Postado 5 de Julho de 2025 5 Jul Bom dia, amigos. O aparelho em questão apresenta apenas a tensão de standby. Quando pressionada a tecla power, ela pisca uma vez o led e volta a ficar aceso. Desconectei a placa principal para ver se algo se alterava, mas nenhuma tensão foi verificada. Desconectei ainda as outras placas e tudo continuou na mesma. Gostaria então, de que os amigos me orientassem quanto aos procedimentos que devo fazer. Obrigado pela atenção.
Postado 5 de Julho de 2025 5 Jul desconectou, os leds essa fonte apresenta defeito nos eletroliticos no secundario
Postado 5 de Julho de 2025 5 Jul Autor Bom dia @claudio cortez. Pois é, eu procurei desconectar tudo o que havia, mas não encontrei leds, será que é por se tratar de uma tv de plasma?
Postado 5 de Julho de 2025 5 Jul Autor mas ela tem que liberar tensões quando desconectada da placa principal, ou devo fazer um jump entre tensão de standby e power on?
Postado 5 de Julho de 2025 5 Jul Autor vou verificar os componentes e realizar aferições com o osciloscópio para ver se encontro tensões e sinais. Assim que tiver algum retorno eu informo. Obrigado.
Postado 5 de Julho de 2025 5 Jul Autor Pois bem, encontrei na placa V-SUS dois IGBTs em curto (30j127). Resta saber se os CIs contoladores estão em funcionamento. Ao ligar a tv com essa placa desconectada ela bateu os relés e inicializou sem imagem. Deu para ouvir nos auto-falantes o som característico da inicialização. Vou deixar aqui as fotos do aparelho.
Postado 11 de Julho de 2025 11 Jul Autor Bom dia, @claudio cortez. Troquei os componentes que havia mencionado, mas a tv ainda não deu imagem. Nos pontos de teste VS e VA as tensões não se apresentam. Elas até iniciam com o nível indicado, mas vão caindo bem rápido. Qual orientação o amigo pode me dar?
Postado 12 de Julho de 2025 12 Jul Autor Caro amigo, @claudio cortez, depois de algumas pesquisas, ativei a fonte na bancada. O que encontrei foi o seguinte: D5,3V; D15V; VA 54V; VS 212V. O primeiro teste que fiz foi colocar uma lâmpada de micro-ondas 250V~ entre GND e VA, a lâmpada acendeu e a tensão permaneceu a mesma. Quando conectei em VS, a fonte desarmou. Já o segundo teste foi com o osciloscópio conectado no capacitor do primário e a probe no gate do QS 801 (X10 100Vdiv. 2uS de time div.). O que encontrei foi uma onda uniforme, a tensão aferida foi 210V e a frequência 65,5KHz. No QS 802 (X1 10Vdiv. 20uS de time div.) A tensão foi de 9,21V e a frequência entre 360 e 380KHz com uma onda diferente da encontrada no QS 801. Depois disso retirei a Y-Sus e testei os transístores mosfets e não encontrei nada de errado. Como já havia mencionado, na V-Sus, modelo: 42u2p_xm haviam dois IGBTs em curto (Q4001 e Q4007), ambos 30j127. Fiz a troca, mas creio que os controladores possam estar avariados. Não consigo aferir qualquer sinal, pois quando conectada à placa fonte, ela não dá sinal algum. Há também um detalhe, a placa T-com tem um flat que vai à y-sus, quando desconectado ele libera VS e VA. Pois bem, amigos, caso minhas informações seja úteis, gostaria que me ajudassem a encontrar o problema. Vale ressaltar que sou um iniciante e que os reparos que faço são para amigos e pessoas conhecidas que não podem custear o conserto, de modo que não cobro nada de mão de obra, apenas os componentes, pois meu pagamento é o aprendizado. De qualquer modo, agradeço pela atenção. Editado: 15 de Julho de 2025 15 Jul por eletronica rw
Postado 15 de Julho de 2025 15 Jul opa meu amigo, baita analise vou da uma olhada no esquema dessa danada mais tarde parabens pelo trabalho e tb no apredizado ajudando o proximo. Editado: 15 de Julho de 2025 15 Jul por claudio cortez
Postado 2 de Agosto de 2025 2 Ago Autor Bom dia, @claudio cortez. Passando para saber se você conseguiria me ajudar com esse problema. Caso não possa, fico grato da mesma forma. E, se possível, indique alguém que me auxilie nessa reparação. Obrigado, amigo.
Postado 15 de Agosto de 2025 15 Ago Autor Caro amigo @ohm, gostaria de saber se é possível você me auxiliar nesse reparo. Caso possa, eu fico imensamente grato. Desde já peço desculpas por te marcar nesse tópico, não sei se isso vai de encontro com as regras do fórum, de qualquer forma, aguardo um retorno. Porém, fiz uma inspeção na placa y-sus e encontrei mais três IGBTs em curto: Q5008 - Q5007 - Q5003, todos são RJP30E2. Existe alguma possibilidade de os controladores estarem com defeito? Já na placa V-sus, os IGBTs Q4007 - Q4001 (30J127) estavam em curto, depois da troca, testei a tv e nada funcionou, foi então que novamente entraram em curto, daí a descoberta do problema na Y-sus. Veja se pode me ajudar com isso. Obrigado. Editado: 17 de Agosto de 2025 17 Ago por eletronica rw
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.