dos leds para evitar retorno prematuro.

Tira foto da fonte próximo do drive led que indico como faz a alteração. 

Postado
  • Autor

@ohm Para fins de teste, creio que não há problemas em inserir um led de tensão diferente no lugar dos defeituosos, somente para assegurar que a TV liga, antes de trocar as barras. Estou certo?

• 1 mês depois...
Postado
  • Autor

Depois de dias de muitos imprevistos, voltei.

EDIT: Exclui as fotos que eu havia postado aqui, mais atrapalhavam que ajudavam... rsrsrsrs

Fotos sem nitidez e não ajudam no caso

Postado
  • Autor

@ohm podes me instruir como se faz a alteração para reduzir a corrente dos leds? Não sei se as fotos acima pegam a parte do circuito onde se faz a alteração.

Grato desde já!

Postado

desculpa, pelas fotos nao consegui identificar. Nao ficaram boas.

Onde está o conector para os leds?

Onde está o Ic pwm que controla os leds? foto legível.

Código dos ic's?

Postado
  • Autor

@ohm De fato, meu amigo, as fotos não ajudam em nada, eu nem tava com a cabeça funcionando direito... Até exclui, pq estavam atrapalhando o curso das postagens. Irei anexar fotos mais objetivas.

O CI PWM que controla os leds é o SLC2013M. Há um par deles, cada um controlando 2 canais.

De toda forma, depois de bastante demora do dono em decidir pelo reparo, eu instalei novas barras ontem e fiz o teste hoje. Primeiro com meu testador de leds handmade (rsrsrs), onde vi que as barras estavam funcionando bem, e depois, diretamente pela fonte da TV. Tudo certo com as barras! Cerca de 40 V por barra; cada led sendo de 3 V x 13 leds, julguei dentro do padrão normal de tensão.

No entanto, achei estranho que, após a segunda energização do circuito, a fonte ficou batendo relé algumas vezes antes de acender tudo de vez. Não sei se isso é normal...

Postado
1 hora atrás, Lord_Iacobus disse:

Cerca de 40 V por barra; cada led sendo de 3 V x 13 leds,

led não se olha tensão, serve como indicativo, porém o parâmetro para uma analise correta do regime de trabalho é a corrente.

Não achei o datasheet, entretanto deparei com um esquema que utiliza esse ic. Ja é o suficiente! Para diminuir a corrente de trabalho dos leds deve alterar o resistor ligado nos pinos 14 e 01. Ambos mesmo valor e ligados ao gnd. Pode aumentar em torno de 70% do valor atual.

Obs- Todos 4 resistores devem ter o mesmo valor.  Indico a alteração para evitar queima prematura ou ate mesmo retorno em garantia. Se não alterar vai danificar rápido!

1 hora atrás, Lord_Iacobus disse:

SLC2013M

ok.

Postado
  • Autor

@ohm Muito obrigado! E essa questão do relé bater algumas vezes antes de acender tudo, mesmo com a fonte desconectada da placa principal, é normal?

Postado
2 minutos atrás, Lord_Iacobus disse:

E essa questão do relé bater algumas vezes antes de acender tudo, mesmo com a fonte desconectada da placa principal, é normal?

acredito que não. esta usando lampada em serie com a rede ac?

Postado
  • Autor

@ohm Se eu conectar a placa principal, mas sem a placa TCON, ao dar o power, em condições normais, o backlight é pra acender?

Postado
  • Autor

@ohm  Então, logo que conectei a placa principal e dei o power on, o backlight acendeu normalmente. Mas agora não está acendendo mais. Somente acende com a placa principal desconectada. É como um defeito intermitente...

Voltei a testar a tensão nas barras, pra ver se algo havia ocorrido. Tensões normais em todas as barras.

Postado
  • Autor

Atualizando minha situação, que ainda está periclitante, embora eu ache que estou no caminho (mas preciso de luz).

Desconectei a placa principal para fazer novas medições na placa fonte. Há intermitência mesmo com ela sozinha. Momentos onde o relé fica batendo e o backlight piscando.

Bom, desabilitei a proteção para o relé não bater e eu poder fazer as medições. Analisei a tensão de entrada nos dois CIs geradores de PWM (da fonte principal e do PFC). Tensão de 15 V chegando certinho. Tensão de PFC subindo normal. Tensões de 5V e de 13 V subindo normal.

Tensões de saída para o backlight normais, porém, há vezes que algumas barras apagam, e ai a tensão desses canais cai para o nível pré-boost. Minha suspeita então é que os CIs controladores do backlight estão com problema (SLC2013M). Raciocínio correto?

@ohm Pode me dar uma luz?

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.