Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Modificação de Voltímetro/Amperímetro DC

Featured Replies

Postado

Olá colegas!

Venho pedir auxílio para realizar uma montagem para a bancada. Preciso utilizar um instrumento de medição, voltímetro/amperímetro digital DC, de 0 a 100V e de 0 a 10A que já possuo (não gostaria de comprar outro).

O problema: o amperímetro só mede a corrente na linha do negativo. Se eu tento utilizar no positivo da fonte, ele fecha curto entre esse positivo da medição da corrente e o negativo (da alimentação do próprio instrumento) e a fonte entra em proteção.

Solicito essa ajuda para tentar modificar o circuito para que a corrente seja medida no positivo, realizando as alterações de trilhas/componentes necessárias. O objetivo é não gastar mais $$ e aprender um pouco mais com os colegas. Se não for possível tal alteração, aceitarei e seguirei o caminho, possivelmente comprando outro instrumento que faça a medição conforme preciso.

Seguem as fotos do instrumento e o esquema reverso da placa:

20240517_111828.thumb.jpg.a361e68bfb006d0f5b4518b37f3f2b9c.jpg20240517_111800.thumb.jpg.42514125ed4cdc024f6f10e95ac1eefb.jpg

Esquemticocomtrilhasmarcadas.jpg.thumb.png.15c93f2d79d7e12bd3a627dbc5f78747.png

Esquemtico.thumb.jpg.660489edcdfc49382141aa8f6ff92e15.jpg

Coloquei no esquema somente o essencial. Não está nele o botão de zerar os displays e nem os displays.

A ajuda será bem vinda, obrigado.

Editado: por Bruno Faria

• Bruno Faria alterou o título para Modificação de Voltímetro/Amperímetro DC
Postado

Vou rearranjar o esquema para melhor entendimento.
Geralmente o pessoal faz esse tipo de de coisa referenciando a corrente no terra pois é bem mais simples e barato de comparar a tensão no shunt com 0V e amplificar o valor para criar uma representação numérica proporcional para apresentar no display.

A maior desvantagem de ter o shunt no lado positivo da fonte é que a tensão que vai circular na carga tende a ser menor do que aquela que está marcada na fonte pois haverá uma queda de tensão proporcional a corrente que circula pelo shunt, embora num shunt de valor baixo como 0,05 isso não é tão problemático em 10A de corrente a diferença de tensão seria de 0,5V.

Seria interessante averiguares as tensões nos dois lados de c6 e no positivo do c2 com 1V e 1A passando por ele na forma convencional de uso, e também anotar os valores para 0v 0A passando por ele.
Basicamente terás que projetar um circuito auxiliar capaz de extrair a diferença de tensão entre a entrada e a saída do shunt que doravante será positivo, eliminando a tensão de trabalho da fonte que passa pelo shunt, e modular esta queda de tensão para se equiparar a tensão original que chega em U1 quando na mesma situação de uso do amperímetro que tem agora, muito provavelmente utilizando o mesmo shunt a queda de tensão será similar ao que atualmente existe.
Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se.

Algo como o circuito do link deve resolver o problema, a questão é que exige fonte simétrica para alimentação dos op amps, e que os op amps a serem utilizados tem de suportar a tensão de saída da fonte na qual utilizará o amperímetro, ou então terás que criar referencias dessas duas tensões usando divisores resistivos para compatibilizá-las com o op amp usado.

Postado

A área que interessa para a medição de corrente é esta aqui abaixo.
R2+RV1 e R1 definem o ganho do amplificador. Neste caso a fórmula para o ganho é: (R2 / R1) + 1 = ganho. Portanto ganho 15 aproximadamente, se R1 = 8.2k.

Sendo assim a tensão na saída do op-amp que vai para o U1 será 15 x maior que o valor da queda de tensão no SHUNT.

A ideia então é aplicar aquele circuito do link que passei anteriormente com as entradas uma em cada lado do shunt, e ligar a saída dele na entrada não inversora do op-amp original depois de eliminar R3 e R4.

Todavia seria bom testar o correto funcionamento do circuito complementar antes de proceder com a mudança, não o testei e não sei se ele vai realmente entregar apenas a queda de tensão do shunt, embora a fonte seja de confiança. 

2024-05-2314_48_24-Greenshot.thumb.png.0b43d7525b00df580a8593e9d80cc88d.png

Postado
  • Autor
23 horas atrás, Jack O'Neo disse:

Qual a tensão em c4?

