Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Samsung NP550X /BA41-02814A Rev. 1.1/ Conector DC Quebrado (Placa)

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

Pessoal tudo bem?

Recebi este notebook como sucata, sofreu um esmagamento que quebrou a carcaça, conector DC, e Placa Mãe quebrou onde deveria vir o +19 na placa.

Estou querendo montar um frankstein para a bancada, pois a troca de componentes não vale a pena, e estou precisar de um pc para ficar na bancada.

Não estou achando esquema eletrico dessa placa e também sou bem iniciante na eletronica, não tenho muita confiança na leitura ainda.

Preciso saber onde fazer o jumper dos 19v, cou colocar um conectar com fio, somente para dar contato mesmo e conseguir ligar a placa.

Vou Anexar 3 fotos, duas no detalhe onde deveria ficar o conector DC JACK, sendo frente e verso da placa e uma mostando a placa toda.

Preciso de ajuda para identificar o ponto de entrada da tensão do carregador adequado, e ali vou soldar um fio com conector improvisado.

WhatsApp Image 2026-02-11 at 18.16.02 (1).jpeg

WhatsApp Image 2026-02-11 at 18.16.02 (2).jpeg

WhatsApp Image 2026-02-11 at 18.16.02.jpeg

Postado
14 minutos atrás, amtc disse:

Boas:

Ver indicação na imagem.

Boa sorte

Obrigado, eu fuçando aqui, sem conseguir esperar liguei nos bobinas, creio que tenha o mesmo efeito certo?

Desta forma o notebook não ligou.

Medi no primeiro Mosfet, do lado da DCJACK tem 19 do outro lado zerado.

Medi a resistencia dos mosfets, ele apresentam cerca de 520 na escala de continuidade, de um lado e infinito do outro, acredito que como deve ser.

Tentei injetar os 19v apos o primeiro mosfet, na seta laranja da imagem, e o a placa ligou e deu video.

Estou em duvida de como prosseguir, o que devo testar a seguir?

WhatsApp Image 2026-02-11 at 19.12.25.jpeg

• Moderador Global
Postado
2 horas atrás, newtechinfo disse:

Será que seria mais correto abrir outro tópico para o problema Eletronico da Placa?

Pode continuar nesse tópico mesmo.

Sobre sua dúvida relacionada ao mosfet.    O fato dele não chavear pode ser que ele esteja danificado ou que não esteja recebendo o sinal no gate que o faça transferir os 19V de um lado para o outro.    Esse sinal normalmente vem do ci de charge, teria que fazer as medições nele e tentar descobrir o que está acontecendo.

Se vc deixar como está, com um fio soldado após ele, a placa funcionará normal (como vc já viu).  Porém, pode ser que tenha problemas no carregamento da bateria, se é que vc vai usar, e também perderá um mosfet de proteção.

• Joinha 1
Postado (editado)

@curtolo Fiz o que falou, na verdade retirei o mosfet e fiz um jumper entre source e dreno, a placa funciona, bateria carregando... agora tentando uma ganbiarra na carcaça para fazer ficar de pé.....

Obrigado Logo que a resina curar eu posto uma foto com o resultado.

Editado: por newtechinfo

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...
.