Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

lenovo / g460 / niwe1 la-5751p / não liga

Featured Replies

Postado

boa tarde, estou com uma placa de um notebook lenovo g460 que não liga.

essa placa estava ligando e parou de ligar.

não encontrei nenhuma tensão nas bubinas e nem nos dois chips da bios.

WIN_20250625_15_23_31_Pro.jpg

Editado: por Mix Infoseg

Postado
  • Autor
18 minutos atrás, LEONTEC disse:

@Mix Infoseg, verificou a tensão no PQ6? 

já, PQ6 tenho 19v nos pinos 1,2 e 3. pino 4 tenho 7,85v.

pinos 5 até o 8 tem 19v.

Postado

@Mix Infoseg, o circuito do PU2 você já verificou se tem uma das saídas em curto? Pode abrir o jumper PJ10 pra confirmar se vai subir tensão na bobina PL4. 

19v chega ao pino 6 do PU2.

Veja também se tem tensão VS chegando ao pino 4.

Tensão VL subindo no pino 7 e 14.

Tensão pino 1 e 27.

Postado
  • Autor
15 horas atrás, LEONTEC disse:

@Mix Infoseg, o circuito do PU2 você já verificou se tem uma das saídas em curto? Pode abrir o jumper PJ10 pra confirmar se vai subir tensão na bobina PL4. 

19v chega ao pino 6 do PU2.

Veja também se tem tensão VS chegando ao pino 4.

Tensão VL subindo no pino 7 e 14.

Tensão pino 1 e 27.

bom dia!

abri o jumper e não subiu tensão na PL4.

chega 19v no pino 6 do PU2.

pino 4 tem 9,74v.

pino 7 tem 5v e no pino 14 chega só 0,19.

2v nos pinos 1 e 27.

Postado
7 minutos atrás, Mix Infoseg disse:

pino 7 tem 5v e no pino 14 chega só 0,19.

Deixa o jumper PJ10 aberto. Abri o jumper PJ12 e veja se tem nivel alto nas bobinas novamente.

No pino 14 do PU2, a tensão deveria ser mais alta. Abri o jumper e ver se normalizou as tensões nas saídas dessa fonte.

Postado
  • Autor
20 minutos atrás, LEONTEC disse:

Deixa o jumper PJ10 aberto. Abri o jumper PJ12 e veja se tem nivel alto nas bobinas novamente.

No pino 14 do PU2, a tensão deveria ser mais alta. Abri o jumper e ver se normalizou as tensões nas saídas dessa fonte.

ainda contínua do mesmo jeito.

Postado

@Mix Infoseg, a tensão desse pino 14 é a mesma tensão do pino 7 que você diz ter 5V. Veja que essa tensão é chamada de VL, passa pelo resistor PR146 (806k) antes de chegar ao pino. Pode ser que a malha MAINPWON esteja derrubando essa tensão, ou o capacitor PC104. Remove primeiro o resistor PR32 pra teste, em seguida caso a tensão não volte ao normal, remova o capacitor.

Pinos 14 e 27 são habilitações desse integrado. Veja se uma das bobinas apresenta baixa resistência em relação ao gnd?  

Pinos 27 e 2 recebem a tensão do pino 1 que vai está correto em ter 2V. O pino 3 é pra ter uma tensão também, e o capacitor ligado nesse pino é fácil de apresentar problema.

Pode deixar os jumpers abertos!!!

Postado
  • Autor
1 hora atrás, LEONTEC disse:

@Mix Infoseg, a tensão desse pino 14 é a mesma tensão do pino 7 que você diz ter 5V. Veja que essa tensão é chamada de VL, passa pelo resistor PR146 (806k) antes de chegar ao pino. Pode ser que a malha MAINPWON esteja derrubando essa tensão, ou o capacitor PC104. Remove primeiro o resistor PR32 pra teste, em seguida caso a tensão não volte ao normal, remova o capacitor.

Pinos 14 e 27 são habilitações desse integrado. Veja se uma das bobinas apresenta baixa resistência em relação ao gnd?  

Pinos 27 e 2 recebem a tensão do pino 1 que vai está correto em ter 2V. O pino 3 é pra ter uma tensão também, e o capacitor ligado nesse pino é fácil de apresentar problema.

Pode deixar os jumpers abertos!!!

pino 7 continua com 5v e o pino 14 continua com 0,19v. mesmo após remover o capacitor e o resistor.

nas bubinas ainda sem tensão nas duas.

pinos 27 e 2 tem 2v. pino 3 tem 4,99v.

Postado

@Mix Infoseg, certo! Pode colocar o capacitor e o resistor no lugar. Sempre que os pinos de habilitação recebem alimentação, os pinos 12 e 31 ficam com 1volts mais ou menos. Isso faz as saídas da fontes subir.

Estranho que o pino 27 está habilitado, mas continua sem liberar volts na saída. O resistor PR146 (806k) alterou a resistência? Você chegou a trocar o integrado? Nada de curto nas saída da fonte?

Postado
  • Autor
24 minutos atrás, LEONTEC disse:

@Mix Infoseg, certo! Pode colocar o capacitor e o resistor no lugar. Sempre que os pinos de habilitação recebem alimentação, os pinos 12 e 31 ficam com 1volts mais ou menos. Isso faz as saídas da fontes subir.

Estranho que o pino 27 está habilitado, mas continua sem liberar volts na saída. O resistor PR146 (806k) alterou a resistência? Você chegou a trocar o integrado? Nada de curto nas saída da fonte?

não foi trocado o integrado.

e nada de curto, essa placa ela ligava nornal.

a resistência irei medir.

Postado
  • Autor
3 horas atrás, LEONTEC disse:

resistência do resistor deu isso na imagem.

teste com o resistor fora da placa.

WIN_20250626_15_11_37_Pro.jpg

Postado

@Mix Infoseg, senão tem curto nas saídas, vai ser o próprio integrado com problema. Estranho esse nivel de tensão no pino 14. Era pra ter uma das saídas funcionando que eu acredito que seria +3VALWP. O PR33 não existi na placa certo?

Captura de tela 2025-06-26 154452.jpg

Editado: por LEONTEC

Postado
  • Autor
9 minutos atrás, LEONTEC disse:

@Mix Infoseg, se não tem curto nas saídas, vai ser o próprio integrado com problema. Estranho esse nivel de tensão no pino 14. Era pra ter uma das saídas funcionando que eu acredito que seria +3VALWP. O PR33 não existi na placa certo?

certo.

eu tenho outro notebook do mesmo modelo com o mesmo problema, só que esse outro notebook já veio sem ligar.

irei realizar os mesmos testes no outro e retorno qualquer coisa.

• 3 meses depois...
Postado
  • Autor

se eu retirar o integrado posso testar para ver se chegar as tensões nos pinos?

Em 26/06/2025 às 15:46, LEONTEC disse:

@Mix Infoseg, se não tem curto nas saídas, vai ser o próprio integrado com problema. Estranho esse nivel de tensão no pino 14. Era pra ter uma das saídas funcionando que eu acredito que seria +3VALWP. O PR33 não existi na placa certo?

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.