Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Tv Samsung pl42c450b1 apresenta apenas tensão de stanby

Featured Replies

Postado

Bom dia, amigos. O aparelho em questão apresenta apenas a tensão de standby. Quando pressionada a tecla power, ela pisca uma vez o led e volta a ficar aceso. Desconectei a placa principal para ver se algo se alterava, mas nenhuma tensão foi verificada. Desconectei ainda as outras placas e tudo continuou na mesma. Gostaria então, de que os amigos me orientassem quanto aos procedimentos que devo fazer.

Obrigado pela atenção.

Postado
  • Autor

mas ela tem que liberar tensões quando desconectada da placa principal, ou devo fazer um jump entre tensão de standby e power on?

Postado
  • Autor

vou verificar os componentes e realizar aferições com o osciloscópio para ver se encontro tensões e sinais. Assim que tiver algum retorno eu informo. Obrigado.

Postado
  • Autor

Pois bem, encontrei na placa V-SUS dois IGBTs em curto (30j127). Resta saber se os CIs contoladores estão em funcionamento. Ao ligar a tv com essa placa desconectada ela bateu os relés e inicializou sem imagem. Deu para ouvir nos auto-falantes o som característico da inicialização. Vou deixar aqui as fotos do aparelho.

DSCF0419.JPG

DSCF0420.JPG

DSCF0421.JPG

DSCF0422.JPG

DSCF0423.JPG

DSCF0424.JPG

Postado
  • Autor

Bom dia, @claudio cortez

Troquei os componentes que havia mencionado, mas a tv ainda não deu imagem. Nos pontos de teste VS e VA as tensões não se apresentam. Elas até iniciam com o nível indicado, mas vão caindo bem rápido. Qual orientação o amigo pode me dar?

Postado
  • Autor

Caro amigo, @claudio cortez, depois de algumas pesquisas, ativei a fonte na bancada. O que encontrei foi o seguinte: D5,3V; D15V; VA 54V; VS 212V. O primeiro teste que fiz foi colocar uma lâmpada de micro-ondas 250V~ entre GND e VA, a lâmpada acendeu e a tensão permaneceu a mesma. Quando conectei em VS, a fonte desarmou. Já o segundo teste foi com o osciloscópio conectado no capacitor do primário e a probe no gate do QS 801  (X10 100Vdiv. 2uS de time div.). O que encontrei foi uma onda uniforme, a tensão aferida foi 210V e a frequência 65,5KHz. No QS 802 (X1 10Vdiv. 20uS de time div.) A tensão foi de 9,21V e a frequência entre 360 e 380KHz com uma onda diferente da encontrada no QS 801. Depois disso retirei a Y-Sus e testei os transístores mosfets e não encontrei nada de errado. Como já havia mencionado, na V-Sus, modelo: 42u2p_xm haviam dois IGBTs em curto (Q4001 e Q4007), ambos 30j127. Fiz a troca, mas creio que os controladores possam estar avariados. Não consigo aferir qualquer sinal, pois quando conectada à placa fonte, ela não dá sinal algum. Há também um detalhe, a placa T-com tem um flat que vai à y-sus, quando desconectado ele libera VS e VA.

Pois bem, amigos, caso minhas informações seja úteis, gostaria que me ajudassem a encontrar o problema. Vale ressaltar que sou um iniciante e que os reparos que faço são para amigos e pessoas conhecidas que não podem custear o conserto, de modo que não cobro nada de mão de obra, apenas os componentes, pois meu pagamento é o aprendizado.

De qualquer modo, agradeço pela atenção.

Editado: por eletronica rw

Postado

opa meu amigo, baita analise vou da uma olhada no esquema dessa danada mais tarde parabens pelo trabalho e tb no apredizado ajudando o proximo.

Editado: por claudio cortez

• 3 semanas depois...
Postado
  • Autor

Bom dia, @claudio cortez. Passando para saber se você conseguiria me ajudar com esse problema. Caso não possa, fico grato da mesma forma. E, se possível, indique alguém que me auxilie nessa reparação. Obrigado, amigo.

• 2 semanas depois...
Postado
  • Autor

Caro amigo @ohm, gostaria de saber se é possível você me auxiliar nesse reparo. Caso possa, eu fico imensamente grato. Desde já peço desculpas por te marcar nesse tópico, não sei se isso vai de encontro com as regras do fórum, de qualquer forma, aguardo um retorno. Porém, fiz uma inspeção na placa y-sus e encontrei mais três IGBTs em curto: Q5008 - Q5007 - Q5003, todos são RJP30E2. Existe alguma possibilidade de os controladores estarem com defeito? Já na placa V-sus, os IGBTs Q4007 - Q4001 (30J127) estavam em curto, depois da troca, testei a tv e nada funcionou, foi então que novamente entraram em curto, daí a descoberta do problema na Y-sus. Veja se pode me ajudar com isso. Obrigado.

Editado: por eletronica rw

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.