Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Asus placa mãe X415EA não liga

Featured Replies

Postado

Olá a todos, estou com essa placa mãe em bancada e ela não liga.
descobri que o charger BQ24780s não libera o gate para os mosfet de entrada trabalharem
o que ja fiz:
troquei o BQ sem sucesso
troquei os mosfets de entrada sem sucesso
verifiquei se tem curto nas linhas e não indica nenhum curto
injetei 19v após os mosfets e a placa liga normalmente
fiz um jumper entre os mosfets de entrada e a placa liga mas os 19v ficam flutuando

aqui está o link do boardview: 

alguem tem alguma dica pra dar ?

Editado: por Jhones

Postado

@Davi Querze  Quais tensões tem nos pinos do PQ8908? tem 6 pinos é um CI de 2 mosfets. posta as tensões pino a pino.

(Que pontos interligou nos mosfets de entrada? Pode explicar melhor?)

Postado
  • Autor
Em 22/01/2026 às 19:29, AMDRÔMEDA disse:

@Davi Querze  Quais tensões tem nos pinos do PQ8908? tem 6 pinos é um CI de 2 mosfets. posta as tensões pino a pino.

perdão pela demora, até mesmo com os 2 mosfets na placa se eu injeto tensão por fora com a fonte de bancada após os mosfets incrivelmente o gate volta a 24v e a placa liga, quando tiro a tensão injetada por fora mesmo com a fonte conectada a placa perde os 24v do gate e para de ligar, se eu faço um jumper no mosfet de entrada entre dreno e source a placa não liga por que os 19v direto da fonte cai.

Postado
  • Autor
Em 22/01/2026 às 19:29, AMDRÔMEDA disse:

mosfet PQ8908
pino 1 - GND - 0v
pino 2 e 3 (interligados) tensão pulsando entre 4.8 e 3.4v e fica assim 4.8 ~ 3.4
pino 4 - GND
pino 5 - tensão pulsando entre 0,400 e 0,500 mv
pino 6 - tensão pulsando entre 0 e 0,300 mv

quando injeto 19v após os mosfets esse mesmo PQ8908 tem as seguintes tensões:
pino 1 - GND - 0V
pino 2 e 3 - a tensão pulsando de 4.8 cai pra 0 fixo
pino 4 - GND 0V
pino 5 - tensão fixa em 5.4v
pino 6 - 19v

Postado

@Davi Querze tensões nos dois lados de PR8949? Tensões em B,C,E de  PQ8904? E por fim tensões no PU8901.

Editado: por AMDRÔMEDA

Postado

To achando que esse AC_Short_Protection nao faria diferenca nao. No pior dos casos ele estaria matando o ACDET, mas se o ACEDET morre, supostamente era pra morrer o ACOK e o ACOK supostamente está em alto porque injetando 19 na linha de alta a maquina liga.

Esse circuito do OVP Protection circuit, esse sim tá com cara de malvado. Removeu Pq8904, se o problema tá ai a máquina starta.

Outra situacao que me aconteceu diversas vezes foram alteracoes em PC8915, PC8916, PR8965 ou PR8918.

Postado
  • Autor
Em 27/01/2026 às 17:47, AMDRÔMEDA disse:

@Davi Querze tensões nos dois lados de PR8949? Tensões em B,C,E de  PQ8904? E por fim tensões no PU8901.

PR 8949 tensão pulsando entre 0,400 e 0,500 mv 
PQ 8904 - pino 3 tem 2,6v 
PU 8900 - AC DET 2,6V / VCC 19V / AC OK 0V (só ativa se passar tensão nos mosfets)

Postado
  • Autor
10 horas atrás, infosquad disse:

To achando que esse AC_Short_Protection nao faria diferenca nao. No pior dos casos ele estaria matando o ACDET, mas se o ACEDET morre, supostamente era pra morrer o ACOK e o ACOK supostamente está em alto porque injetando 19 na linha de alta a maquina liga.

Esse circuito do OVP Protection circuit, esse sim tá com cara de malvado. Removeu Pq8904, se o problema tá ai a máquina starta.

Outra situacao que me aconteceu diversas vezes foram alteracoes em PC8915, PC8916, PR8965 ou PR8918.

eu pensei nisso, ACDET nao morre removi pq8904 e o sintoma permaneceu o mesmo
troquei PC8915 PC8916 PR8965 medi fora da placa e esta OK PR8918 medi fora e esta OK
esta bizarro esse defeito, eu vou trocar o pq8904 por outro e ver o que acontece.

