Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Dell Inspiron 3501 - LA-k032P rev 1.0 - problema tpm

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado (editado)

bom dia amigos, estou com esta maquina da dell modelo inspiron  3501 com placa la k032p rev 1.0 que esta apresentando um problema com tpm e fica permanentemente em modo manufatura atrapalhando no inicio do sistema,

a maquina veio originalmente com um condensador em curtocircuito mexida de outra oficina onde entre outras coisas gravaram uma bios nela, e apos conserto da placa foi detectado que a bios nao iniciava pelo que optamos por gravar outra bios nela iniciando o sistema e apresentando este problema do tpm.

foi entao que comecei a pesquisar a que se referia este problema e apos baixar o esquema e identificar o chip do tpm (foto) marcado como ux1 nao estava presente na placa (foto) entao concluimos que a bios gravada embora inicia o sistema nao e a da propia placa mae, como nao tem o service tag original da placa foi tentado outras bios mas editando com editor hexa e adicionando no endereço do service tag o numero de uma maquina similar para pder atualizar no site, feito isto conseguimos atualizar ela no site da dell mas o defeito do tpm continua apresentando.

concluimos entao que se a placa mae nao tem chip propio para tpm este serviço deveria ser por software na propia bios e nao estamos acertando na bios correta devido a que nao temos o service tag original.

peço aos colegas que se tiverem alguma dica para solucionar este problema agradeço.

Screenshot_2.jpg

Screenshot_1.jpg

Editado: por Marcelo Leal Lemos
Postado (editado)

pessoal o problema e exatamente este aqui da foto, a bios nao detecta o tpm e a placa mae realmente nao tem a po##a do chip tpm, entao fazer o que?

como tiro esse serviço da bios ou desativo ele?

m*##da de dell, odeio essa marca chinelona, sempre inventando coisa pra dar me##da e nao ter soluçao.

WhatsApp Image 2025-02-05 at 3.49.59 PM.jpeg

Screenshot_2.jpg.f192123fbff15120b31bfccaeb0226c3.jpg

• FLAVIOTECH alterou o título para Dell Inspiron 3501 - LA-k032P rev 1.0 - problema tpm
Postado

Exite formas via software para esse "problema".

Esse tipo de serviço não é "gratuito" o software é caro, mas poste esse backup que esta dando o erro?

Service Tag?

Vou fazer gratuitamente.

A grande maioria dos fabricantes de placas Desktop e notebook estão colocando a (Trusted Platform Module), especialmente com o advento do Windows 11, que exige TPM 2.0 tecnologia que fornece criptografia segurança.

• Joinha 2
Postado (editado)
  Em 09/02/2025 às 03:26, Ponto da Manutenção disse:

Exite formas via software para esse "problema".

Esse tipo de serviço não é "gratuito" o software é caro, mas poste esse backup que esta dando o erro?

Service Tag?

Vou fazer gratuitamente.

A grande maioria dos fabricantes de placas Desktop e notebook estão colocando a (Trusted Platform Module), especialmente com o advento do Windows 11, que exige TPM 2.0 tecnologia que fornece criptografia segurança.

Expandir  

bom dia amigo, acabei de subir o arquivo que liga com video porem apresenta o problema do tpm o service tag e J9X0ZL3, se vc puder arrumar ele agradeço de coraçao, obrigado.

Postado

alo amig, consegui baixar o primeiro arquivo que esta descrito como "sem tpm" e que so tenho 1 download x dia,

mas apresentou o mesmo problema, teclado apitando e de alguma forma a bios continua procurando pelo tpm device que como mostrei acima a placa mae nao tem e acaba entrando no modo manufacture,

amanha vou baixar o outro arquivo que diz "atualizado" e testar.

• 2 semanas depois...
Postado
  Em 01/03/2025 às 11:56, Marcelo Leal Lemos disse:

entendo e agradeço muito a sua vontade em solucionar, mas este arquivo nao solucionou o problema, nao sei o que esta dando errado mas a dell e responsavel por esta falha, isto foi criado por eles para falhar de proposito mas deu errado, falhou a obsolencia programada.

Expandir  

Fiz esse aquivo com seu backup "original", mas é claro ele não é mais o original devido ter cido gravado por outra pessoa.

O que posso fazer é modificar o original da Dell, para tentamos uma ultima vez.

• Joinha 1
Postado (editado)
  Em 01/03/2025 às 13:49, Ponto da Manutenção disse:

Fiz esse aquivo com seu backup "original", mas é claro ele não é mais o original devido ter cido gravado por outra pessoa.

O que posso fazer é modificar o original da Dell, para tentamos uma ultima vez.

Expandir  

exato, ele ja nao e mais "original" por esta razao, mas agradeço se vc conseguir fazer com o original da dell pra testar.

Postado
  Em 08/03/2025 às 12:35, Ponto da Manutenção disse:

Qual arquivo ainda é o original, 8mb ou 16mb?

