Postado 31 de Outubro de 2025 31 Out Olá, pessoal! Tudo bem? Sou novo aqui no grupo e iniciante em manutenção de placas. Estou com um Dell que funciona normalmente, mas a fan da CPU não gira — ela tenta acionar, mas não parte. Medi o pino da CPU_FAN e encontrei apenas 4,3V, quando deveria ter 12V. Seguindo o circuito, cheguei até a área de alimentação de 20V, onde há um MOSFET com 19V no drain, mas apenas 0,5~0,7V no source, indicando que ele não está sendo acionado. O problema é que não encontrei o esquema elétrico dessa placa específica (é uma versão micro do modelo 7010). Tenho o esquema da Optiplex 7010 normal, mas há diferenças. Alguém poderia me orientar como identificar o CI que aciona esse MOSFET ou qual o próximo passo para diagnóstico? Agradeço qualquer dica, pois estou aprendendo e posso estar errando em algum ponto
Postado 31 de Outubro de 2025 31 Out @gabrielsf02 Boa tarde! Se você tem 19v no dreno, pode ser que você tenha um MOSFET canal N (negativo), e não necessariamente que há um problema nele, verifica que no circuito que alimenta ele não há um regulador buck (step-down), como um LM2596 ou algo do tipo. Outra coisa, você já testou o cooler sozinho? Fora da placa? Considere que ele pode ser o problema, já que o mesmo só é acionado quando liga o computador, pode ser que só de alimentar a placa não tenha tensão disponível no CPU_FAN.
Postado 31 de Outubro de 2025 31 Out Autor 2 minutos atrás, crodrigop disse: @gabrielsf02 Boa tarde! Se você tem 19v no dreno, pode ser que você tenha um MOSFET canal N (negativo), e não necessariamente que há um problema nele, verifica que no circuito que alimenta ele não há um regulador buck (step-down), como um LM2596 ou algo do tipo. Outra coisa, você já testou o cooler sozinho? Fora da placa? Considere que ele pode ser o problema, já que o mesmo só é acionado quando liga o computador, pode ser que só de alimentar a placa não tenha tensão disponível no CPU_FAN. simm ja testei sim outro cooler e testei o cooler fora do computador na fonte de bancada, gira perfeitamente o problema realmente é a placa mas agora no momento estou trancado nao sei mais pra onde prosseguir sabe, como falei estou iniciando ainda na aera de placa...
Postado 31 de Outubro de 2025 31 Out 1 hora atrás, gabrielsf02 disse: simm ja testei sim outro cooler e testei o cooler fora do computador na fonte de bancada, gira perfeitamente o problema realmente é a placa mas agora no momento estou trancado nao sei mais pra onde prosseguir sabe, como falei estou iniciando ainda na aera de placa... trocou por outro na mesma placa que comenta ter defeito isto?, mas fora funciona normal, verifique também se no BIOS o fam esta habilitado para que funcione, e outra pergunta é o fan do processador ou do gabinete? Outro detalhe estes Optiplex é comum este problema e do LED Ambas (laranja) que não deixa ligar a maquina, portanto presta muita atenção onde for interferir nesta placa pois do nada poderá causar outros problemas como a da luz laranja, o que piora ainda mais ok Boa Sorte Editado: 31 de Outubro de 2025 31 Out por Maru
Postado 31 de Outubro de 2025 31 Out Autor 39 minutos atrás, Maru disse: trocou por outro na mesma placa que comenta ter defeito isto?, mas fora funciona normal, verifique também se no BIOS o fam esta habilitado para que funcione, e outra pergunta é o fan do processador ou do gabinete? Outro detalhe estes Optiplex é comum este problema e do LED Ambas (laranja) que não deixa ligar a maquina, portanto presta muita atenção onde for interferir nesta placa pois do nada poderá causar outros problemas como a da luz laranja, o que piora ainda mais ok Boa Sorte entao, sim ja fiz todos estes testes kkkkk sei que é uma bomba esses computadores, e o cooler do processador que nao gira, pensei em puxar um jumper de algum outro lugar que de 12V mas nao tem absolutamente nada na placa que passe 12V entao to quebrando a cabeça para ver oq fazer
Postado 31 de Outubro de 2025 31 Out 42 minutos atrás, gabrielsf02 disse: entao, sim ja fiz todos estes testes kkkkk sei que é uma bomba esses computadores, e o cooler do processador que nao gira, pensei em puxar um jumper de algum outro lugar que de 12V mas nao tem absolutamente nada na placa que passe 12V entao to quebrando a cabeça para ver oq fazer verificou o Bios dela se esta atualizado, e este cooler trocado e colocado outro também não funciona correto, então verifique os dois resistores ao redor do conector de cargo do cooler, para ver se não estão abertos ok e mais distante um pouquinho tem um jumper de valor zero que funciona como um fusível pode estar aberto também ok
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.