Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Estufa de Baixo Custo

Featured Replies

Postado

Gostei dessa ideia do forno e vou fazer uma experiencia por aqui também!!!

Se gostou da apluso..

procura forno que começa acima de 50 graus e fique ligado direto, pois a maioria começa acima de 100graus e timer de 60mim

• Respostas 103
  • Visualizações 33,9k
  • Criado
  • Última resposta

Principais posts deste tópico

Most Popular Posts

• Tech work que bom que perguntou e ai vai pro pessoal tambem , alem da tinta interna que foi prata tem 3 chapas de Inox usado nos fundos e laterais, mas não é necessário. Pra mim essa estufa saiu o pre

• Pessoal, fim de semana fiz essa estufa da foto abaixo, esta é minha versão 2.0 porque a primeira tinha feito de compensado. Utilizei 1 lampada incandescente de 60W que deu uma temperatura interna de 4

• Cara, se você usar essas duas resistências não vai conseguir uma estufa mas será quase um forno para ressolda de toda a placa... O ideal mesmo é algo que fique em torno de 60-80 graus e que possa fi

Imagens Postadas

Postado

também tenho um projeto para fazer uma estufa com varias divisórias , controlador digital de temperatura e humidade para deixar mais econômica possível, mas falta tempo e prefiro ir usando o que tenho.

• 2 semanas depois...
Postado

rbmoreira,

Qual o forno que vc usa?

Tem espaço suficiente pra placas maiores?

Preciso comprar/fazer uma estufa, mas a opção do forno seria mais interessante e sem stress.

sds,

Nilson Costa

Postado

nilsoncosta_ba ,

qualquer um serve, os de 30L acho que já dão conta até para placa de PC, eu uso um de 38 Litros, o maior é de 42 litros.

o bom da estufa é que pode fazer uma para colocar a placa em pé dando para colocar varias placas ao mesmo tempo.

Postado

4 lâmpadas ? vc quer fazer um forno ? rs

o preço dava para comprar um forno elétrico, menos espaço e mais profissional

eu uso um de 1600watts e ele liga de 5 em 5 mim + ou -  e quando liga fica 10 segundos e desliga,  já fiz as conta e é mais barato que uma lâmpada de 60w ligado direto

Valeu pelas respostas. Vi realmente bons fornos elétricos. Mas não tenho certeza se eles aguentam regime de uso intensivo. Por exemplo, com duas placas pra desumidificar ele teria que ficar ligado 48horas seguidas, não é? É este o regime de uso que vc utiliza (desumidificação ~24 horas por placa)?

O forno aguenta?

Outra coisa, vc disse que o consumo é praticamente o mesmo de 4 lâmpadas. O forno tem 1600w; as quatro lâmpadas juntas de 25w cada dá um total de 100w. Teria que ver o regime de funcionamento de ambos os casos (tempo ligado/desligado) pra fazer o cálculo ou pelo menos uma estimativa. Que valores vc usou para calcular (se vc não se importar gostaria de rever os cálculos. Somente se vc não se importar...).

Parabéns por compartilhar. Medalha adicionada!

Postado

essa estufa foi usada lâmpada de 25w, mas o pessoal usa 1 lâmpada de 100w.

eu uso em média 4 a 6 horas

Postado

rbmoreira,

4 a 6 horas no forno a quantos ºC?

Este período serve também para os casos em que a placa é lavada?

Postado

eu comprei um forno elétrico da Philco por R$299 que faz o mesmo serviço... vai a dica pra quem quer comprar algo pronto!!

• 1 mês depois...
Postado

Cassio

gostei da ideia da estufa que vc mostrou do ML

vc deixa ela de um dia para o outro? qual o consumo dela no fim do mes?

Postado

O consumo é mínimo e não chega a fazer diferença na conta, ainda mais que não é todo dia que tenho reball para fazer e quando tenho também posso colocar mais de uma placa na estufa.

Postado

ai esta a minha estufa de mdf. bem simples nada de especial (ainda não forrei com papel aluminio) mas pode ser que sirva de inspiração pra alguém

se alguém tiver alguma opinião ou dica que possa melhorar essa estufa sera bem vindo

09102013288.jpg.ef6fbd2cac24c2f8ff60fc323c9a48a5.jpg

09102013289.jpg.820c9d0b793e223e9a511136a9619cb5.jpg

09102013290.jpg.2c6a8fa54d82e127eee463de28f1fce9.jpg

Postado

É amigos, a vida não ta fácil pra ninguem e eu não ganho quilometros de vantagens!!!! essa é apenas uma estufa  feita com uma simples caixa de papelão  totalmente isolada e com uma lampada de 100 w. gostaria que os veteranos  complementassem o post  com dicas e formas de  deixar seu interior,revestimentos e etc, mas esse post é só pra mostar aos novatos que com boa vontade e pouco dinheiro ,todos podem tentar seguir os procedimentos corretos para um reball com mais segurança.

-Pra que serve essa estufa ??? - para desumidificação da placa e chip a sr removido

- Porque desumidificar????-  para evitar bolhas no chip e ter uma ressolda mais segura com menos risco de pads soltos.

-Quanto tempo deixar a placa na estufa???? no minimo por 8 horas.

-Serve para chocar printinhos??- talvez...

espero que a dica ajude  muitos novatos como eu que estão afim de aprender da maneira correta.

ta3b.jpg

interior bem crú.

