Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Estufa de Baixo Custo

Featured Replies

Postado

É isso ai pessoal para quem mexer com BGA e precisa de uma estufa boa e que não seja necessário gastar muito estou colocando o meu modelo.  Essa ela esta controlada para funcionar a 60 graus.

Materiais:

*Madeira

*Prego

*dobradiças de metal

*Puxador

*Termostato programado micro controlado

* Timer

* lampada de secagem infrared de 250 wats.

* massa corrida para madeira

* Lixa para madeira

* Tinta

Bom pessoal as únicas coisas que foram um custo maior foram os Termostato,Timer e a lampada infrared de secagem.

Antes de mexer com a BGA o correto é colocar a placa na estufa durante 6 à 8 horas com a temperatura de 60 graus, pois essa lampada é muito forte.

Diâmetros:

Externo;

* 42,5 cm Altura

* 62,5 cm Largura

* 41,5 cm Profundidade

Interno:

* 38 cm de altura

* 59,5 cm de Largura

* 38 cm de Profundidade

bom pessoal se não quiser colocar a lampada de secagem da para substituir por 4 lampadas de 100 wats cada incandescentes.

Abaixo ela concluída

Bom pessoal espero ajudar qualquer duvida é só entrar em contato.

Abraço e sucesso a todos.

SAM_1590.jpg.6f2f93cab22a141f9187717e0a211570.jpg

• Respostas 103
  • Visualizações 33,9k
  • Criado
  • Última resposta

Principais posts deste tópico

Most Popular Posts

• Tech work que bom que perguntou e ai vai pro pessoal tambem , alem da tinta interna que foi prata tem 3 chapas de Inox usado nos fundos e laterais, mas não é necessário. Pra mim essa estufa saiu o pre

• Pessoal, fim de semana fiz essa estufa da foto abaixo, esta é minha versão 2.0 porque a primeira tinha feito de compensado. Utilizei 1 lampada incandescente de 60W que deu uma temperatura interna de 4

• Cara, se você usar essas duas resistências não vai conseguir uma estufa mas será quase um forno para ressolda de toda a placa... O ideal mesmo é algo que fique em torno de 60-80 graus e que possa fi

Imagens Postadas

Postado

Que Material foi usado no interior da estufa, e exteriormente essa cor cinza e verde, uma pegunta não muito legal mas quanto lhe saiu essa estufa??

Postado
  • Autor

Tech work que bom que perguntou e ai vai pro pessoal tambem , alem da tinta interna que foi prata tem 3 chapas de Inox usado nos fundos e laterais, mas não é necessário. Pra mim essa estufa saiu o preço de 20,00 pois todos os equipamentos usados meu cunhado me deu. mas pelo que sei não fica caro e a madeira eu achei na rua pedaços de guarda roupas e etc..

Postado

Po valeu por estas dicas...rsrs tem uma portas de armário aqui em casa que vou usar rsrs..Obrigado quando eu fizer lhe mando fotos!

Postado
  • Autor

Faça e me mande precisando estou aqui. Não esqueça de aplaudir.

Até mais

Postado

Po sei que é chato mais néh eu achei muito massa sua estufa e queria fazer uma bem semelhante, seria possível você me passar o modelo do timer e do Termostato??

Postado
  • Autor

Não é chato não cara estamos aqui pra isso. rsrsrs

Link termostado

Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se.

Link Timer

precisando estamos aqui.

• 2 semanas depois...
Postado

quanto tempo tem que ficar na estufa para desumidificar a placa e não seria 100° grau a placa tem que ficar para não empenar?

Postado
  • Autor

Bom amigos a 100 ºC com uma lampada de secagem que nem a que eu usei de 250 wats ela quase destruiu a estufa.

Regulei para 50 ºC e não causou problema algum.

Se não for usar com regulador pode ser colocado 3  lampadas de 100 incandescente

Fica a dica tem mais uma que vo postar de mais baixo custo ainda.