Expandir  

bom dia amigo, exatamente o original eu nao tenho por que ja foi mexido em outra oficina e a etiqueta do service tag esta borrada, mas pesquisei na net por um computador do mesmo modelo e mesma placa mae e obtive alguns service tags "originais" que foi o que passei acima, mas mesmo com tudo isso o computador continua apresentando defeito por que procura por um "chip tpm" que nao existe e isto parece ser um defeito recorrente destes novos aparelhos da dell por que ja vi varios post de outros modelos da mesma marca com o mesmo problema aqui no forum, ao que parece ser que as bios da dell tem um erro relacionado a procura pelo serviço tpm.

• Joinha 1
Postado
  Em 08/03/2025 às 14:20, Marcelo Leal Lemos disse:

bom dia amigo, exatamente o original eu nao tenho por que ja foi mexido em outra oficina e a etiqueta do service tag esta borrada, mas pesquisei na net por um computador do mesmo modelo e mesma placa mae e obtive alguns service tags "originais" que foi o que passei acima, mas mesmo com tudo isso o computador continua apresentando defeito por que procura por um "chip tpm" que nao existe e isto parece ser um defeito recorrente destes novos aparelhos da dell por que ja vi varios post de outros modelos da mesma marca com o mesmo problema aqui no forum, ao que parece ser que as bios da dell tem um erro relacionado a procura pelo serviço tpm.

Expandir  

São duas bios, gravaram na outra Assistencia as duas?

• Joinha 1
Postado

Boa tarde, faz muito tempo que realizo manutenção de computadores ao publico, existiu uma placa em especial que acontecia o mesmo problema, gravava componentes ativos e também inativos para aquele endereço, a única maneira de fazer reconhecer era esvaziando a energia da placa, não adiantava gravar bios. 

Postado (editado)
  Em 08/03/2025 às 20:28, Edilson Capeletti disse:

Boa tarde, faz muito tempo que realizo manutenção de computadores ao publico, existiu uma placa em especial que acontecia o mesmo problema, gravava componentes ativos e também inativos para aquele endereço, a única maneira de fazer reconhecer era esvaziando a energia da placa, não adiantava gravar bios. 

Expandir  

Nesse caso em especifico a sua sugestão jamais irá funcionar...

Editado: por Ponto da Manutenção
  • Joinha 1
Postado
  Em 08/03/2025 às 22:34, Ponto da Manutenção disse:

Nesse caso em espessifico a sua sugestão jamais ira funcionar...

Expandir  

tambem acho, por que este problema parece ser um erro da dell em reconhecer o tpm da placa, so mesmo uma atualizaçao da bios por parte da dell mesmo, ou os aplicativos de desenvolvedores paralelos que reconstroem a bios a partir da atualizaçao do site que consigam resolver esse problema.

Postado
  Em 10/03/2025 às 12:07, Marcelo Leal Lemos disse:

tambem acho, por que este problema parece ser um erro da dell em reconhecer o tpm da placa, so mesmo uma atualizaçao da bios por parte da dell mesmo, ou os aplicativos de desenvolvedores paralelos que reconstroem a bios a partir da atualizaçao do site que consigam resolver esse problema.

Expandir  

Voce pode me informar qual é a versão do processador dessa placa?

• 2 semanas depois...
Postado

@Ponto da Manutenção 

Você conseguiria me ajudar a remover o manufacturing mode do meu Inspiron 3501?

Consegui pegar uma BIOS original do site da Dell e editei com o editor de hex e incluí o service tag. Fazendo isso, passou a reconhecer como 3501 mas o Manufacturing Mode não sei de jeito nenhum. Descobri que se eu apertar FN + X ao iniciar o teclado para de bipar e funciona legal. Se não fizer isso, fica bipando ao apertar o qualquer tecla.

Se conseguir me ajudar, eu agradeço. Subi o dump original da placa e o service tag é 7P3F5N3.

Obrigado desde já.

Abraço.

Dell_Inspiron_3501_7P3F5N3Fetching info...

Postado
  Em 21/03/2025 às 00:16, Julius Rock disse:

@Ponto da Manutenção 

Você conseguiria me ajudar a remover o manufacturing mode do meu Inspiron 3501?

Consegui pegar uma BIOS original do site da Dell e editei com o editor de hex e incluí o service tag. Fazendo isso, passou a reconhecer como 3501 mas o Manufacturing Mode não sei de jeito nenhum. Descobri que se eu apertar FN + X ao iniciar o teclado para de bipar e funciona legal. Se não fizer isso, fica bipando ao apertar o qualquer tecla.

Se conseguir me ajudar, eu agradeço. Subi o dump original da placa e o service tag é 7P3F5N3.

Obrigado desde já.

Abraço.

Dell_Inspiron_3501_7P3F5N3 8.21 MB · 1 download

Expandir  

Eu vou te ajudar, mas siga as regras do forum.
Abra um tópico para seu problema.

Me informe a versão e modelo exato do processador?

• Joinha 1

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...