Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise AOC 24g2 pisca o backlight e o led e nao dá imagem

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Ola

Tenho aqui um monitor led AOC 24g2 com o seguinte sintoma,a luz de on pisca e ao mesmo tempo o backlight tambem dá uma piscadela,mas o monitor nao liga. Analisei a fonte e todas as tensoes no lado AC estao normais, e no lado Dc, tem voltagens estaveis. Da ficha que alimenta o backlight, tem presente uma voltagem de 19v,MAS só com a ficha desligada,ou seja, sem alimentar o backlight. Assim que ligo a ficha, as tensoes oscilam até dos 19 aos 45v ao mesmo ritmo que o backlight pisca. Perto da ficha do backlight,nao vejo capacitores estufados ou algo que possa aparentar dano.Se desligar a ficha, o monitor liga e consegue-se ver o logo esbatido iluminando com lanterna. A placa controladora, tem as tensoes de 3 e 5v, bem como 1,1v estaveis.Existe outra placa (fotos em anexo) embaixo, que penso a Tcon,e nao acho nada em curto. A ficha do backlight vai para o canto inferior esquerdo,mas nao me parece que tenha ligaçao a esta placa.

20250220_190111.jpg

20250220_193101.jpg

• Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola

Seguindo mais analise, hoje andei fazendo mais mediçoes.  O modelo da placa é 715G9611-P02-001-001S

Este pequeno diodo,(seta vermelha) beepa nos 2 sentidos,nao sei se será normal,o capacitor apontado pela seta vermelha nao me parece danificado.

Na segunda foto, com o monitor desligado,injetei 19v no diodo ,na seta vermelha, e a tela liga com backlight,mas desliga em seguida,mas se injetar os 19v nos pinos do conector  o backlight nao dá sinal. Se ligar o monitor na tomada, e injetar 19v,ele mantem-se ligado.Na seta verde, esse mosfet beepa com terra nesse pino. Este pino vem do chip controlador es está identificado como S(source).Tambem assinalado a verde ,estao os pins do diodo da outra foto

A minha duvida será,basicamente: o backlight,se acende com o logo e tudo, deverá estar Ok,e o defeito estará na fonte. Perder tempo a catar componentes em defeito,ou comprar uma fonte ,que ja achei e é relativamente barata?

20250222_144823.jpg

20250222_144804.jpg

Editado: por Duarte Rosa
  • Joinha 1
Link para o comentário

Em 22/02/2025 às 19:18, Neillien disse:

Tenta trocar esse da seta vermelha, por um de mesma referência em placas de sucata

Expandir  

Olá. Fiz uma medida de comparaçao com outra board de sucata,no mesmo diodo na zona do backlight, e tambem beepa nos 2 sentidos.  A analise que faço,estou inclinado a concluir que ou é o mosfet da seta verde,que deverá habilitar o backlight,recebendo sinal do pwm que se vê na 2ª foto,ou entao é o proprio pwm que nao habilita o mosfet. Ao fazer o bypass do mosfet e injetar a tensao de 19v diretamente no diodo, o backlight acende e o monitor liga. Alguem me corrija se tiver errado

• Joinha 2
Link para o comentário

Se o transistor Q802 e o diodo D807 estiverem bons, eh para aparecer de forma constante em C837 uma tensão de aproximadamente 42V.  Caso contrario suspeito que o colega não tenha defeito nenhum na fonte e sim em algum seguimento das tiras de LEDs da tela, em curto ou interrompido  !

FB802 eh um indutor que normalmente deve conduzir no multimetro nos dois lados.

Pelo conector CN801/802, me parece que a sua tela tem quatro tiras de LED.  Tente testar cada uma dessas tiras.