Postado
  • Autor
10 horas atrás, infosquad disse:

o estranho é que quando removo a carga da placa removendo o shunt PRS8901 a placa libera os 19v na entrada por uns 20 segundos fica fixo sem cair e depois desse tempo cai novamente.
se eu removo o pq8902 a tensão fica fixa em 19v normal e o gate volta a ter 24v 

Editado: por Davi Querze

Postado

Detecção ativa de adaptador AC em nível ALTO com saída de dreno aberto. É puxado para o nível ALTO pelo resistor de pull-up externo quando um adaptador válido está presente (ACDETa acima de 2,4 V, VCC acima de UVLO, mas abaixo de ACOV e VCC acima de BAT). Se alguma das condições acima não for válida, ACOK é puxado para o nível BAIXO pelo MOSFET interno. Conecte um resistor de pull-up de 10 kΩ de ACOK ao resistor de pull-up

(Descrição do pino ACOK).

Postado

O carregador é original? O que acontece com o ponto entre os mosfets de entrada com o carregador conectado? Digo qual tensão tem no meio deles (Source de PQ8901). E quando injeta a tensão com a fonte de bancada no dreno de PQ8902 qual tensão nesse ponto?

Editado: por AMDRÔMEDA

Postado
hace 12 horas, AMDRÔMEDA dijo:

Detecção ativa de adaptador AC em nível ALTO com saída de dreno aberto. É puxado para o nível ALTO pelo resistor de pull-up externo quando um adaptador válido está presente (ACDETa acima de 2,4 V, VCC acima de UVLO, mas abaixo de ACOV e VCC acima de BAT). Se alguma das condições acima não for válida, ACOK é puxado para o nível BAIXO pelo MOSFET interno. Conecte um resistor de pull-up de 10 kΩ de ACOK ao resistor de pull-up

(Descrição do pino ACOK).

Entao... mas levando em conta isto....

En 22/1/2026 a las 17:07, Davi Querze dijo:

injetei 19v após os mosfets e a placa liga normalmente

Será que a placa liga sem ter o ACOK em estado alto e por consecuencia tendo um estado alto em AC_IN_OC# ?
Asus costuma ser seboso com isso.  Por isso nem perguntei.  Mas.... isto é multimarca e nao sabemos quem foi o engenheiro que programou o KBC nem se ele estava bebado no trabalho.

hace 12 horas, AMDRÔMEDA dijo:

O carregador é original?

Pelo que vi P_A/D_IN_DETECT trabalha somente em um circuito de Throttle. Mas sim... efetivamente lembro de muitos casos aonde se o jack nao aterrar a deteccao o ACDET/ACOK morre.  Será que tem algo que nao vi ?

E pra deixar o meu pitaco...

O mosfet comutador da bateria está ok ? (PQ8909)

Existe continuidade entre ambos terminais de PRS8901 e os pinos 1 e 2 do CI ?  Os capacitores dessses pinos estao presentes ?
Os mosfets que voce trocou, sao os mesmos que a placa tinha originalmente ?

A partir do Bq24780 ficaram chatos com isso.  Tanto os capacitores dos gates dos mosfets de entrada quanto os mesmos mosfets de entrada conseguem trolar a gente. Esse lance da capacitancia do gate é chato mesmo.

Outra que já me aconteceu é ter que trocar uns 3 BQ até achar um que levantasse os 25V pros gates.

Mas ANTES de trocar, realmente é bom continuar medindo e verificar tudo o que os colegas mencionaram. (ACDET, ACOK, REGN, etc)

Postado

Eu digo pra ver se o bq24780 esta aterrando o pino de acok pq essa placa usa um thermistor ligado ao pino CMPIN e acok nao vai para o super io como de costume ele so usa acok pra poder chavear pq8905 junto com a tensao de regn

Postado
  • Autor
14 horas atrás, AMDRÔMEDA disse:

O carregador é original? O que acontece com o ponto entre os mosfets de entrada com o carregador conectado? Digo qual tensão tem no meio deles (Source de PQ8901). E quando injeta a tensão com a fonte de bancada no dreno de PQ8902 qual tensão nesse ponto?

sim nesse caso o carregador é original e quando injeto tensão no dreno do 8902 a tensão do source de pq8901 funciona a 19v normalmente e o gate sobe para 24v normalmente tambem. ja até pensei ser algo na linha de CMSRC mas nao achei nada anormal

Postado
  • Autor
2 horas atrás, infosquad disse:

Entao... mas levando em conta isto....

Será que a placa liga sem ter o ACOK em estado alto e por consecuencia tendo um estado alto em AC_IN_OC# ?
Asus costuma ser seboso com isso.  Por isso nem perguntei.  Mas.... isto é multimarca e nao sabemos quem foi o engenheiro que programou o KBC nem se ele estava bebado no trabalho.

Pelo que vi P_A/D_IN_DETECT trabalha somente em um circuito de Throttle. Mas sim... efetivamente lembro de muitos casos aonde se o jack nao aterrar a deteccao o ACDET/ACOK morre.  Será que tem algo que nao vi ?

