Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Dell G15 com RTX 3060 placa LA-K452P não liga.

Avalie este tópico:

Igor Rocha Paulo

Posts em destaque

Olá pessoal, estou com este Dell G15 em bancada e estou precisando de uma ajuda de vocês para saber se realmente meu raciocínio está correto, o cliente disse que abaixou a tela do computador para hibernar e sair para resolver algumas coisas, ao voltar para casa o equipamento não ligou mais.

Em testes na bancada, o equipamento apresenta um consumo em fonte assimétrica de 0.135A, não tem nenhuma mudança ao apertar botão power.

Ele contém as tensões de 3.42v , 1.8v, foi feito também medição de comunicação com a bios por osciloscópio e contém comunicação inicial, mantendo os 3.42v de alimentação.

Fiz as medições das bobinas também para ver se havia algum curto, na bobina de PEX VDD encontrei 10 ohm, neste caso não sei se é comum esta resistência.

Ao seguir a Sequência de Start do equipamento, o sinal  SIO_PWRBTN# está presente, e as SIO_SLP_S5#, SIO_SLP_S4# e SIO_SLP_S3# não estão presentes.

Considerando que este sinal seria enviado do PCH, posso realmente concluir que esta PCH está com defeito?

Sou novo no fórum, caso tenha feito algo errado, me desculpem.

Desde já, agradeço.

image.thumb.png.b75eaea6d10066f2fb586b4dcd671a31.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Igor Rocha Paulo Veja que as tensões que citou vão subir apenas após o On/Off. Confira se todas as tensões ALW estão presentes. EC_RSMRST# é importante. Qual esquema esta? Usei esse mas é de um Dell Alienware, a placa é a mesma, então pode haver diferença. Se a comunicação do BIOS inicia e cessa rapidamente, eu desconfiaria.

2024-12-13.png

Link para o comentário

49 minutos atrás, Rods disse:

@Igor Rocha Paulo Veja que as tensões que citou vão subir apenas após o On/Off. Confira se todas as tensões ALW estão presentes. EC_RSMRST# é importante. Qual esquema esta? Usei esse mas é de um Dell Alienware, a placa é a mesma, então pode haver diferença. Se a comunicação do BIOS inicia e cessa rapidamente, eu desconfiaria.

2024-12-13.png

As tensões de 1.8 e 1.05 ALW estão presentes. Quanto ao EC_RSMRST# não me recordo de ter realizado o teste, mas lembro que tentei localizar via boardview e nao encontrei a localização deste sinal. Quanto ao esquema, também estou utilizando este da alienware. A comunicação da BIOS so acontece ao ligar o cabo de alimentação, após isso não tem mais sinal de comunicação.

Esqueci de mencionar anteriormente, a tensão de 5,2v também está presente na placa.

Editado: por Igor Rocha Paulo
Link para o comentário

Em 14/12/2024 às 09:30, py2eb disse:

Botão Power recebe 3V? Vai a 0V quando é pressionado?

Use também o "Power Sequence Diagram" da página 75.

(1) +3.3V_BAT_LDO/+RTC_CELL (Primeira tensão a aparecer)

(2) +SDC_IN

(3) +19VB

(4) HW_ACAV_IN

...

Boa tarde, sim vai a 0v.

Também fiz esta sequencia de start da página 75.

A sequência de star da página 5, localizei os sinais até PBTN_OUT# dai pra frente não consegui achar estes sinais na placa, pode ser que estejam diferentes os nomes no boardview.

Da página 75 também tem alguns sinais que não consegui localizar. Estou ainda avaliando se consigo achar mais sinais.

Link para o comentário

Boa noite pessoal, seguindo a sequencia de start da página 75, fiz as seguintes medições das fotos:Capturadetela2024-12-19194101.thumb.png.f672619b77b45cf206a4cbb4144101d7.png

Capturadetela2024-12-19194649.thumb.png.9f84761d76b00863c50efb6434a31774.png

as outras tensões e sinais a cima ja foram medidas e estão presentes, como:

+3VALW, +5VALW,  +3VALW_PCH, PCH_PRIM_EN, +1.8V_PRIM,+VCCIN_AUX, PRIM_PWRGD, VCCDSW_EN,  POK,  PCH_DPWROK_EC, PCH_DPWROK,  SIO_SLP_SUS#, PCH_RSMRST#, PCH_RSMRST#_AND, ESPI_RESET#,  ESPI_IO

estou sem câmera térmica pois a minha caiu e quebrou, mas a pelo "dedomômetro" consigo sentir que a PCH está aquecendo um pouco mais e também na região da PLG1 de 1.8v que está presente próximo ao processador.

Se alguém souber o que pode ser ou me dar mais uma luz do que posso fazer, se estou fazendo medições erradas ou se meu raciocínio está incorreto. Estou suspeitando muito desse PCH, mas ainda não tenho certeza se será ele para poder fazer a compra.

Desde já agradeço.

Link para o comentário

Eu estava dando uma olhada no esquema e vc teria que ter habilitaçao no uz9 e uz12, nao pelo override pois esse sinal e complicado pois cada versao de placa ou atualizaçao fica em sinal logico baixo ou alto. 