Boa sorte ;)

• Joinha 1
Link para o comentário

tem momentos que nem acende o backlight e em todos os pontos sugeridos(Q802, D807,C801C837), a tensao é de 19v estaveis. Nos pinos 1 e 16 do U801 , a tensao é de 2v. Passados uns momentos, o backlight começou a piscar ao mesmo ritmo do led de power e a tensao oscila dos 19 até 40 e muitos volts. Essa tensao de 40v está presente DEPOIS  do D807(no esquema é o D806),ou seja, no C837. No Q802, no dreno, 19v . Na L801 19v. Se desconectar o cabo para os leds, toda a tensao estabiliza nos 19v, o monitor liga sem backlight e passados uns segundos, o led power fica vermelho e entra em modo standy,porque nao tem sinal.

Nao tenho maneira de testar os leds sem desmontar a tela.

Link para o comentário

Em 24/02/2025 às 22:48, AMDRÔMEDA disse:

Ok. Mede o Q801. Base, coletor e emissor e passa aí as tensões. Olha que ele é quem alimenta o CI U801 e sem a tensão de alimentação nada acontece.

Você tem osciloscópio? Se sim. Pode medir os retornos dos LEDs e ver se tem diferença. Devem ser quatro iguais

Expandir  

Nao tenho osciloscopio.

O Q801,nao estou achando na placa,mas o R804 que vai ao Vin do U801 tem 19v,bem como o pino 9 do U801. o C836,19v.

Link para o comentário

Em 23/02/2025 às 17:55, Duarte Rosa disse:

Achei o esquema do circuito de backlight. Injetando 19v onde está a seta preta, o monitor funciona.

Sem Título.jpg

Expandir  

Olha que o CN804 tem dois pinos de entrada de tensão e 4 pinos de saída. Se medir nas saídas, imagino que conseguirá ver se tem LED em curto ou aberto pelas tensões dos pinos

• Joinha 1
Link para o comentário

Em 24/02/2025 às 23:17, AMDRÔMEDA disse:

Olha que o CN804 tem dois pinos de entrada de tensão e 4 pinos de saída. Se medir nas saídas, imagino que conseguirá ver se tem LED em curto ou aberto pelas tensões dos pinos

Expandir  

E que tensoes de saida deverao ter os pinos? Presumo que se refira ao pino 1,2 5 e 6? Quero me parecer que esses pinos teem 0v

Link para o comentário

Em 24/02/2025 às 23:30, AMDRÔMEDA disse:

Ok. E os pinos 3 e 4?

Expandir  

As tensoes sobem oscilando até 20 e tal volts e depois caiem para zero e voltam a subir,oscilando neste ritmo. Se desligar a ficha dos leds, os pinos 3 e 4 ficam estaveis com 19v e os outros ficam a 0.6v,mais ou menos. Nao esquecer de referir,que ja injetei 19v no D806 e a tensao estabiliza ,a tela acende e tudo funciona.

Tou na duvida onde estará o problema,porque se forem os leds,nao vou reparar,se for a fonte, uma de substituiçao, é barata e ja achei a venda.

Link para o comentário

Boa noite. Mais umas mediçoes, injetando 19v no diodo D807,na seta onde referi numa das imagens acima, as mediçoes nos pinos 1 e 2 sao de 1,4v e no pino 5 e 6 1,3v. Nos pinos 3 e 4 mantem-se os 19v. Ah,e o monitor liga sem piscar .

Em acordo com o cliente, vou adquirir um medidor de leds,que até é barato para confirmar se será mesmo os leds ou fonte. Fico com com o aparelho e ele disse-me que pode esperar,por isso ainda vou ter boas noticias por aqui.

• Joinha 1
Link para o comentário

Em 25/02/2025 às 22:52, AMDRÔMEDA disse:

R801 é o resistor que traz o sinal de habilitação (enable) do U801 (pino 4) e habilitado é nível alto e desabilitado nível baixo. Se medir a tensão ali pode ver se o CI está sendo habilitado pelo micro. (medir desse lado que está para o CI ou nos dois lados e ver se tem diferença)

image.png

Expandir  

Tem nos 2 lados uma oscilação ao ritmo que o backlight liga e desliga entre zero e alguns milivolts.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...