Postado 15 de Junho de 2025 15 Jun Olá, Com a fonte ou bateria, placa liga (botão power) e desliga alguns segundos depois. Aparentemente não tem curto nas linhas de tensões da placa. Medições das fontes de tensões na placa mãe fora do notebook com a fonte de bancada conectada e sem nenhuma bateria. Quando liga (fonte de bancada 20V, corrente 460 mA) acende LED4 na placa. Cooler liga 3 segundos e desliga. As tensões são: V20B+ (PJ301) : 20 V +3VALW (PJ402) : 3,3 V +5VALW (PJ406) : 5,1 V +1.0VALW (PJ501) : 1,01 V +1.8VALW (PJ509) : 1,8 V +2.5_DDR (PJ503) : 2,5 V +0.6VS (PJ504) : 0,6 V +1.2 (PJ507) : 1,2 V +1.35VGS (PJ1402) : 1,3 V +VGA_CORE (PL801) : 0,8 V +VGA_CORE (PL802) : 0,8 V +VCC_GT (PL1001): 0 V +CPU_CORE (PL1002): 0,8 V +CPU_CORE (PL1003): 0,8 V +VCCSA (PL1004): 1 V Após 13 segundos de ter ligado, corrente na fonte cai para 18 mA e apaga o LED4 na placa. As tensões são: V20B+ (PJ301) : 20 V +3VALW (PJ402) : 3,3 V +5VALW (PJ406) : 5,1 V +1.0VALW (PJ501) : 1,01 V +1.8VALW (PJ509) : 1,8 V +2.5_DDR (PJ503) : 0,5 V (caindo) +0.6VS (PJ504) : 0 V +1.2 (PJ507) : 0 V +1.35VGS (PJ1402) : 0 V +VGA_CORE (PL801) : 0 V +VGA_CORE (PL802) : 0 V +VCC_GT (PL1001): 0 V +CPU_CORE (PL1002): 0 V +CPU_CORE (PL1003): 0 V +VCCSA (PL1004): 0 V Primeiro notebook que reparo. Tenho aqui esquema e boardview da placa. Alguma dica para avaliação? Desde já agradeço! Editado: 15 de Junho de 2025 15 Jun por Adriano Ramos Gonçalves
Postado 15 de Junho de 2025 15 Jun este processador é soldado à placa?? se não for, tenta trocar o processador e veja se a placa parte, muitos dos problemas é que a maioria dos proprietários compram notebooks mas nunca fazem manutenção e nem trocam a pasta térmica do processador, vinda a danificar o mesmo por super aquecimento. testa ai e nos retorno ok Boa Sorte
Postado 15 de Junho de 2025 15 Jun Autor Olá, @Maru Este processador é soldado na placa (foto abaixo). Tomara que não esteja queimado Alguma forma de eu medir algum sinal na placa e descobrir se o processador está bom ou danificado ?
Postado 15 de Junho de 2025 15 Jun 1 hora atrás, Adriano Ramos Gonçalves disse: Olá, @Maru Este processador é soldado na placa (foto abaixo). Tomara que não esteja queimado Alguma forma de eu medir algum sinal na placa e descobrir se o processador está bom ou danificado ? remova a memória, depois esta blindagem por completo que recobre o processador e a ponte sul, sobre a ponte sul haverá minúsculos capacitores, caso algum deles bipe em continuidade poderá haver um curto nas esferas ou o CI em curto interno, na foto abaixo indiquei onde medir, se der bipe tem curto ok se tudo estiver normal então seu problema deverá ser alguma das duas BIOS que este equipamento possui, neste caso aqui abaixo deixo os referidos arquivos caso precise dos mesmos para a sua reparação ok. Boa Sorte
Postado 15 de Junho de 2025 15 Jun 9 horas atrás, Adriano Ramos Gonçalves disse: +2.5_DDR (PJ503) : 0,5 V (caindo) Parabens pelo seu tópico, esta muito bem explicado! Quanto ao seu problema. Informações; consumo na fonte com tudo ligado? O carregamento da bateria inicia? Os testes realizados foram com a placa "limpa" sem nenhum periférico ligado...via (J6)? --------------------------------------------------------------------------------------------- É valido fazer a gravação da firmware (UC3). É possível desabilitar as memorias onboard via firmware. Sugiro verificar o (UE1 - IT8586E) ele é programável e pode apresentar defeito interno. Poste aqui o backup original do (UC3) + numero de serie do equipamento..?