Olá, colega. Obrigado pelas respostas.

A tensão é de 3,3V.

Postado
  • Autor
17 horas atrás, Jack O'Neo disse:

A área que interessa para a medição de corrente é esta aqui abaixo.
R2+RV1 e R1 definem o ganho do amplificador. Neste caso a fórmula para o ganho é: (R2 / R1) + 1 = ganho. Portanto ganho 15 aproximadamente, se R1 = 8.2k.

Sendo assim a tensão na saída do op-amp que vai para o U1 será 15 x maior que o valor da queda de tensão no SHUNT.

A ideia então é aplicar aquele circuito do link que passei anteriormente com as entradas uma em cada lado do shunt, e ligar a saída dele na entrada não inversora do op-amp original depois de eliminar R3 e R4.

Todavia seria bom testar o correto funcionamento do circuito complementar antes de proceder com a mudança, não o testei e não sei se ele vai realmente entregar apenas a queda de tensão do shunt, embora a fonte seja de confiança. 

2024-05-2314_48_24-Greenshot.thumb.png.0b43d7525b00df580a8593e9d80cc88d.png

Acho que entendi.

Vou coletar as informações que pediste (Tensões em C6 e em C2 com 1V 1A e 0V 0A). O circuito proposto não é tão grande e complicado (um LM324 e resistores), posso tentar fazer e analisar os resultados. Se não ficar satisfatório, parto para uma solução com arduino e display LCD, os quais já tenho aqui.

A aplicação desse instrumento será num painel da bancada. Serão 3 tensões e 3 correntes a ser medidas. Esse módulo do painel possui uma fonte ATX, um voltímetro/amperímetro aplicado a 12V, outro para 5V e outro para 3,3V. Depois mando mais informações sobre esse painel, por enquanto estou na fase de montagem do cabeamento e da interface.

Postado
  • Autor
23 horas atrás, Jack O'Neo disse:

Seria interessante averiguares as tensões nos dois lados de c6 e no positivo do c2 com 1V e 1A passando por ele na forma convencional de uso, e também anotar os valores para 0v 0A passando por ele.

Circuito da placa alimentado com 11,7V. Fonte para a carga (resistor de 5 ohms) separada, limitada em 1V e 1A
Tensão em C6 com 1V 1A de consumo no circuito do amperímetro --> 0,36V
Tensão em C6 com 0V 0A de consumo no circuito do amperímetro --> 0,54V
Tensão no positivo de C2 com 1V 1A de consumo no circuito do amperímetro --> 0,09V
Tensão no positivo de C2 com 0V 0A de consumo no circuito do amperímetro --> 0,03V

Postado

Estou tendo dificuldade de interpretar o resultado das leituras em C6, imaginei que haveria uma tensão menor quando em 0V e 0A.
Por gentileza certifique-se de que a tensão medida em c6 é aquela que está ligada na saída do U1.

Ajustei o circuito agora para corresponder mais ou menos ao funcionamento do teu medidor como está atualmente.

2024-05-2410_58_23-Greenshot.thumb.png.40c28844309b103678788be0974998c5.png

Sobre o circuito proposto a ideia é utilizar o mesmo arranjo mas preferencialmente com op-amps melhores do que o LM324, pode-se tentar com ele também, vai que cola. 

Postado
  • Autor
5 horas atrás, Jack O'Neo disse:

Por gentileza certifique-se de que a tensão medida em c6 é aquela que está ligada na saída do U1.

Acredito que por interpretação errada minha acabei medindo a tensão em cima do componente e não a tensão do terra ao terminal de C6 ligado ao U1.

Seguem as medições:

Circuito da placa alimentado com 11,7V. Fonte para a carga (resistor de 5 ohms) separada, limitada em 1V e 1A
Tensão do GND ao C6-U1 pino 7 com 1V 1A de consumo no circuito do amperímetro --> 0,242V
Tensão do GND ao C6-U1 pino 7 com 0V 0A de consumo no circuito do amperímetro --> 0,115V

5 horas atrás, Jack O'Neo disse:

Seria interessante averiguar a tensão máxima que vai representar 10A circulando no circuito também, deveria imagino ser algo bem linear e previsível. 

Com o arranjo atual aqui não consigo fazer o teste com 10A, apenas com 5A. Mas se for necessário fazer com 10A farei.