E pra deixar o meu pitaco...

O mosfet comutador da bateria está ok ? (PQ8909)

Existe continuidade entre ambos terminais de PRS8901 e os pinos 1 e 2 do CI ?  Os capacitores dessses pinos estao presentes ?
Os mosfets que voce trocou, sao os mesmos que a placa tinha originalmente ?

A partir do Bq24780 ficaram chatos com isso.  Tanto os capacitores dos gates dos mosfets de entrada quanto os mesmos mosfets de entrada conseguem trolar a gente. Esse lance da capacitancia do gate é chato mesmo.

Outra que já me aconteceu é ter que trocar uns 3 BQ até achar um que levantasse os 25V pros gates.

Mas ANTES de trocar, realmente é bom continuar medindo e verificar tudo o que os colegas mencionaram. (ACDET, ACOK, REGN, etc)

o comutador está ok eu verifiquei antes e até troquei ele por teste e o sintoma permanece.
os terminais do PRS8901 estão sim com continuidade e os capacitores dessa linha estão ok
eu troquei os mosfets por compativeis mas não originais da placa
e sobre o BQ eu troquei ele 3 vezes por outros, inclusive tirei um BQ de uma placa funcionando e coloquei nele e o sintoma foi o mesmo :(

Postado
  • Autor

estava pensando em burlar essa "proteção" pegando a tensão de A/D_DOCK_IN e jogar no source de pq8901 fazendo isso tudo funciona bem, mas tenho medo dessa proteção fazer falta em algum momento.

Postado
  • Autor
12 horas atrás, infocel technology disse:

Teria q fazer um teste se a tensao de acok e regn nao estao aparecendo ou estao sendo aterrada.

nesse caso REGN não cai fica fixo em 6v mas realmente o ACOK está aterrando, ele tenta subir mas cai em seguida

Postado
1 hora atrás, Davi Querze disse:

sim nesse caso o carregador é original e quando injeto tensão no dreno do 8902 a tensão do source de pq8901 funciona a 19v normalmente e o gate sobe para 24v normalmente tambem. ja até pensei ser algo na linha de CMSRC mas nao achei nada anormal

Nesse caso você injetou tensão no dreno de PQ8902 com o carregador conectado? 

Postado
  • Autor
9 minutos atrás, AMDRÔMEDA disse:

Nesse caso você injetou tensão no dreno de PQ8902 com o carregador conectado? 

exatamente com o carregador conectado, sem o carregador a maquina não liga mesmo injetando tensão no dreno de pq8902 por que você ignora algumas tensões como o A/D_DOCK_IN basicamente se eu faço igual a imagem a maquina liga funciona e da imagem

jumper addockin.PNG

Postado
hace 2 horas, Davi Querze dijo:

nesse caso REGN não cai fica fixo em 6v mas realmente o ACOK está aterrando, ele tenta subir mas cai em seguida

Verifica que o ACDET e o VCC do integrado de carga estejam estaveis.

O ACOK sobe cuando ointegrado está alimentado e detecta a fonte por meio de ACDET.

Considero que já deve ter tentado alimentar ele usando a fonte com 20V, mas mesmo assim vale a pena mencionar.

Estes casos fica mais bacana de analizar com um osciloscopio, ai dava pra ver a estabilidade de todas as linhas assim como também os valores que determinadas linhas como ACOK ou P_CHG_ACMOS_G_20 chegam a alcancar antes de morrer.

Postado

PRS8901. Esse resistor está adequado? Consegue outro igual para substituir para teste? Há uma pequena possibilidade de ser ele. (Outra coisa seria unir Dreno e source de PQ8901 com uma pinça. conectar o carregador e após isso remover a pinça. Para ver se ele se mantém ligado)

Postado
hace 10 minutos, AMDRÔMEDA dijo:

PRS8901

Será....  Shunt alterado é dificil, mas sem ter a placa em maos, é uma possibilidade viavel. Imagina se ele tiver um bolotao de solda ? 😆

Por isso que eu mencionava que era bacana usar o osciloscopio nestes casos.  Quando ha sobreconsumo (real ou nao), é normal que a linha de alta chegue a ter a tensao de VIN durante um breve momento.

Postado
3 minutos atrás, infosquad disse:

Será....  Shunt alterado é dificil, mas sem ter a placa em maos, é uma possibilidade viavel. Imagina se ele tiver um bolotao de solda ? 😆

Por isso que eu mencionava que era bacana usar o osciloscopio nestes casos.  Quando ha sobreconsumo (real ou nao), é normal que a linha de alta chegue a ter a tensao de VIN durante um breve momento.

Sim. Osciloscópio é indispensável para mim. 

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.