Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Acer Nitro ANV15-51-54D / DA0ZYPMBAF0 Rev F / Não está ligando

Featured Replies

Postado

Boa noite,

Queria uma ajuda dos colegas... Estou com um notebook Acer Nitro de referência acima citado.

Quando tento ligá-lo, nenhum sinal de vida, morto. Vendo alguns cometários no fórum, vi falado desse modelo de notebbok com o mesmo problema, então decidi abri-lo para tentar algo.

No comentário diziam para verificar o início da entrada de alta +VIN, diretamente no PR6004, medindo nele, eu não tenho tensão. Fui voltando com a medição desse ponto até onde a tensão chegava, e no PQ6000 a tensão chegava no dreno, mas não passava para o outro lado, então pensei que o defeito seria ele, no entanto resolvi remover o PR6004, e removendo a tensão chega até o último mosfet antes do PR6004, o PQ6010. Estou me baseando nessa imagem enviada aqui no fórum, aparentemente o esquema elétrico parece igual, mas essa imagem é de uma placa DA0ZYPMBAE0, o final da referência dessa placa é diferente da minha.

Não sei se estou indo no caminho certo, por isso peço ajuda. Agradeço.

Generated_Image.png

Postado

amigo, pra essa tensao passar pro outro lado tem que ter 25v no gate do transistor, verifique pra nos qual e o chip controlador de energia desse setor, geralmente e o charger.

Editado: por Marcelo Leal Lemos

Postado

ACER precisa ter Acdet e ACok chegando no charger para liberar o gate do mosfet de entrada, se nao reconhece nao vai ter nunca os 25v para alimentar o gate. muitas vezes falha do acdet é o conector de carga.

Postado

pode por na fonte de bancada e alimentar linha com 23 ou 23.5v que vai chavear e liberar aparelho a funcionar, se for essa parte a falha

Postado
  • Autor

@Supporte @Marcelo Leal Lemos Boa noite amigos, não entendi muito o que foi explicado, mas no caso, esse transistor (3), no gateway dele, deveria aparecer 25v, para poder liberar para o source, e consequentemente alimentar o transistor (4), seria isso?

Se for assim, realmente não está aparecendo o gateway e nem o source no transistor (3), mas quando eu retirei o resistor PR6004, ele chegou a apresentar os 19v nos dois lados, EXCETO NO GATEWAY, do transistor (3) e (4), morrendo essa tensão na primeira perna do resistor.
O colega tb me orientou com a fonte de bancada alimentar a linha com 23v, no caso seria diretamento no DCJack?
Estou enviado a foto da placa e da área do possível problema.

Agradeço muito a colaboração e a ajuda para eu prosseguir no conserto.

Image_nitro1.jpeg

Image_nitro2.jpeg

Editado: por idealinfo

Postado

isso 23 direto no jack, muitos tecnicos de not usam fonte ja assim, vc tn pode injectar 24 ou 25 no gate do transistor ver se abre libera, ai vc ja busca falha nessa linha,.

Postado

bom dia, amigo meça com o multimetro e a placa sem energia nos transistor 1 e 2 se estao em curto, verifique tambem com multimetro na resistencia grandona R005 se nao tem curto a terra logo se vc tiver na bancada uma fonte simetrica solde um fiosinho na resistencia grandona R005 e injete 19v nela e veja se a placa liga, se ligar o seu problema esta no circuito charger que temos que identificar que chip e

Postado
  • Autor

@Supporte @Marcelo Leal Lemos Boa noite... Injetando os 23v ou 24v diretamente no jack não liga, no entanto, começam a esquentar os transistor depois do jack que estão na parte de trás do transistor (1), então desliguei imediatamente.

Medindo os transistor (1) e (2), eles estão bons, quando fui medir os transistor (3) e (4), no (3) está bipando nos dos lados do source para o dreno, como do dreno para o source, e no (4) está conduzindo nos dos lados "sem bipar".

Vale salientar que eu coloquei o resistor PR6004 de volta no lugar... Pode acontecer que algum curto posterior ao resistor influencie nessa medição errada? Então será melhor tirar os transistor (3) e (4) para medir fora da placa?

Se eu injentar os 19v diretamente no resistor não danificará algum outro componente e piorar a situação não??? Se eu puder realemente realizar esse teste, eu aplico os 19v no resistor mesmo?? No lado do transistor (4) ou no outro lado?

Valeu mesmo pela a força!!!

Postado
5 horas atrás, idealinfo disse:

@Supporte @Marcelo Leal Lemos Boa noite... Injetando os 23v ou 24v diretamente no jack não liga, no entanto, começam a esquentar os transistor depois do jack que estão na parte de trás do transistor (1), então desliguei imediatamente.

Medindo os transistor (1) e (2), eles estão bons, quando fui medir os transistor (3) e (4), no (3) está bipando nos dos lados do source para o dreno, como do dreno para o source, e no (4) está conduzindo nos dos lados "sem bipar".

Vale salientar que eu coloquei o resistor PR6004 de volta no lugar... Pode acontecer que algum curto posterior ao resistor influencie nessa medição errada? Então será melhor tirar os transistor (3) e (4) para medir fora da placa?

Se eu injentar os 19v diretamente no resistor não danificará algum outro componente e piorar a situação não??? Se eu puder realemente realizar esse teste, eu aplico os 19v no resistor mesmo?? No lado do transistor (4) ou no outro lado?

Valeu mesmo pela a força!!!

Amigo retira os transistores fora para medir se o curto e realmente neles ou em outro componente.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.