Postado 16 de Junho de 2025 16 Jun Autor 16 horas atrás, Maru disse: remova a memória, depois esta blindagem por completo que recobre o processador e a ponte sul, sobre a ponte sul haverá minúsculos capacitores, caso algum deles bipe em continuidade poderá haver um curto nas esferas ou o CI em curto interno, na foto abaixo indiquei onde medir, se der bipe tem curto ok se tudo estiver normal então seu problema deverá ser alguma das duas BIOS que este equipamento possui, neste caso aqui abaixo deixo os referidos arquivos caso precise dos mesmos para a sua reparação ok. Boa Sorte Bom dia, @Maru Fiz as medições conforme indicastes. Coloquei os resultados nas figuras abaixo. Figura 1 (GPU UV1 Testes Curto)- Em todos os capacitores em volta da GPU, o lado do capacitor voltado para fora deu sinal de continuidade (beep com menos de 1 Ohm, muito próximo de zero). Apensas 3 capacitores deu beep no lado apontado para a GPU, porém com resistência próxima de 3 Ohms (não sei se este resultado é esperado ou se mostra curto nessas linhas). Figura 2 (Resistores GPU teste curto) - Aqui somente um resistor "beepou", mas conferindo no esquema esse resistor (RV151) está ligado ao GND, então entendo que está normal essa parte. Achas que os resultados nos mostram um caminho para próximos passos ?
Postado 16 de Junho de 2025 16 Jun Autor 11 horas atrás, Ponto da Manutenção disse: Parabens pelo seu tópico, esta muito bem explicado! Quanto ao seu problema. Informações; consumo na fonte com tudo ligado? O carregamento da bateria inicia? Os testes realizados foram com a placa "limpa" sem nenhum periférico ligado...via (J6)? --------------------------------------------------------------------------------------------- É valido fazer a gravação da firmware (UC3). É possível desabilitar as memorias onboard via firmware. Sugiro verificar o (UE1 - IT8586E) ele é programável e pode apresentar defeito interno. Poste aqui o backup original do (UC3) + numero de serie do equipamento..? Bom dia e obrigado pelo apoio As informações que pedistes. Modelo equipamento: Os testes realizados foram com a placa limpa (sem nenhum periférico): sem disco, sem cartão de memória, sem wifi, sem tela, sem teclado. Somente o cooler e o dissipador sobre os CIs (CPU e GPU). Com o notebook todo montado, o problema se mantem o mesmo, liga o LED do power, não dá imagem na tela e apaga depois de 13 segundos. Consumo da fonte de bancada (20V) quando liga o conector da fonte no JDCIN1 ascende o LED4 e a placa alcança 460 mA. Após 13 segundos o LED4 apaga e o consumo cai para 19 mA. E fica assim, não volta a ligar o LED4. Se aperto o botão SW2 ou um curto no J6, o LED4 ascende e o consumo sobre para 460mA e após 13 s cai para 19mA. O carregamento da bateria inicia. Sem a bateria instalada, o pino 1 (VBAT) do conector da bateria está com 8,4V sempre. Colocando a bateria e tirando a alimentação da fonte de bancada, o sintoma é o mesmo: liga por 13 s e desliga. Fiz a gravação do firmware (BIOS) no CI UC3. Segue imagem com as informações do backup (11.7) que fiz antes de gravar novo firmware. E abaixo o firmware (11.8) que achei na Internet que limpei a região ME e gravei no UC3 (via garra do CH341A direto no CI soldado na placa). O sintoma não mudou: liga e depois de 13 segundos, desliga. Quanto a desabilitar as memorias onboard via firmware, não sei como se faz. E também não sei como regravar o firmware do Super IO (UE1 - IT8586E). Imagino que seja adaptando (soldando) fios entre as portas SPI do CI e a gravadora CH341A. Se mostrar o caminho, faço aqui. Valeu pela ajuda.
