Postado 29 de Junho de 2025 29 Jun Boa tarde a todos. Estou com esse Acer na bancada que não liga. Procurei e vi que não tem o esquema e boardview exatos dele, só de modelos parecidos. Eu tenho os 19v chegando no mosfet PQB13, mas não está saindo. Na PRB4 a tensão oscila entre 2v e 5v. Fazendo o jumper dos 19v direto para PRB4, não aparece curto. Na PL501 eu tenho uma resistência baixa, possível curto, porém quando injeto tensão a fonte mostra um curto, porém a câmera térmica não pega nenhum ponto de aquecimento além dos pontos onde é injetada a tensão. Podem me ajudar nesse caso? Editado: 15 de Julho de 2025 15 Jul por rickalmeida Equipamento devolvido ao cliente.
Postado 29 de Junho de 2025 29 Jun Pra facilitar a quem quer te ajudar, o link do esquema seria importante.
Postado 30 de Junho de 2025 30 Jun Autor 21 horas atrás, Gilson Macedo disse: Pra facilitar a quem quer te ajudar, o link do esquema seria importante. Vi agora a mensagem. Ia postar mas é o mesmo que o @Ponto da Manutenção postou. Fica o aprendizado para a próxima. 20 horas atrás, Ponto da Manutenção disse: Abra os (PJ302 e PJ502) condução reversa em ambos os pads? Abri o PJ502, e apenas um pad dá resistência baixa. Daí para soldar o fio para injetar tensão fechei ele e removi a PL501. Na placa, o PJ502 está colado na PL501. No boardview ele aparece em outro ponto, mas com a mesma função. Editado: 30 de Junho de 2025 30 Jun por rickalmeida
Postado 1 de Julho de 2025 1 Jul 9 horas atrás, rickalmeida disse: Vi agora a mensagem. Ia postar mas é o mesmo que o @Ponto da Manutenção postou. Fica o aprendizado para a próxima. Abri o PJ502, e apenas um pad dá resistência baixa. Daí para soldar o fio para injetar tensão fechei ele e removi a PL501. Na placa, o PJ502 está colado na PL501. No boardview ele aparece em outro ponto, mas com a mesma função. Rapaz....tenho o trabalho de encontrar o (ESQUEMA e BOARDVIEW) corretos para sua placa, analiso uma parte do mesmo e voce responde a uma simples pergunta de maneira tão "vaga"? Sem valores dos testes, qual lado esta com resistência alta etc...
Postado 1 de Julho de 2025 1 Jul Autor Bom dia a todos, desculpe os erros no tópico. Muitas coisas na cabeça e não me atentei bem ao responder. Como o boardview está com as posições diferentes em relação a essa placa, fiz as fotos das medições. Abri o PJ502 e removi o PU502, mas o curto em um dos pads do PJ502 (5valw) permanece. Ainda tenho uma certa dificuldade em ler os esquemas, estou tentando identificar onde nasce esse sinal 5valw. Abaixo as fotos, e mais uma vez obrigado a todos. Editado: 1 de Julho de 2025 1 Jul por rickalmeida
Postado 1 de Julho de 2025 1 Jul Autor 27 minutos atrás, Gilson Macedo disse: +5VALW nasce de +5VALWP no Pu501. Pelo esquema pensei ser o contrário. Eu removi o PU501, para verificar se o curto era nele ou em algum pino que sai dalí. Mas mesmo tendo removido ele continuo com essa continuidade com o gnd no PJ502 Editado: 1 de Julho de 2025 1 Jul por rickalmeida
Postado 1 de Julho de 2025 1 Jul O certo era ter aberto o pj502 e identificar pra qual lado está o curto. Editado: 1 de Julho de 2025 1 Jul por Gilson Macedo
Postado 4 de Julho de 2025 4 Jul Autor Em 01/07/2025 às 12:26, Gilson Macedo disse: O certo era ter aberto o pj502 e identificar pra qual lado está o curto. Eu havia aberto ele antes. Pelo que vi o curto está na linha +5valw. O PU501 e o PU301 recebem a tensão VCC, mas não liberam +5valwp e +3valwp. O esquema e o boardview da LA-M002p é parecido, mas diferente nessa parte. Ele mostra o PU501 como sendo um SY88285crac, conforme o recorte do esquema. Mas na foto em anexo, que o PU501 está removido, dá para ver que a pinagem é de outro modelo de pwm. Estou tentando descobrir esse curto na +5valw, e qual sinal está faltando para habilitar o PU501 e PU301 (acredito que deveriam habilitar já que abri o PJ502, isolando o curto)
Postado 4 de Julho de 2025 4 Jul Autor Removi o U21 para verificar se era nele o curto, porém mesmo com ele removido o pad do PJ502 continua fechando em 0 na continuidade com o gnd. Se injeto tensão, a fonte vai a 1a, mas a câmera não pega nenhum ponto de aquecimento, somente os cabos que estão injetando a tensão. Editado: 4 de Julho de 2025 4 Jul por rickalmeida
Postado 5 de Julho de 2025 5 Jul Coloca os componentes de volta. Abra o (J10) valores em condução reversa em ambos os lados?
Postado 15 de Julho de 2025 15 Jul Autor Equipamento devolvido ao cliente. Agradeço a ajuda de todos.
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.