Mais sim pelo uc11 ja que ele e uma porta logica OR e vc tem tensao de AUX_CORE_VID

Link para o comentário

7 horas atrás, infocel technology disse:

ola amigo pelo q li vc chegou ate POWER_SW_IN# entao o proximo passo seria SIO_PWRBTN# esse sinal tem q ter 3v antes do power e ir a nivel logico baixo quando aperta o power. 

Bom dia amigo, o sinal  SIO_PWRBTN# está presente com 3.4v porém ao apertar o power ele não vai a nível lógico baixo.

Link para o comentário

6 horas atrás, infocel technology disse:

Eu estava dando uma olhada no esquema e vc teria que ter habilitaçao no uz9 e uz12, nao pelo override pois esse sinal e complicado pois cada versao de placa ou atualizaçao fica em sinal logico baixo ou alto. 

Mais sim pelo uc11 ja que ele e uma porta logica OR e vc tem tensao de AUX_CORE_VID

Não tenho habilitação em UZ9 e nem UZ12 pois está faltando VCCST_EN e VCCSTG_EN no pino 4 (ON) em ambos. Na placa não tem o UC11, mas o pino 1 que seria o AUX_CORE_VID não está presente e também o pino 2 que seria o 3.3V_VCCST_OVRD também não está presente.Capturadetela2024-12-20083941.thumb.png.3e5ed4fee2c78982076f0d5a2ce0eb1d.pnguz9.thumb.png.fa3d9d64b4720efd6d85a47f9cd7a683.png

Link para o comentário

O componente UZ13 que seria para gerar AUX_CORE_VID não está presente na placa, como no próprio esquema nos diz, mas nos pinos de habilitação 1 e 2 tenho os sinais presentes CORE_VID0 e CORE_VID1

uz13.thumb.png.612a20df832782b8c6e8e4670ee8fbfb.png

para a habilitação da porta lógica OR UC11 caso ela estivesse presente na placa eu precisaria do sinal 3.3V_VCCST_OVRD já que o sinal AUX_CORE_VID não está presente. Porém este sinal 3.3V_VCCST_OVRD que também não está presente pelo que vi ele é gerado pelo QZ3, e não tenho essa habilitação, neste caso para habilitar o QZ3 eu teria que ter este sinal de VCCST_OVERRIDE, ou estou errado?

uc11.thumb.png.117803227d731afaf12be6d628cf1c30.png

qz3.thumb.png.e5e8292fcc07acde355be5675032e8f6.png

Link para o comentário

entao amigo esse vccst 1.05v so habilita no estagio s3, pois como eu disse  esse VCCST_OVERRIDE se vc olhar na sequencia ele nao esta contando na sequencia pois esse e um sinal q a fabricante escolhe se quer ou nao usar ate por meio de atualizaçao eu sei pq quebrei a cabeça com esse sinal e tive que ler a folha de dados do processador. 

SIO_PWRBTN# tem q ir a 0v se nao a placa nao liga vc pode verificar nos capacitores em volta do pch se nao tem nenhum curto ou algum curto ou fuga nas tensoes que sao habilitada por s5 s4 s3

Link para o comentário

6 minutos atrás, Rods disse:

@Igor Rocha Paulo Sequencia de Start la na frente, consumo de quase 200mA, faltando habilitações!! Eu ja teria regravado o BIOS amigo, como desencargo. Da até para tentar um Me clean no seu próprio arquivo. Copiar o original é mt importante

Eu já fiz a regravação da bios de 32mb deste aparelho com mesmo modelo de placa, porém não mudou nada. O programa que tenho não reconheceu a bios para fazer o clear ME, vou ver se consigo outro. A placa tem a comunicação inicial também com pino 1 da bios.

Link para o comentário

14 minutos atrás, infocel technology disse:

entao amigo esse vccst 1.05v so habilita no estagio s3, pois como eu disse  esse VCCST_OVERRIDE se vc olhar na sequencia ele nao esta contando na sequencia pois esse e um sinal q a fabricante escolhe se quer ou nao usar ate por meio de atualizaçao eu sei pq quebrei a cabeça com esse sinal e tive que ler a folha de dados do processador. 

SIO_PWRBTN# tem q ir a 0v se nao a placa nao liga vc pode verificar nos capacitores em volta do pch se nao tem nenhum curto ou algum curto ou fuga nas tensoes que sao habilitada por s5 s4 s3

Entendi, no S3 S4 e S5 não tenho nenhum sinal, fiz as medições de curto e também não tem. Sim SIO_PWRBTN# tem que ir a 0v mas isso não acontece.

Link para o comentário

14 minutos atrás, infocel technology disse:

me tira uma duvida a tensao de +VCCIN_AUX_PCH vc tem?

Tenho esta tensão sim, 1.8v.

estava fazendo mais algumas medições aqui, achei um curto resistência de 1ohm na linha VCCIN_AUX_PCH_VSSSENSE.

Editado: por Igor Rocha Paulo
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...