Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Asus AsRock RX570 4GB - Capacitor arrancado

Featured Replies

Postado

Ganhei uma AsRock RX570 4GB e a mesma já foi desmontada para troca de pasta térmica, infelizmente a pessoa deixou a chave escapar ao apertar (acredito eu) o parafuso do dissipador e etc. A placa aparentemente está funcionando perfeitamente. Até o momento todos os testes vão bem. Mas não consigo aumentar muito sua capacidade de overclock.

Após os testes, resolvi eu mesmo trocar a pasta térmica e termal pads da placa, pois é uma placa resistente e teoricamente fria (asrock).

Ao desmontar a placa observei um pequeno resistor, próximo a um dos 4 parafusos quebrado ao meio. Quase arrancado da placa, mas ainda ali.

Obviamente a pessoa deixou a chave escapar e acabou "arrancando" o resistor. Não sei ao certo o que é o componente e qual pode ser sua função, nomenclatura e etc.

Peço ajuda a quem entende, se possível me informar o que é, a sua capacitância, impedância seja lá a medida/valor .

Sabendo os valores e mais informações posso procurar alguém ou até tentar uma substituição.

Segue foto.

IMG_20240730_215523751marcado.jpg

IMG_20240730_215526071.jpg

IMG_20240730_215527807.jpg

Editado: por guisoaressiqueira

Postado

pelo que pude perceber, esse capacitor esta ligado em serie com os outros 2 na mesma linha, entao partindo do presuposto "obvio"... imagino que se vc medir os 2 capacitores com um capacitimetro vai obter o mesmo valor nos 2 casos, ou algo bem proximo... o que vai indicar que o terceiro capacitor danificado tambem seria de mesma capacitancia..... recomendo remover os capacitores para uma medicao mais precisa da capacitancia

• guisoaressiqueira alterou o título para Asus AsRock RX570 4GB - Capacitor arrancado
Postado
  • Autor
9 horas atrás, Wilian Carlos Dos Santos disse:

pelo que pude perceber, esse capacitor esta ligado em serie com os outros 2 na mesma linha, entao partindo do presuposto "obvio"... imagino que se vc medir os 2 capacitores com um capacitimetro vai obter o mesmo valor nos 2 casos, ou algo bem proximo... o que vai indicar que o terceiro capacitor danificado tambem seria de mesma capacitancia..... recomendo remover os capacitores para uma medicao mais precisa da capacitancia

Fala meu amigo, tudo bem?

Então é um capacitor mesmo, certo?

Pensei mesmo em fazer essa medição dos que estão em série. Como disse, a placa não me apresentou nenhum problema até o momento. Mas acredito que possa influenciar na capacidade de gestão de energia etc e tal.
Estou a procura do esquema elétrico da mesma e até se alguém que saiba o que pode acontecer ou alguma opção de reparo.

Mas sabendo ser um capacitor, fia mais fácil.

A placa foi uma doação, estava bem suja de pasta térmica no geral, inclusive nos componentes. A pessoa que realizou a troca da pasta, não teve tanto cuidado. Limpei ela toda e refiz o processo, onde acabei identificando o "problema".

Qualquer ajuda ou opinião, são bem vindos.

Postado

@guisoaressiqueira Bom dia, segue o conselho citado acima, também pode tirar de alguma placa de vídeo de sucata outro capacitor de mesmo tamanho para repor e fazer os testes.

Postado
  • Autor

@elias.girardi Exatamente o que pensei meu caro.

Vou fazer isso. Tenho duas sucatas de placa e vou ver se consigo medir os valores e substituir o mesmo.

VI aqui no grupo um post na qual tem o esquema elétrico dessa placa, porém, não tenho permisão para baixar. 

Acredito que lá tenha o valor correto. Mas...

De qualquer forma, obrigado.

Postado

Vou deixar abaixo alguns links para você entender o funcionamento do fórum, como conseguir fazer os downloads dos arquivos quando necessitar:

Segue alguns links que podem ajudar:

Preciso de um arquivo e não tenho créditos
Como fazer downloads no fórum? Conheça agora os segredos!!!

Manual do Usuário
Sistema de Créditos do EBR

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.