Postado 16 de Junho de 2025 16 Jun 1 hora atrás, Adriano Ramos Gonçalves disse: Bom dia e obrigado pelo apoio As informações que pedistes. Modelo equipamento: Os testes realizados foram com a placa limpa (sem nenhum periférico): sem disco, sem cartão de memória, sem wifi, sem tela, sem teclado. Somente o cooler e o dissipador sobre os CIs (CPU e GPU). Com o notebook todo montado, o problema se mantem o mesmo, liga o LED do power, não dá imagem na tela e apaga depois de 13 segundos. Consumo da fonte de bancada (20V) quando liga o conector da fonte no JDCIN1 ascende o LED4 e a placa alcança 460 mA. Após 13 segundos o LED4 apaga e o consumo cai para 19 mA. E fica assim, não volta a ligar o LED4. Se aperto o botão SW2 ou um curto no J6, o LED4 ascende e o consumo sobre para 460mA e após 13 s cai para 19mA. O carregamento da bateria inicia. Sem a bateria instalada, o pino 1 (VBAT) do conector da bateria está com 8,4V sempre. Colocando a bateria e tirando a alimentação da fonte de bancada, o sintoma é o mesmo: liga por 13 s e desliga. Fiz a gravação do firmware (BIOS) no CI UC3. Segue imagem com as informações do backup (11.7) que fiz antes de gravar novo firmware. E abaixo o firmware (11.8) que achei na Internet que limpei a região ME e gravei no UC3 (via garra do CH341A direto no CI soldado na placa). O sintoma não mudou: liga e depois de 13 segundos, desliga. Quanto a desabilitar as memorias onboard via firmware, não sei como se faz. E também não sei como regravar o firmware do Super IO (UE1 - IT8586E). Imagino que seja adaptando (soldando) fios entre as portas SPI do CI e a gravadora CH341A. Se mostrar o caminho, faço aqui. Valeu pela ajuda. Falta voce postar o backup original do firmware. Va até aba (Upload) e poste seu backup; coloca observação que o arquivo é para tentativa de reparo para seu modelo.
Postado 16 de Junho de 2025 16 Jun 2 horas atrás, Adriano Ramos Gonçalves disse: gravei no UC3 (via garra do CH341A direto no CI soldado na placa Não recomendo esse método de gravação ou tentativa de backup. Segue seu arquivo reparado..
Postado 16 de Junho de 2025 16 Jun Autor Olá, @Ponto da Manutenção Sou novo aqui no fórum e estou apanhando pra baixar os arquivos que me enviaram (vc e o @Maru Não tenho os créditos (joinhas) solicitados. Há alguma forma de fazer download para quem está iniciando aqui no fórum ou tenho que fazer uma assinatura VIP (preferia participar e conquistar os créditos)?
Postado 16 de Junho de 2025 16 Jun Autor 5 horas atrás, Ponto da Manutenção disse: Falta voce postar o backup original do firmware. Va até aba (Upload) e poste seu backup; coloca observação que o arquivo é para tentativa de reparo para seu modelo. Segue abaixo arquivo backup do firmware danificado. Só para constar no Fórum.
Postado 16 de Junho de 2025 16 Jun 3 horas atrás, Adriano Ramos Gonçalves disse: Olá, @Ponto da Manutenção Sou novo aqui no fórum e estou apanhando pra baixar os arquivos que me enviaram (vc e o @Maru Não tenho os créditos (joinhas) solicitados. Há alguma forma de fazer download para quem está iniciando aqui no fórum ou tenho que fazer uma assinatura VIP (preferia participar e conquistar os créditos)? As duas opções são validas, mas se voce é iniciante....recomendo uma assinatura.
Postado 23 de Junho de 2025 23 Jun Autor Bom dia, Baixei os arquivos que me enviaram ( @Maru e @Ponto da Manutenção). Regravei com CH341A o firmware (arquivo reparado) no UC3 (BIOS), porém o problema continua: consome corrente por 13s e desliga (vídeo anexo). O arquivo da BIOS baixado foi "320-15IKB (Type 81BG, 81BT) Laptop (ideapad) - Type 81G3.bin" O próximo passo, que estou entendendo pelos arquivos que foram enviados, é reprogramar o Super IO (IT8586E-FXA). Vi que não é possível baixar o firmware desse microcontrolador através da gravadora CH341A. E não tenho outra programadora (que custa um valor considerável) para esse CI. Vou adquirir o CI IT8586E já com o firmware gravado com o Casio10 e ver como me saio dessoldando e soldando um super IO (tem a primeira vez pra tudo 😀). De qualquer forma coloco aqui as medições que fiz com a placa em funcionamento (consumido corrente por 13 s) e depois quando desliga o led (consumo fica em 18 mA). Talvez alguém com essas informações possa mostrar outro caminho para o reparo. Não tenho certeza da sequência dos sinais do EC e PCH, coloquei no esquema as informações que estou aprendendo vendo vídeos no youtube sobre Super IO. Notei que o primeiro sinal que deixa de "existir" nessa placa após uns 10s é o "PCH_PWR_EN" que sai de 3,3V e zera. Após isso caem todas as tensões que não são ALW. Uma das que cai é justamente a que alimenta o Super IO (EC): +3VS. O +3VS é "montado" pelo U13 recebendo +3VALW e o sinal 3VSON (e vejam só, origem desse 3VSON é o sinal SUSP# gerado pelo Super IO). Ele corta a sua própria tensão. Talvez tudo seja sintoma da mesma causa: código do Super IO corrompido. Mas só vou ter certeza após trocar o CI (com firmware gravado). E posto tmb uma imagem sem as medições caso alguém se interesse pelo esquema com a localização dos pontos de medição nesta placa Lenovo NM-B452. Até mais! Teste Placa.mp4
