Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Asus Rog Strix Z370-h Gaming / Led CPU intermitente

Avalie este tópico:

Posts em destaque

5 horas atrás, Dedeuzao disse:

@Oraculorafa

Ok, qual seria essa bobina de 1,2v?

Pretendo comprar um osciloscópio, tenho um em mente Fnirsi Dso153, dá para o gasto?

Ler = 3,283v
Apagar = 3,248v
Gravar = 3,284v

A voltagem principal da memória sempre é VDDQ. Conforme a geração DDR3 ou DDR4 por exemplo o valor muda (1,5v ou 1,2v), mas o nome VDDQ permanece. Eu busco dar orientações que possam ser reaproveitadas em outras placas. Se vc tem o boardview, veja a bobina que tem VDDQ no nome. Se não tem, vc vai medir as duas bobinas ao lado direito da memória, uma vai ter 5v e a outra vai ter o VDDQ. Este é o conceito.

Isso é apenas o exemplo, e não se aplica a outras placas: Nesta placa é a PL2001, mas a serigrafia dela tanto faz, e provavelmente a voltagem está certa, e o defeito não tem relação com a voltagem da memória. O importante é o conceito que expliquei antes.

A compra do meu osciloscópio foi prematura demais, eu o uso pouco. Se vc ainda não sabe qual osciloscópio comprar, não é o momento de comprar. Somente após ver muitos vídeos de aplicação prática, entender quando se usa cada função, aí vc vai ser capaz de escolher por conta própria, e vai ser a hora certa de comprar.

Seu CH341A está melhor que os meus dois estavam originalmente, o que é esperado desses produtos de baixo custo que vêm da China: ausência de padrão e controle de qualidade. Creio que voltagem não seja problema pra vc.

1 hora atrás, Dedeuzao disse:

@Oraculorafa 

Tive um problema com o MX25L12873F, na hora do ERASE ele desconecta e conecta novamente como se vc tivesse retirado e colocado de volta o Ch341b no USB. Quando faz a verificação se esta vazio consta que sim, o que poderia ser o causador dele desconectar antes do processo de ERASE finalizar no software?

Outra questão, na hora da gravação da BIOS 1101.rom no MX25L12873F, fica travado e não conclui a gravação, mas quando coloca a bios original (backup) ele dá continuidade. Mas não conclui, aparece um erro quase no final de "dados podem corromper" continuar ou abortar.

NEOPROGRAMMER V2.2.0.10 (upgrade 30_12_2023

Poucas vezes eu tive problema de travamento ou desconectar. Se a voltagem ao apagar está menor, isso pode estar influenciando o processo. Quando eu desconfio que o Erase deu errado, eu abro um arquivo de mesmo tamanho, vou no menu Buffer > Fill Buffer > Value= 00 > Start = 0 (padrão, geralmente não precisa mexer) > End = (padrão, geralmente não precisa mexer, vários FF dependendo do tamanho do chip). Depois, Write e Verify. Assim vc está manualmente escrevendo informação vazia no chip.

Outro motivo pode ser sujeira nos contatos, ficar frouxo no adaptador, nestes casos eu recomendo limpeza com Thinner 5000, melhor que isopropílico, é o que uso pra limpeza de placas eletrônicas em geral, só não pode encostar em plástico que tira a tinta / brilho.

E como outro motivo não vamos descartar a possibilidade do chip estar ruim. Quando não tenho pressa eu compro da China (um anúncio que tenha avaliações boas) e deixo em estoque no mínimo 5 unidades Winbond e 5 MX de cada tamanho e voltagem, não sei com qual frequência vc mexe em placas. Se vc só tem um gravador, aproveita e pede junto um gravador XP866+ (o que eu recebi também precisou colocar um resistor pra reduzir o VCC, se vc comprar passo mais detalhes em outro tópico), bom custo benefício, se não tiver o adaptador 1,8v já pede dentro do mesmo anúncio, investimento futuro. Às vezes é melhor ter um gravador reserva, chips reserva, do que ficar batendo cabeça muito tempo ao redor da mesma coisa.

Editado: por Oraculorafa
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Rods disse:

Na minha bancada aqui, na pratica, substituir Ci's de BIOS > 16MB , raramente não nos deixa um sintoma ruim, como não desligar, demorar para subir imagem, só subir depois de um Clear C-mos e etc. Esses Cis tem alocações hexadecimais específicas para certas tarefas, então ao meu ver não é correto afirmar que pode sim substituir um CI pelo outro apenas analisando sua tensão de trabalho, ja que há varias informações técnicas a serem analisadas nesses casos e eu já as vivi aqui como experiencia.

