Postado 25 de Junho de 2025 25 Jun boa tarde, estou com uma placa de um notebook lenovo g460 que não liga. essa placa estava ligando e parou de ligar. não encontrei nenhuma tensão nas bubinas e nem nos dois chips da bios. Editado: 25 de Junho de 2025 25 Jun por Mix Infoseg
Postado 25 de Junho de 2025 25 Jun Autor 18 minutos atrás, LEONTEC disse: @Mix Infoseg, verificou a tensão no PQ6? já, PQ6 tenho 19v nos pinos 1,2 e 3. pino 4 tenho 7,85v. pinos 5 até o 8 tem 19v. Editado: 25 de Junho de 2025 25 Jun por Mix Infoseg
Postado 25 de Junho de 2025 25 Jun @Mix Infoseg, o circuito do PU2 você já verificou se tem uma das saídas em curto? Pode abrir o jumper PJ10 pra confirmar se vai subir tensão na bobina PL4. 19v chega ao pino 6 do PU2. Veja também se tem tensão VS chegando ao pino 4. Tensão VL subindo no pino 7 e 14. Tensão pino 1 e 27.
Postado 26 de Junho de 2025 26 Jun Autor 15 horas atrás, LEONTEC disse: @Mix Infoseg, o circuito do PU2 você já verificou se tem uma das saídas em curto? Pode abrir o jumper PJ10 pra confirmar se vai subir tensão na bobina PL4. 19v chega ao pino 6 do PU2. Veja também se tem tensão VS chegando ao pino 4. Tensão VL subindo no pino 7 e 14. Tensão pino 1 e 27. bom dia! abri o jumper e não subiu tensão na PL4. chega 19v no pino 6 do PU2. pino 4 tem 9,74v. pino 7 tem 5v e no pino 14 chega só 0,19. 2v nos pinos 1 e 27.
Postado 26 de Junho de 2025 26 Jun 7 minutos atrás, Mix Infoseg disse: pino 7 tem 5v e no pino 14 chega só 0,19. Deixa o jumper PJ10 aberto. Abri o jumper PJ12 e veja se tem nivel alto nas bobinas novamente. No pino 14 do PU2, a tensão deveria ser mais alta. Abri o jumper e ver se normalizou as tensões nas saídas dessa fonte.
Postado 26 de Junho de 2025 26 Jun Autor 20 minutos atrás, LEONTEC disse: Deixa o jumper PJ10 aberto. Abri o jumper PJ12 e veja se tem nivel alto nas bobinas novamente. No pino 14 do PU2, a tensão deveria ser mais alta. Abri o jumper e ver se normalizou as tensões nas saídas dessa fonte. ainda contínua do mesmo jeito.
Postado 26 de Junho de 2025 26 Jun @Mix Infoseg, a tensão desse pino 14 é a mesma tensão do pino 7 que você diz ter 5V. Veja que essa tensão é chamada de VL, passa pelo resistor PR146 (806k) antes de chegar ao pino. Pode ser que a malha MAINPWON esteja derrubando essa tensão, ou o capacitor PC104. Remove primeiro o resistor PR32 pra teste, em seguida caso a tensão não volte ao normal, remova o capacitor. Pinos 14 e 27 são habilitações desse integrado. Veja se uma das bobinas apresenta baixa resistência em relação ao gnd? Pinos 27 e 2 recebem a tensão do pino 1 que vai está correto em ter 2V. O pino 3 é pra ter uma tensão também, e o capacitor ligado nesse pino é fácil de apresentar problema. Pode deixar os jumpers abertos!!!