Com resistor de 1 ohm como carga, queda de tensão no resistor 5V e fonte limitada a 5A
Tensão do GND ao C6-U1 pino 7 com 5A de consumo no circuito do amperímetro --> 0,755V
Tensão do GND ao C6-U1 pino 6 com 5A de consumo no circuito do amperímetro --> 0,032V

Postado
  • Autor

Tenho aqui no estoque o TL084, acredito ser melhor do que o LM324.

Postado

@Bruno Faria O tl084 dependendo da aplicação é excelente sim, mas neste caso acredito que entre ele e o lm324, eu ficaria com o lm324.
Quando falo de op-amps melhores me refiro a algo como os AD8613A que são ideais pra instrumentação devido ao Offset voltage: 2.2 mV maximo, tipicamente 0.4mV, mas teria que encontrar algum outro com características similares, que aceitasse a tensão na qual vai trabalhar com um pouco de sobra.

Basicamente com op-amps melhores o RV2 do último circuito seria dispensável talvez (provavelmente sim), mas com a inclusão de RV2 tu acabas podendo modular um pouco a tensão que estás lendo do circuito...

O LM324 geralmente faz bem o trabalho dele, meu receio sobre ele, vem dos vários nobreaks que consertei onde ele geralmente estava queimado. ;D 

Talvez o @William_R tenha alguma dica. ;D 

Postado
  • Autor
2 horas atrás, Jack O'Neo disse:

@Bruno Faria O tl084 dependendo da aplicação é excelente sim, mas neste caso acredito que entre ele e o lm324, eu ficaria com o lm324.
Quando falo de op-amps melhores me refiro a algo como os AD8613A que são ideais pra instrumentação devido ao Offset voltage: 2.2 mV maximo, tipicamente 0.4mV, mas teria que encontrar algum outro com características similares, que aceitasse a tensão na qual vai trabalhar com um pouco de sobra.

Basicamente com op-amps melhores o RV2 do último circuito seria dispensável talvez (provavelmente sim), mas com a inclusão de RV2 tu acabas podendo modular um pouco a tensão que estás lendo do circuito...

O LM324 geralmente faz bem o trabalho dele, meu receio sobre ele, vem dos vários nobreaks que consertei onde ele geralmente estava queimado. ;D 

Talvez o @William_R tenha alguma dica. ;D 

Ok. Achei no estoque aqui também o LM339, o Offset Voltage 5mV máximo e 2mV típico.

Postado

O LM324 eh um bom integrado robusto que usa internamente transistores BJT, no caso de Nobreak ele costuma queimar pois no geral ele tem ligação com a rede eletrica o que o torna suscetível a descargas eletricas como as de raio.  Jah o TL084 utiliza tansistores JFET na sua entrada.

O LM339 eh um OPEN-COLLECTOR que exige resistores de PULL-UP para o seu funcionamento.

Chip-with-open-collector-output.png.7107bb6e1914931547cecdb611ee5d5e.png

Postado

Em algumas literaturas dizem que o LT1013 é o similar melhorado do LM358 e o LT1014 seria então o LM324 melhorado. Não consegui ainda fazer uma comparação real, mas fica a dica também.

22 horas atrás, Jack O'Neo disse:

É, eu ainda prefiro o LM324 dentre estas opções.

Em algumas literaturas dizem que o LT1013 é o similar melhorado do LM358 e o LT1014 seria então o LM324 melhorado. Não consegui ainda fazer uma comparação real, mas fica a dica também.

Postado
2 horas atrás, Hevandyr disse:

Realmente, são excelentes opções. ;D 

Postado

@Hevandyr Inclusive eles criaram uma variação do circuito proposto que, muito provavelmente, interferirá ainda menos durante a leitura da tensão sobre o shunt, previram até remoção de ruído comum nos cabos, utilizando o último op-amp do involucro (fiquei com vontade de montar um mesmo sem ter onde usar haeuhaehueauhae), duro é o preço do dito cujo no Brasil chega a ser 20x mais caro, mas a ideia de usar os 2n2222 como diodos neste circuito me encanta, trecho do datasheet abaixo:
2024-05-2614_44_22-Greenshot.thumb.png.206ab561c6813fb8a8471215f01f2001.png

Postado
  • Autor

Olá colegas.

image.png.c42f4f3b384f9187e1949cb6f0f440d2.png

Montei o circuito proposto acima na protoboard para análise dos resultados. Seguem:

ENSAIO 1:

----------

Circuito do voltímetro/amperímetro alimentado com 12V

Circuito do LM324 alimentado com 3,3V da própria placa do voltímetro

Carga ligada na linha do +12V

Carga: lâmpada de 20W

Corrente da carga: 1,65A

RV2 ajustado para 38Kohms

OBS: Cortei a trilha do negativo do shunt na placa, para ligá-lo na linha do +12V

Queda de tensão no SHUNT: 7,2mV, aplicados nas entradas do LM324 (pinos 3 e 10)

Saída no pino 7 sem carga aplicada: 51mV

Saída no pino 7 com carga aplicada: 51mV

Tem algo errado...