Postado 23 de Junho de 2025 23 Jun 6 horas atrás, Adriano Ramos Gonçalves disse: O +3VS é "montado" pelo U13 Alguns testes podem ser realizados. Exemplo: abra os (PJ11 e PJ12) me informe os valores em condução reversa em ambos os lados dos pads? Porque sua fonte de alimentação esta em 21v? Editado: 23 de Junho de 2025 23 Jun por Ponto da Manutenção
Postado 24 de Junho de 2025 24 Jun Autor A fonte em 19V não liga a placa. Em 20V liga de vez em quando. Precisa insistir ligando e desligando a fonte até que a placa "pega". Ou se deixa a placa plugada na fonte em 20V, depois de um tempo a placa liga, porém com o problema de "funcionar" por 13 s. Colocando em 21V, a placa liga sempre de primeira, porém com o problema de "funcionar" por 13 s. Vou realizar os testes de condução reversa que pedistes e informo aqui.
Postado 24 de Junho de 2025 24 Jun 1 hora atrás, Adriano Ramos Gonçalves disse: A fonte em 19V não liga a placa. Disso tenho certeza. O que vejo no video é uma queda de tensão para 8v que não poderia ocorrer. Essa fonte é de quantos Amper?
Postado 24 de Junho de 2025 24 Jun Autor 41 minutos atrás, Ponto da Manutenção disse: Disso tenho certeza. O que vejo no video é uma queda de tensão para 8v que não poderia ocorrer. Essa fonte é de quantos Amper? Fonte de bancada até 35V, 10A. Com a fonte do notebook alimentando a placa, o sintoma do problema é o mesmo (só não tenho a medição da corrente consumida): placa liga o led e desliga depois de 13s.
Postado 24 de Junho de 2025 24 Jun 30 minutos atrás, Adriano Ramos Gonçalves disse: Fonte de bancada até 35V, 10A. Com a fonte do notebook alimentando a placa, o sintoma do problema é o mesmo (só não tenho a medição da corrente consumida): placa liga o led e desliga depois de 13s. coloca 10A - 20v e ligue, veja se cai essa tensão para 8v?
Postado 24 de Junho de 2025 24 Jun @Adriano Ramos Gonçalves Se não me engano, esse CI de BIOS trabalha em 1,8V, a regravação do firmware através de garras de jacaré usando o CH341A não vai trazer um resultado positivo se não estiver usando o adaptador, não o vi citando que usou. Nesses casos ela faz todo o trabalho sem queimar o CI, mas todos sem sucesso. Veja que no seu primeiro cenário apenas a VCC_GT não subiu, o que nos leva muito ao firmware. Monitorar os protocolos nos pinos tbm é importante nesse caso. Acredito que haverá uma ausência de protocolos no pino 3. Pra mim o problema é o BIOS, pelo consumo da placa e pela ausência de VCC_GT. Problema que o amigo ja citou. Em 15/06/2025 às 20:46, Ponto da Manutenção disse: É valido fazer a gravação da firmware (UC3).
Postado 24 de Junho de 2025 24 Jun 22 minutos atrás, Rods disse: @Adriano Ramos Gonçalves Se não me engano, esse CI de BIOS trabalha em 1,8V, a regravação do firmware através de garras de jacaré usando o CH341A não vai trazer um resultado positivo se não estiver usando o adaptador, não o vi citando que usou. Nesses casos ela faz todo o trabalho sem queimar o CI, mas todos sem sucesso. Veja que no seu primeiro cenário apenas a VCC_GT não subiu, o que nos leva muito ao firmware. Monitorar os protocolos nos pinos tbm é importante nesse caso. Acredito que haverá uma ausência de protocolos no pino 3. Pra mim o problema é o BIOS, pelo consumo da placa e pela ausência de VCC_GT. Problema que o amigo ja citou. Boa tarde @Rods. (UC3 W25Q64JVSSIQ é 3v)
Postado 24 de Junho de 2025 24 Jun Autor 7 horas atrás, Ponto da Manutenção disse: coloca 10A - 20v e ligue, veja se cai essa tensão para 8v? Fiz o teste com a fonte deixando 20V e 10A configurados antes de ligar. A fonte Wanptek quando liga, oscila a tensão (vai a 8V, 12V, ..) antes de cravar nos 20V (2 segundos). Desconectei a fonte da placa e testei novamente: a fonte quando liga, oscila a tensão antes de fixar em 20V. Acredito que seja característica dessa fonte.