Postado 26 de Junho de 2025 26 Jun Autor 1 hora atrás, LEONTEC disse: @Mix Infoseg, a tensão desse pino 14 é a mesma tensão do pino 7 que você diz ter 5V. Veja que essa tensão é chamada de VL, passa pelo resistor PR146 (806k) antes de chegar ao pino. Pode ser que a malha MAINPWON esteja derrubando essa tensão, ou o capacitor PC104. Remove primeiro o resistor PR32 pra teste, em seguida caso a tensão não volte ao normal, remova o capacitor. Pinos 14 e 27 são habilitações desse integrado. Veja se uma das bobinas apresenta baixa resistência em relação ao gnd? Pinos 27 e 2 recebem a tensão do pino 1 que vai está correto em ter 2V. O pino 3 é pra ter uma tensão também, e o capacitor ligado nesse pino é fácil de apresentar problema. Pode deixar os jumpers abertos!!! pino 7 continua com 5v e o pino 14 continua com 0,19v. mesmo após remover o capacitor e o resistor. nas bubinas ainda sem tensão nas duas. pinos 27 e 2 tem 2v. pino 3 tem 4,99v.
Postado 26 de Junho de 2025 26 Jun @Mix Infoseg, certo! Pode colocar o capacitor e o resistor no lugar. Sempre que os pinos de habilitação recebem alimentação, os pinos 12 e 31 ficam com 1volts mais ou menos. Isso faz as saídas da fontes subir. Estranho que o pino 27 está habilitado, mas continua sem liberar volts na saída. O resistor PR146 (806k) alterou a resistência? Você chegou a trocar o integrado? Nada de curto nas saída da fonte?
Postado 26 de Junho de 2025 26 Jun Autor 24 minutos atrás, LEONTEC disse: @Mix Infoseg, certo! Pode colocar o capacitor e o resistor no lugar. Sempre que os pinos de habilitação recebem alimentação, os pinos 12 e 31 ficam com 1volts mais ou menos. Isso faz as saídas da fontes subir. Estranho que o pino 27 está habilitado, mas continua sem liberar volts na saída. O resistor PR146 (806k) alterou a resistência? Você chegou a trocar o integrado? Nada de curto nas saída da fonte? não foi trocado o integrado. e nada de curto, essa placa ela ligava nornal. a resistência irei medir.
Postado 26 de Junho de 2025 26 Jun Autor 3 horas atrás, LEONTEC disse: @Mix Infoseg, certo! Pode colocar o capacitor e o resistor no lugar. Sempre que os pinos de habilitação recebem alimentação, os pinos 12 e 31 ficam com 1volts mais ou menos. Isso faz as saídas da fontes subir. Estranho que o pino 27 está habilitado, mas continua sem liberar volts na saída. O resistor PR146 (806k) alterou a resistência? Você chegou a trocar o integrado? Nada de curto nas saída da fonte? resistência do resistor deu isso na imagem. teste com o resistor fora da placa. Editado: 26 de Junho de 2025 26 Jun por Mix Infoseg
Postado 26 de Junho de 2025 26 Jun @Mix Infoseg, senão tem curto nas saídas, vai ser o próprio integrado com problema. Estranho esse nivel de tensão no pino 14. Era pra ter uma das saídas funcionando que eu acredito que seria +3VALWP. O PR33 não existi na placa certo? Editado: 17 de Outubro de 2025 17 Out por LEONTEC
Postado 26 de Junho de 2025 26 Jun Autor 9 minutos atrás, LEONTEC disse: @Mix Infoseg, se não tem curto nas saídas, vai ser o próprio integrado com problema. Estranho esse nivel de tensão no pino 14. Era pra ter uma das saídas funcionando que eu acredito que seria +3VALWP. O PR33 não existi na placa certo? certo. eu tenho outro notebook do mesmo modelo com o mesmo problema, só que esse outro notebook já veio sem ligar. irei realizar os mesmos testes no outro e retorno qualquer coisa.
Postado 17 de Outubro de 2025 17 Out Autor se eu retirar o integrado posso testar para ver se chegar as tensões nos pinos? Em 26/06/2025 às 15:46, LEONTEC disse: @Mix Infoseg, se não tem curto nas saídas, vai ser o próprio integrado com problema. Estranho esse nivel de tensão no pino 14. Era pra ter uma das saídas funcionando que eu acredito que seria +3VALWP. O PR33 não existi na placa certo?
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.