ENSAIO 2:

----------

Erro de montagem, tinha ligado o RV2 e R12 nos pinos errados. Segue novo teste:

Queda de tensão no SHUNT: 7,4mV, aplicados nas entradas do LM324 (pinos 3 e 10)

Saída no pino 7 sem carga aplicada: 51mV

Saída no pino 7 com carga aplicada: 50,5mV

Ainda tem algo errado.

ENSAIO 3:

----------

Revisei a montagem e está correta. Medi os resistores, estão dentro da tolerância. Testei o RV2, está ok.

Troquei o LM324.

Queda de tensão no SHUNT: 7,3mV, aplicados nas entradas do LM324 (pinos 3 e 10)

Saída no pino 7 sem carga aplicada: 70mV

Saída no pino 7 com carga aplicada: 70mV

Agora eu mando esses resultados pois não tenho ideia do que está acontecendo...

Postado
  • Autor

No artigo do Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. diz que a fonte deve ser simétrica... eu não estou usando simétrica, está alimentado com 3,3V apenas. Seria isso?

Postado
20 horas atrás, Jack O'Neo disse:

@Hevandyr Inclusive eles criaram uma variação do circuito proposto que, muito provavelmente, interferirá ainda menos durante a leitura da tensão sobre o shunt, previram até remoção de ruído comum nos cabos, utilizando o último op-amp do involucro (fiquei com vontade de montar um mesmo sem ter onde usar haeuhaehueauhae), duro é o preço do dito cujo no Brasil chega a ser 20x mais caro, mas a ideia de usar os 2n2222 como diodos neste circuito me encanta, trecho do datasheet abaixo:
2024-05-2614_44_22-Greenshot.thumb.png.206ab561c6813fb8a8471215f01f2001.png

Se você tiver um INA121 acho que vale a pena tentar. No Brasil fica muito caro comprar chips de precisão.

Editado: por Hevandyr
Complementar informação

Postado
  • Autor
3 horas atrás, Jack O'Neo disse:

@Bruno Faria tente inverter o shunt+ e o shunt- só pra garantir, no exemplo extraído do datasheet ele está invertido. 

Mesmo resultado, com ou sem a carga a saída apresenta a mesma tensão ~70mV.

Segue a medição de tensão (ao GND) de todos os pinos utilizados, com a carga conectada:

Pino 1: 2,043V

Pino 2: 2,048V

Pino 3: 12,05V

Pino 4: 3,308V

Pino 5: 1,991V

Pino 6: 2,042V

Pino 7: 0,073V

Pino 8: 2,062V

Pino 9: 2,054V

Pino 10: 12,06V

Pino 11: 0V

Segue a medição de tensão (ao GND) de todos os pinos utilizados, sem a carga conectada:

Pino 1: 2,043V

Pino 2: 2,048V

Pino 3: 12,29V

Pino 4: 3,308V

Pino 5: 1,991V

Pino 6: 2,042V

Pino 7: 0,073V

Pino 8: 2,062V

Pino 9: 2,054V

Pino 10: 12,29V

Pino 11: 0V

Postado
  • Autor

Colegas, continuo tentando estudar uma solução para continuar desenvolvendo o painel e até agora todas as referências que achei sobre o assunto utilizam o GND como referência aos OPAMP...

image.thumb.png.5f5f510a9d4d89633f320e294502d608.png

Mas deve ter uma forma de contornar isso... talvez gerando um GND secundário?

Pensei também em realizar o painel de alguma outra forma, mas a fonte ATX é prática pois já possui todas as tensões para ligar uma placa mãe, ligam e desligam no mesmo momento e as correntes são as que uma placa precisam.

Eu desejo ter a medição de corrente nas linhas 3,3V 5V e 12V para facilitar a identificação de problemas, além de me dar a opção de usar uma ou mais tensões específicas sozinhas e já ter o amperímetro ligado.

Até mesmo com Arduino os projetos que encontrei de amperímetro são referenciados e conectados ao GND.

:P

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.