Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts em destaque

Postado

Olá pessoal, tudo bem?

Meu nome é Wellington, sou hobbysta na área de eletrônica, faço reparos e mods em equipamentos por diversão. Tenho TEA (Transtorno do Espectro Autista), então às vezes posso demorar um pouco para responder ou me expressar, mas estou sempre buscando aprender e evoluir na área.

Recentemente acabei danificando uma placa e, com o impacto, perdi um capacitor identificado na PCB como PC162. O equipamento continua funcionando normalmente, porém gostaria de saber a especificação correta desse capacitor (valor, tensão e tipo) para adquirir outro e realizar a substituição adequada.

No momento não consigo tirar uma foto da minha placa, então anexei um print de uma imagem encontrada na internet apenas para referência.

Identificação da PCB: MSIP-REM-MSQ-D009PI2

Se alguém tiver o esquema, datasheet ou puder informar as especificações desse componente, ficarei muito grato.

Desde já agradeço a atenção e a ajuda de todos!

image.thumb.png.b220805d44ea70f02d2a671f32e65682.png

• Joinha 1
Postado

boa tarde. dei uma pesquisada nao encontrei o esquema para esse modelo, mas olhando em esquemas parecidos encontrei na posiçao c162  capacitor de 6.3v 0.1uF, e sempre na linha de 0.8V, meça a voltagem nessa linha se for a de 0.8v o capacitor é esse. caso nao for verifique a voltagem compare com a  do capacitor ao lado, se for a mesma coloque igual o capacitor ao lado

• Joinha 1
Postado (editado)

Ele é hobista, então, provavelmente ele não deva ter um capacímetro para realizar a aferição de valor do capacitor, mas sim, PC162 é exatamente o mesmo valor de PC161, inclusive, estão ligados em paralelo, e estão em uma linha de tensão de 12V genérica:

image.png.ece5967de72aac5dd979e124fe149f93.png 

MLCC 10UF/16V(1206)X7R 10%//TAIYO/EMK316B7106KL-T

Com esse parâmetro (em roxo), vai encontrar facilmente no Mercado Livre, por exemplo.

Flw...

Editado: por nagkiller
  • Joinha 1
Postado (editado)

No circuito onde os dois capacitores foram citados acima, são utilizados capacitores de 10uF e 16V, em uma linha genérica de 12V conforme a descrição em roxo e imagem anexada!

Se o autor do tópico não encontrar o capacitor com a tensão de 16 Volts e colocar o capacitor de tensão de 10 Volts, conforme sua informação, termos problemas de Amperes queimados ou superaquecimento + aumento de consumo (curto ou explosão), não é mesmo?

Na linha de tensão de 12V não podemos adicionar capacitores de tensão menor que a especificada no componente, mas sim, sempre maiores!

Datasheet do componente (EMK316B7106KL-T) : 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
 (EMK316AB7106) e 

Os dados do componente estão especificados em roxo:
Capacitância: 10uF (microfarad)
Tensão: 16 Volts
Encapsulamento: 1206 (SMT)
Dielétrico: X7R (cerâmico, estável em temperatura)
Tolerância: 10%

Modelo: EMK316B7106KL-T

Pino 1: +12V_EXT_A_F (linha de 12V que alimentar os reguladores DC-DC que converterão os 12 V em tensões menores (1 V, 1.8 V, 5 V etc...) que servem para alimentação de GPU, VRAM, etc.)
Pino 2: GND

Flw...

Editado: por nagkiller

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...
.