@Rods É importante trazer esse assunto, principalmente porque não é abordado em quase nenhum tópico fácil de achar, existem as áreas restritas do fórum, e eu até fiz uma pesquisa e encontrei poucas pessoas com relatos parecidos, por exemplo, este post de 2018 do @Moises Oliveira:

"Estou com a memoria 25Q32FVSIG que quando vou atualizar a tv PHILCO PH32F33DG através do PEN DRIVER,  fazendo todo o procedimento certinho, chega a 53 por cento trava a atualização, então retirei esta memoria, e tentei regravar, porem ela não grava mais, então substitui por outra (25Q32BVSIG )que gravei com a flash , TUDO feito certinho, através da gravadora via interface no PC, como ja tenho feito com outras memorias. Ja tentei gravar em outra também,25Q32BVSIG , mas não liga a tv.

Mas se eu colocar a memoria dela, esta que tenho 25Q32FVSIG, QUE NÃO CONSIGO REGRAVAR, a tv liga ,tudo, mas não passa de 53 por cento a atualização, é dá erro, ja coloquei a Nand 29FIG08ABADA também, mas a unica conclusão que cheguei, foi que só consigo fazer funcionar com a memoria dela, 25Q32F.. Que não grava mais pelo interface ,gravadora de epron do PC, ao qual a memoria esta com defeito, e estas com o 25Q32BVSIG trabalha com uma frequencia até 320Mz e a 25Q32FVSIG notei que trabalha com 420 Mz, só isto que muda..."

Neste caso ele apontou a diferença de frequência como fator. Uma boa contribuição ao fórum seria então reunir todos os fatores que podem influenciar, e se existe equivalência entre o modelo A da Winbond pelo modelo Y da Macronix, criar uma tabela de compatibilidade, como já foi feita com PWM de notebook por exemplo. Aí o conhecimento pode receber contribuição de todos. A tabela de CIs da Winbond mudou e ficou mais complicada, mas a da Macronix ainda está mais fácil de visualizar (link abaixo), com critérios como: "for new design" ou "not recommended for new design", Frequency, Bus width (pode ser x1, x2, x4, x8), Unique ID, H/W Reset, Secured OTP, Suspend/Resume, DTR, QPI, RPMC, Advanced Protection, Burst Read, Multiple Bank, RWW, Permanent 4-Byte, Fast Boot, etc. Se for explicado o que significa cada critério, e forem feitos testes suficientes para criar uma tabela de compatibilidade, aí teremos algo mais concreto. Até dá pra pesquisar fóruns gringos se já criaram algo parecido. Se vc encontrar, indique.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Como a tabela ainda não existe, em casos individuais que a pessoa não tem o chip idêntico, então orientar que pode tentar outro similar, com a ressalva sobre os efeitos colaterais. Se a placa não dá vídeo de jeito nenhum, grava outro chip e ela dá vídeo mas não desliga, ótimo, evoluiu muito, agora o técnico pode ter segurança em encomendar o chip idêntico sabendo que não vai perder tempo nem dinheiro.

Mas se for orientado "não pode usar chip diferente, precisa ser idêntico", aí a pessoa faz a encomenda, espera chegar, grava, e descobre que o problema era outro não relacionado com Bios. Aí ela gastou num chip que não sabe quando vai usar, e teve que esperar em vão. Também não é o ideal, então podemos melhorar o jeito que orientamos.

Assim como mencionei que é também importante informar qual gravador foi utilizado, com qual versão de software, com qual voltagem medida durante o processo, e se foi possível fazer a verificação depois com outro gravador e outro software. Pra cobrir problemas comuns como voltagem alterada, falsificação de gravadores (existem relatos assim sobre o TL866), bugs de software, etc.

• Joinha 1
Link para o comentário

@Oraculorafa 

Hoje tentei realizar uns testes para ver se tinha algum progresso, mas ainda sem sucesso! Tentarei realizar a compra de um osciloscópio para verificar as frequências, o Chip de bios original (WINBOND 25Q128JVSQ) e aproveitar e pedir também o SIO só para desencargo de consciência! Descartando tudo só me resta a pch ou então comprar uma bios com a versão 1101 já instalada.

Hoje estava com uma pulga atrás da orelha 🤔 apliquei álcool isopropilico no pch sem dissipador e raparei que o álcool some rapidamente, não sei se está certo. Gostaria de uma análise do vídeo pelos amigos para ver se está ok.