Postado 24 de Junho de 2025 24 Jun Autor Em 23/06/2025 às 19:06, Ponto da Manutenção disse: Alguns testes podem ser realizados. Exemplo: abra os (PJ11 e PJ12) me informe os valores em condução reversa em ambos os lados dos pads? Porque sua fonte de alimentação esta em 21v? Testes de condução reversa no entorno do U13 Abri os jumper J11 e J12 Multímetro na posição teste diodo Ponteira Vermelha no GND Medições com a ponteira preta do multímetro: J11 P1 (pro lado do U13): 0,644 mV J11 P2 (pro lado da saída +3VS): 0,488 mV J12 P1 (pro lado do U13): 0,645 mV J12 P2 (pro lado da saída +5VS): 0,503 mV E aproveitei esses dois jumper abertos e liguei a placa. O led (LED4) acende e não apaga (mesmo depois de 13 s). Consumo na fonte fica em 41mA. Medições na saída do U13: J11 P1: 3,38V J12 P1: 5,13V
Postado 24 de Junho de 2025 24 Jun Autor 6 horas atrás, Rods disse: @Adriano Ramos Gonçalves Se não me engano, esse CI de BIOS trabalha em 1,8V, a regravação do firmware através de garras de jacaré usando o CH341A não vai trazer um resultado positivo se não estiver usando o adaptador, não o vi citando que usou. Nesses casos ela faz todo o trabalho sem queimar o CI, mas todos sem sucesso. Veja que no seu primeiro cenário apenas a VCC_GT não subiu, o que nos leva muito ao firmware. Monitorar os protocolos nos pinos tbm é importante nesse caso. Acredito que haverá uma ausência de protocolos no pino 3. Pra mim o problema é o BIOS, pelo consumo da placa e pela ausência de VCC_GT. Problema que o amigo ja citou. Olá @Rods Só para confirmar, não usei o adaptador. Coloquei a garra direto no CH341A e no CI 25Q64JVSIQ (WINBOND). O pino 8 desse CI, com a placa alimentada em meus testes, tem 3,3V sempre (mesmo agora quando abri os jumpers J11 e J12). Obrigado pela ajuda.
Postado 25 de Junho de 2025 25 Jun Perfeito amigos, acabei baixando esse esquema ontem na vtde de ajudar! Então uma dica seria, tive placas encostadas antes de comprar um boa gravadora, pois usava o CH341A. Maioria usava 25Q64J..... Tive sucesso quando passei a usar uma XGPro.
Postado 25 de Junho de 2025 25 Jun Autor 21 horas atrás, Rods disse: @Adriano Ramos Gonçalves Se não me engano, esse CI de BIOS trabalha em 1,8V, a regravação do firmware através de garras de jacaré usando o CH341A não vai trazer um resultado positivo se não estiver usando o adaptador, não o vi citando que usou. Nesses casos ela faz todo o trabalho sem queimar o CI, mas todos sem sucesso. Veja que no seu primeiro cenário apenas a VCC_GT não subiu, o que nos leva muito ao firmware. Monitorar os protocolos nos pinos tbm é importante nesse caso. Acredito que haverá uma ausência de protocolos no pino 3. Pra mim o problema é o BIOS, pelo consumo da placa e pela ausência de VCC_GT. Problema que o amigo ja citou. Bom dia, @Rods Enquanto aguardo a chegada do CI do Super IO (IT8586E-FXA), vou dar uma investigada com osciloscópio nessa questão que mencionaste dos sinais nos pinos da BIOS (UC3, 25Q64JVSIQ). Uma dúvida sobre o a tensão VCC_GT que não subiu (diferente das outras). A tensão VCC_GT alimenta a GPU integrada do processador, certo? Essa placa tem GPU dedicada. Neste caso, a VCC_GT não subiria somente quando houver necessidade (após esgotar a GPU dedicada) de usar a GPU integrada do processador? Achei que a VCC_GT não subir seria esperado para essa placa com GPU dedicada. Outra questão, não localizei a programadora XGPRO que mencionaste. XGPRO é o nome da gravadora ou do software que usas?
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.