Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Função do sinal de reset

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá pessoal tenho pesquisado aqui no forum mas ainda não encontrei algo que explique bem o proposito do sinal de reset que os chips SIO, PS, PN, CPU recebem se alguem poder me dar uma luz eu agradeço.

 

                                        ********************

 

image.php?di=XS9E

 

TÓPICO TRANCADO!!!

 

 

Tópico fora dos padrões do forum.

Para mais informações acesse:

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

O sinal de reset é para que todos os CIs possam se comunicar entre si iniciando todos do ponto zero. Quando a gente liga a placa alguns componentes inciam e outros demoram um pouco mais até serem ligados. Normalmente temos tensão de bios e sio para a placa ligar, depois temos o processador, depois bga sul e bga norte. Como iniciam em tempos diferentes, o SIO então envia um sinal de reset para que todos entrem em sincronia. É isso que sei.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@leaolima, e a que conclusões chegou, por curiosidade?

É o que nosso colega Gilson falou o sinal serve para sincronizar os chips indicando qye estão prontos para funcionar assim quando a cpu comecar a processar todos os outros chips estaram prontos. Geralmente a sequencia SIO PS PN CPU.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E como é o tipo de onda desse sinal?

 

Não acho que seja Corrente contínua...

 

É um pulso com duração de 0,5s que dependendo da placa, chega a 5v.

Pode ser testado no pino A15 do slot PCI (placa Desktop) com o multímetro analógico:

Ponta vermelha no 5v da fonte e a ponta preta no slot PCI. Ao ligar (ou desligar) a placa pelo botão Power, será "visto" um pulso de cerca de 5v (A agulha vai até 5v e retorna ao zero).

Este pulso também poderá ser  visto com o oscilosópio.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E como é o tipo de onda desse sinal?

 

Não acho que seja Corrente contínua...

 

 

Como assim? Você disse achar algo diferente e agora concordou? Não entendi nada. Em primeiro lugar pode ser testado com multímetro digital. Quando falei sobre esse sinal eu não disse "acho", eu disse que daria para testar. Quando não temos certeza dizemos "acho", mas diante da certeza nós dizemos "é assim".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe Gilson, acho que não entendi direito o seu questionamento.

 

Desculpe se nas minhas respostas dei á entender contradição, em nenhum momento quis expressar desta forma.

 

Entendo que o sinal pode ser testado com o multímetro, mas fiquei curioso quanto á forma de onda.

Sou iniciante do ramo de eletrônica digital por enquanto, sempre notei esse sinal na placa de diagnóstico e fiquei curioso. Peço desculpas se fui contraditório, mas realmente essa não foi a finalidade das minhas respostas.  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E como é o tipo de onda desse sinal?

 

Não acho que seja Corrente contínua...

 

É um pulso com duração de 0,5s que dependendo da placa, chega a 5v.

Pode ser testado no pino A15 do slot PCI (placa Desktop) com o multímetro analógico:

Ponta vermelha no 5v da fonte e a ponta preta no slot PCI. Ao ligar (ou desligar) a placa pelo botão Power, será "visto" um pulso de cerca de 5v (A agulha vai até 5v e retorna ao zero).

Este pulso também poderá ser  visto com o oscilosópio.

 

Mas a tensão no pino A15 do slot PCI apos o start da placa e o pulso de reset não estabiliza em nivel alto 3.3v ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas a tensão no pino A15 do slot PCI apos o start da placa e o pulso de reset não estabiliza em nivel alto 3.3v ?

 

Com o procedimento indicado para a a medida, não.

Veja que usei como referência a tensão de 5v da fonte (pontas de prova invertidas).

Se medir diretamente, ou seja, ponta preta no negativo e ponta vermelha no slot PCI, aí sim terá uma tensão de nível alto, que acredito não importar nesta medida.

Já fiz este teste em diversas placas e o resultado é o que descrevi, lembrando que para verificar pulsos, o multímetro analógico é o ideal porque sua leitura é mais rápida se comparada ao digital, que tem taxas de amostragem "altas" para o teste de pulsos. Multímetros digitais são excelentes em precisão nas medidas, enquanto que o analógico é excelente para medidas rápidas (pulsos).

 

Pode-se verificar isso com uma placa de diagnóstico (debug card) em que ao ligar a placa (em bom estado), o led RESET se acende e após meio segundo se apaga, indicando a presença deste sinal.

Vendo o funcionamento destas debug card, cheguei a conclusão que fazendo o teste do reset com o analógico é muito mais confiável.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda aproveitando a pauta do tópico, quem é o responsável pela geração do mesmo? Se eu não encontrar esse cara na placa, á quem devo culpar?

 

Estou com um Samsung na Bancada que está mandando algo abaixo dos 0,5V pelo Reset, por coincidência ao tópico, mas não encontrei no esquema qual a origem do sinal. Encontrei algo como sendo descrito como a PCH, mas me questionei quanto á minha interpretação do esquema neste ponto.

 

Penso que talvez seja gerido pelo Super I/O, estou correto?

Logo, uma placa sem o Reset precisa de uma revisão ou substituição do Super I/O?

 

Vlw galera!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não existe um sinal de reset e sim um circuito de reset, com várias etapas.

 

ou seja, há imensos sinais de reset numa placa de desktop, emitidos e recebidos pelos mais diversos controladores e componentes da placa. cada sinal, mediante o seu contexto, terá um significado diferente, embora objectivo similar, que explicando de forma simples acaba por ser um relatório de eventos por parte do emissor que pretende colocar o receptor num estado pré-determinado...

 

o problema é sempre compreender o contexto e é com isso que o técnico se deve preocupar, porque sinais como a15 no slot pci em si mesmos significam muito pouco, se não entendermos o funcionamento da placa e como eles se enquadram no mesmo. basicamente, são sempre fragmentos, retalhos e nunca um tecido coerente.

 

este circuito de reset deve ser integrado em outros. não basta a tríade tensão, clock, reset. isso são conceitos muito importantes, mas essa triade já cheira a mofo... frase feita que sabemos logo de onde vem...

 

há concepções que incluem o circuito de powergood no de tensão (concordo com essa perspectiva) e outras que o entendem como algo à parte.

 

mas a título de exemplo, uma grande dor de cabeça costuma ser o circuito de "data".

 

voltando ao reset, a concepção que subentende uma progressão tendencialmente de sul para norte não é que esteja errada, mas também não tem em conta as ramificações do circuito.

 

podemos dizer que ele inicia no circuito rtc e termina no cpu, para não avançarmos mais, mas é algo que se expande e ramifica por toda a placa, por variadíssimos controladores de diversos componentes "pensantes"  8) (costumo dizer assim, acho engraçado) ou por onde circula "data".

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

lembrei-me que uma forma interessante de estudar e compreender esse circuito é, numa placa boa, deixar fazer o boot e depois fazer reset nos terminais que vão ao botão da carcaça.

 

depois, com o esquema, ir procurando todos esses sinais, um por um, e perceber o que acontece com eles, assim como o que acontece com outros circuitos. também se pode e deve fazer por etapas, claro.

 

depois, comparar com a forma como o circuito de reset se comporta durante o start da placa.

 

o conhecimento que se pode adquirir num exercício desses é muito substancial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...