Injetei tensão diretamente nas linhas 3.3v, 5v e 12v

Conector 24 pinos

consumo:

3.3v = 209mA

5v = 340mA

12v = 62mA

Conector 8 pinos

Consumo:

12v = 9mA

Valeria a tentativa de um reflow no pch? Já que não tenho muitas opções

Editado: por Dedeuzao
Link para o comentário

2 horas atrás, Dedeuzao disse:

@Oraculorafa 

Hoje tentei realizar uns testes para ver se tinha algum progresso, mas ainda sem sucesso! Tentarei realizar a compra de um osciloscópio para verificar as frequências, o Chip de bios original (WINBOND 25Q128JVSQ) e aproveitar e pedir também o SIO só para desencargo de consciência! Descartando tudo só me resta a pch ou então comprar uma bios com a versão 1101 já instalada.

Hoje estava com uma pulga atrás da orelha 🤔 apliquei álcool isopropilico no pch sem dissipador e raparei que o álcool some rapidamente, não sei se está certo. Gostaria de uma análise do vídeo pelos amigos para ver se está ok.

Injetei tensão diretamente nas linhas 3.3v, 5v e 12v

Conector 24 pinos

consumo:

3.3v = 209mA

5v = 340mA

12v = 62mA

Conector 8 pinos

Consumo:

12v = 9mA

Valeria a tentativa de um reflow no pch? Já que não tenho muitas opções

Seu PCH é novo demais, a Asus é cuidadosa demais com a solda BGA, sua placa não tem indícios de oxidação pra desgaste prematuro de solda BGA. 

Solda BGA ruim é comum em placas mais antigas, ou de marcas ruins, ou com indícios de oxidação. 

Vc não está preparado pra um osciloscópio ainda. 

Provavelmente o Super IO está bom também, pois se não estivesse, provavelmente vc não teria voltagem em todas as bobinas do CPU. Para efeito didático, depois posso passar alguns sinais que vc pode medir, mas 99% certeza que eles vão estar todos ok. 

Quando vc mediu as voltagens do PCH, vc confirmou que ele não estava em curto, porque se estivesse, as voltagens estariam um pouco abaixo do normal. Adicionalmente, os consumos na fonte de bancada seriam acima de 0,6A, e ia esquentar bastante o mosfet ou regulador que alimenta a região em curto. OBS: ao fazer isso, vc também precisa medir e anotar o consumo no fio roxo 5VSB.

Antes de tentar reflow em placas boas, vc precisa tentar muitas vezes em sucatas condenadas, até estar confiante. Não tente aqui, vc pode danificar o PCH que está bom. 

Provavelmente vc tem algo na Bios. Compre outro gravador de outro modelo que vai ter mais serventia, além do chip original. 

• Joinha 1
Link para o comentário

@Oraculorafa Vou tentar ir pelo caminho mais curto aqui! Em primeiro lugar, com muita humildade vou orientá-lo a não usar o termo "voltagem" ok! Use Tensão, nunca aplicamos voltagem ou medimos uma voltagem, e sim TENSÃO. Nós técnicos precisamos usar os termos corretos, ainda mais qdo vamos explicar o problema para o cliente. Qd vejo um técnico usar o termo voltagem eu desconfio. A CH341a esta custando R$40,00 na internet. Como técnicos, precisamos evoluir nas nossas ferramentas. A demanda em defeitos em BIOS  nessas placas novas é muito grande, ainda mais depois que o Windows passou a detectar e recomendar ao usuário a atualização do firmware ali pelo Windows update. Existem vários critérios que temos que seguir, que o usuário final não segue ao fazer um procedimento desse. Concordaria com essa tabela que vc recomendou se não tivéssemos acesso ao datasheet dos Ci's de BIOS. Por ali, conseguimos ter todas as informações que precisamos para saber se um Chip é ou não equivalente ao outro. @Dedeuzao  Com o Heatsink em cima do chipset, qual a temperatura que o seu termômetro acusou? Se vc pensa em comprar um osciloscópio, mude imediatamente essa idéia e compre um gravador. Um com um bom custo/beneficio que recomendo é o XegcuPro T48. Quando temos um problema com o BIOS, o sintoma as vezes é exatamente como o da sua placa.

Link para o comentário

Não vou opinar porque o assunto do tópico não é esse. Aqui importam as regras, ensinar a resolver este problema, e ensinar para casos futuros. @Rods o autor do tópico perguntou o que ele não sabe. O datasheet da Winbond de uma memória flash serial 16 MBytes tem em torno de 90 páginas. Em outros tópicos que eu encontrei nas áreas públicas do fórum só menciona tamanho, voltagem e frequência.

Quando o autor do tópico tiver aprendido quais características ele deve comparar nessas 90 páginas, então nós teremos feito uma contribuição útil. Se vc tem essa informação, ou se ela já está em algum lugar do fórum, aguardamos.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...