Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Pico de Tensão em Ônibus Urbano

Featured Replies

Postado

Fala pessoal, tudo certo? 
Estou com uma dúvida quanto a picos de tensão em ônibus urbano, tenho alguns equipamentos instalados nos ônibus e utilizo um regulador de tensão LM2596 que suporta até 40v nominal, quando ele não queima/estoura o chip regulador, ele deixa essa tensão passar para os meus equipamentos que acaba queimando o microcontrolador. Estou optando por uma opção de regulador como o LM2576HV que suporta 60V, mas antes queria saber quanto pode chegar esse pico de tensão. 

Editado: por Gabriel Angelico

• 5 semanas depois...
Postado

Oi Gabriel, tenho + de 40 anos de experiência em desenvolvimento de eletrônica para os fabricantes de veículos, ônibus inclusive. O pico de tensão que vc se refere, o pior deles é o "Load Dump" que é normatizado pela SAE e ISO e os valores típicos para sistemas de 24V são muito acima de 60V - isto se vc comprar o LM2576HV de um distribuidor autorizado da TI (que comprou a NS). Se vc comprar no comércio (ML, distribuidores não autorizados, etc) vc vai comprar um switcher chinês carimbado como NSC, possivelmente histerético (é mais barato de fazer o die) e que deve queimar em torno de 45V. O que normalmente fazemos é agregar um elemento de proteção que no transiente limite a tensão a um ponto que nosso circuito sobreviva. Mas normalmente fica em torno de 80-100V para equipamento original e para reposição no melhor caso 65V. Espero ter ajudado. 

Postado
  • Autor

Perfeito. Suas informações agregaram muito, obrigado de verdade! Agora já consigo estabelecer um parâmetro para o qual eu devo proteger meu circuito.

Editado: por Gabriel Angelico

Postado

OK Gabriel, se precisar de ajuda é só chamar. Se o que vc for ligar for consumo baixo (<100mA) considere opções lineares, é barato e confiável. Se o consumo for maior, escolha com cuidado o buck ou opte por um chaveador com um mosfet de 80-100V.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.