E estou preparando as fotos.

• 2 semanas depois...
Postado

Tem uns pedaços de MDF aqui, vou fazer uma tbm! muito bom

• 2 semanas depois...
Postado

Boa a dica da estufa. Serve pra qualquer tempo. Aqui no nordeste como é bastante calor, sempre colocava as placas no sol durante 1 hora, mais ou menos, e ficavam boas para trabalhar sem umidade. Com essa dica, podemos esquentar as placas mesmo em baixo de chuva. Me refiro ao tempo lá fora tá. hehehe

Postado
  • Autor

Scorpius_1: E ai amigão blz??

Fica a dica:

Deixar a placa no tempo corre o risco de E.S.D e assim o risco de queimar componente ou até a placa inteira e conforme a forma que você colocar a placa no tempo também a risco de empenar, estufar a placa cois em uma placa de note ou PC são camadas em cima de camadas alem tambem de causar oxidação nos componentes.

Sendo: da pra fazer a forma que você esta fazendo mas não é aconselhável, e corre muito risco e sempre vem a questão de um serviço profissional.

Serviço profissional é garantia de novos clientes.

Abraço.

Postado

Fala ai inovetec. Blz?

Olha só. Eu fazia isso qd trabalha com manutenção de TV. Colocava no sol depois de lavar a placa, mas ficava no máximo 2h.

Como mudei de área e passei pra manutenção de micros e notebooks, nunca mais fiz esse procedimento pois sei dos riscos.

Só pra esclarecer. ;)

Abçs.

Postado

axo muita potencia será que se melhorando a isolação térmica não precisariamos de menos potencia e fazer axo com o volume da estufa variavel assim gasta menos energia?

• 2 semanas depois...
Postado

Pessoal, boa noite. Minha pergunta pode parecer boba, estou fazendo uma estufa utilizando uma CPU antiga grande, porém a placa mãe vai ter que ficar em pé dentro dela, isso poderia causar algum dano aos componentes desta. Grato.

Postado

Pessoal, boa noite. Minha pergunta pode parecer boba, estou fazendo uma estufa utilizando uma CPU antiga grande, porém a placa mãe vai ter que ficar em pé dentro dela, isso poderia causar algum dano aos componentes desta. Grato.

O Interessante é sempre deixar a placa de forma que ela fique toda  apoiada, pode até utiliza-la em pé mas é bom fazer o recomendado!

Ai vai uma dica tente fazer um suporte para que a placa não encoste na carcaça e coloca o gabinete DEITADO!

Postado

O Interessante é sempre deixar a placa de forma que ela fique toda  apoiada, pode até utiliza-la em pé mas é bom fazer o recomendado!

Ai vai uma dica tente fazer um suporte para que a placa não encoste na carcaça e coloca o gabinete DEITADO!

Blz. amigo, consegui um outro gabinete que dá pra montar deitado, assim que tiver pronto vou postar as fotos. Abraço

Postado

Olá Marques,

Não acho aconselhável se o gabinete for de metal. Dissipa o calor muito rapidamente e vc não conseguiria a temperatura necessária.

Creio que o melhor seria de compensado ou MDF.

Postado

Olá Marques,

Não acho aconselhável se o gabinete for de metal. Dissipa o calor muito rapidamente e vc não conseguiria a temperatura necessária.

Creio que o melhor seria de compensado ou MDF.

Com certeza amigo, contudo pretendo fazer isolamento interior com mdf, aproveitando para fazer o suporte para as placas. Se der certo eu posto depois as fotos, o projeto está devagar muito serviço pra fazer, rsrsrsrs

Um abraço

• 5 semanas depois...
Postado

E uma estufa neste padrao so que ao inves de colocar umas lampadas usarmos uma pistola de ar tipo essa Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se.

Nao e tao cara,e usando a 220° C,em 15 minutos a placa ja esta desumificada

O que acham da ideia?

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.