Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Dúvida sobre medição de componentes que estão (ou não) em curto.

Featured Replies

Postado

Eu estive trabalhando em um equipamento ano passado e comecei a ter algumas dúvidas.

Me informaram que não se mede resistência com a placa sendo alimentada, porém na ocasião eu não estava medindo resistência por querer, estava tentando detectar curto porém meu multímetro tem junto a escala de diodo junto com até 6k de ohm.

Aqui começou a surgir minhas dúvidas quando estava trabalhando em outro equipamento.

Com a placa desligada nada apresenta curto, mas é só plugar a fonte que aparece o curto. Porém se eu alimento, pode ser 1V, o curto some. Por que acontece isso?

Não consegui achar o curto de verdade pois não tinha como alimentar pra descobrir qual componente estava com defeito, pois o curto sumia. Isso significa que ali não tem um curto de verdade? Ou será que pode ter um defeito mas não um curto em si?

Postado

Tá embolando as coisas legal pelo visto.

O multimetro para realizar certas medicoes trabalha com uma determinada tensao/corrente em seus terminais.  Daí que se voce tenta medir um circuito que esta alimentado, voce está basicamente bugando a medicao. Talvez voce tem um multimetro que trabalha com 0.6V em seus terminais e tá tentando medir uma linha aonde tem 1V.... bugou.
Dá pra voce ver isso medindo um multimetro com outro.

Para achar um curto em uma linha, primeiro voce deve achar um valor baixo em ohms com relacao ao GND. COM A PLACA SEM ENERGIA
Segundo, é importante que essa linha nao tenha a tensao nominal.  Uma linha de 1V que aprensenta na saida 1V estavel, nao está em curto, no máximo tem algum sobreconsumo.

Uma vez que voce identificou que a linha realmente esta em curto (valor proximo ao zero em ohms e sem tensao na saida da fonte/regulador ou com tensao abaixo do esperado), voce pode injetar 1 (UM) volt na linha ou menos.
O componente que está em curto irá ser o caminho mais fácil para as cargas elétricas chegarem ao GND e gracas a lei de Joule ele irá aquecer.
Fora isso é recomendável trabalhar com uma corrente baixa (tipo 500ma) e ir aumentando somente se nada esquentar.  Se meter 5A de porradao vai acabar torrando alguma trilha da PCB.

E se nada aquecer com 1V.  Aí entra a parte bonita.  Se voce entende o que está fazendo pode aumentar a tensao, se voce nao entende, pode acabar jogando uma tensao X (5, 10, 20V) que vao encontrar caminho ao CPU, chipset ou GPU e voce basicamente vai destruir a placa.

Por isso é tao importante entender o funcionamento de um buck converter, mosfets, Dr.MOS, etc.

Postado
  • Autor

A linha em questão é a de 5v, com a placa desligada sobe a resistência normal, mas quando eu plugo a fonte ela ficava igual a encostar as pontas do multímetro. Depois testei com um multímetro que tem escala de diodo separada e ele faz a mesma coisa. Dai estou ficando confuso.

Então pra botar um ponto, não encontra curto com a placa energizada.

Então usando esse mesmo caso que eu estava citando, como eu encontraria o defeito sabendo apenas que não sobe os 3v e 5v que deveriam ter com a fonte apenas conectada porem não acusa curto com a placa sem a fonte?

Postado
hace 1 hora, MJVFC dijo:

Então pra botar um ponto, não encontra curto com a placa energizada.

Exato

hace 1 hora, MJVFC dijo:

Então usando esse mesmo caso que eu estava citando, como eu encontraria o defeito sabendo apenas que não sobe os 3v e 5v que deveriam ter com a fonte apenas conectada porem não acusa curto com a placa sem a fonte?

Pra diagnosticar um controlador de fonte temos que entender basicamente como ele funciona

Tem uns videos no youtube de um cara usando um microfone horrivel, mas pode ajudar.
A base de funcionamento do 51125 continua valendo até para controladores de fonte atuais, acima de 10a gen

Postado

Acontece por que o curto não tá na entrada do circuito, provavelmente em algum setor q só ativa após iniciar. Como hoje em dia eles colocam um CI com várias funções, as vezes uma delas entra em curto. As vezes alguma já fica ativa sem energia, mas outras q só ativam qnd o circuito funciona. 

Postado

Já peguei diodo que só entrava em condução(curto) quando injetava tensão, no multímetro dava normal. 

Postado
hace 1 hora, 12l08222 dijo:

Já peguei diodo que só entrava em condução(curto) quando injetava tensão, no multímetro dava normal. 

Entao, mas no caso de um semicondutor voce percebe a falha pela alteracao que ele acaba gerando no circuito.

No caso de uma linha, se vamos considerar o fato de que por exeomente nessa hora ele vai gerar um sobreconsumo na mplo... X setor do CPU que esta em curto, se ativa somente no momento que ele comeca a trabalhar e slinha de VCore.... é perfeitamente viavel, mas aí já o diagnostico pula do multimetro para o osciloscopio.

Postado
  • Autor

Negócio vai ficando só mais difícil, eu aprendo uma coisa e não uso pq sempre aparece um defeito diferente...

O pior equipamento é sempre o próximo kkkkkkkkk

Postado
  • Autor

Aliás, eu não tenho fonte de bancada...na verdade já compramos, mas estamos achando que extraviou, tem umas empresas que estão colocando a etiqueta de entrega direto na caixa dos produtos e enviando, então se tiverem feito isso acho que a chance de terem roubado é grande.

Amazon tem feito isso demais, e recentemente até Mercado Livre...

Mas paciência, torcer pra ser somente atraso na entrega, dai quando ela chegar vou ver se vou ter um diagnostico mais preciso das placas

Postado

Tem analizador de carga ?

Um bichinho destes já é um adianto.

Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se.

Voce pega uma fonte de 20V e bastante corrente, faz um jack usb pra ela... entra no analizador de carga, dai voce faz um cabo que seja usb para pino de toshibao e usa só os adaptadores. 

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.