56a5.jpg

fiquem avontade para dar mais dicas, e obrigado a todos do eletronicaBR.

WP_20131011_004.jpg.b59dd5bfd1c3157252b6f3966c44eb2b.jpg

Postado

Na minha que fiz com carcaça de microondas e 1 lampada de 100w coloquei estes dias um higrometro/termometro e aqui está o resultado da medição depois dela ligada uma noite.

Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se.

Uploaded with

• 1 mês depois...
Postado
  • Autor

E ai galera. Boa noiteeeee! rsrsr

Desculpa ai galera por ter andado meio sumido rsrsrsrs mas to voltando.. Mas ainda vindo somente para parabenizar o pessoal e seus projetos de estufas, pois agora qualquer um que esta iniciando em reball ja pode ter ideia  ou catar umas das ideias e fazer sua própria estufa.

Bom galera é sempre lembrar que pra um reball ser feito com sucesso vai paciência e dedicação e uma ótima desumidificação primaria. Vale lembrar que sem ela o risco de não dar certo e acabar destruindo o chipset é muito grande.

Mais uma vez parabéns a todos.

Forte abraço

Postado
  • Administrador

Evitem link de imagens e arquivos quebrados.

links_quebrados.jpg

Por favor, evitem postar links externos para downloads e imagens.

Esses links podem ser apagados ou apresentarem problemas e por esses motivos muitas vezes  os usuários ressuscitam tópicos antigos ou mandam MP reclamando dos links problemáticos.

Dica para upload de Imagens -> Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se.

Dica para upload de Arquivos ->

Também não utilizem o 4shared. Estão apagando tudo.  Esta cheio de links deles que não funcionam.  :(

Para esquemas, bios e imagens utilizem as ferramentas do fórum.  Para aquivos maiores como firmwares, e aplicativos utilizem mega.co.nz ou torrent. 8)

Postado
  • Autor

E ai Galera boa noite.. Bom pessoal desde a primeira estufa que montei abrindo o tópico,  hoje terminei o projeto que tinha mencionado aqui uns sias atrás, o esquema elétrico dos controladores vocês vão achar no tópico de pedidos de esquemas ok..

Bom galera essa estufa que esta agora no meu laboratório foi montada a partir de um armário que meu vizinho jogou fora e fiquei meio que de olho nele..rsrsrsrs quando anoiteceu e vi que ninguém pegou, fiquei feliz pois era pra ser meu.. kkkkkkk tinha muita madeira estragada mas a parte que eu estava visualizando pro projeto não estava ruim.. (Ainda bem)

Material Usado

Madeira de um móvel usado.

Controlador de temperatura da marca Inova

Controlador de tempo Coel

Dois bocais de Cerâmica

2 Lampadas Incandescente de 100W

e fios para ligação das lampadas e controladores

Fotos abaixo espero que gostem.

OBS: o esquema de ligação dos controladores e lampadas estou terminando de montar.creio que até manhã já estará disponível no pedido de esquemas.

IMG_20131201_240304_792.jpg.07543ecf726640bc7e53c6475ea7b32b.jpg

IMG_20131201_240227_404.jpg.2f22d58e6643b3f620441f88120e3ccd.jpg

IMG_20131201_142244_244.jpg.6be5a32222a43431b25e5829bbba89ed.jpg

IMG_20131201_141728_031.jpg.430fa1d975198e32b144ff009ce2c63c.jpg

IMG_20131201_230934_872.jpg.433315991e7e1390ead0c1decac0d3b7.jpg

IMG_20131201_231024_891.jpg.06b82d6243c32262f7c96bca4c6c8900.jpg

• 1 mês depois...
Postado

Muito boa parabéns, vou montar uma desta tambem

• 3 semanas depois...
Postado

usei bastante caixa de papelão ou de pael A4. me ajudou muito mas concerteza procuramos a evolução da espécie. rs

Postado

Eu consegui uma lampada de 500 watts e to pensando em adapta-la na sucata de um forno microondas que tenho aqui parado. Vou desligar a parte de microondas e aproveitar a carcaça. Logo posto as fotos. Tenho tbem uma lampada de 1000 watts. Espero que funcione. Essas lampadas eram usadas para iluminação nas filmagens de um amigo cinegrafista e ele me doou, mas custam em média 8,00 cada.

Postado

Rapaz vc é um genioo muito boa essa estufa esse fin de semana farei a minha obrigado pela dica.

Postado

Eu consegui uma lampada de 500 watts e to pensando em adapta-la na sucata de um forno microondas que tenho aqui parado. Vou desligar a parte de microondas e aproveitar a carcaça. Logo posto as fotos. Tenho tbem uma lampada de 1000 watts. Espero que funcione. Essas lampadas eram usadas para iluminação nas filmagens de um amigo cinegrafista e ele me doou, mas custam em média 8,00 cada.

Eu acredito que com uma lampada dessas daí você vai torrar a placa. A minha fiz com forno microondas e coloquei uma lâmpada de 100w nela. A temperatura chega a 70 graus dentro da estufa e fica com 10% de umidade.

Postado

muito boa essa estufa,  montei uma no final do ano parecida com duas lâmpadas de 100w e ficou show de bola também.

• 1 mês depois...
Postado

ai esta a minha estufa de mdf. bem simples nada de especial (ainda não forrei com papel aluminio) mas pode ser que sirva de inspiração pra alguém

se alguém tiver alguma opinião ou dica que possa melhorar essa estufa sera bem vindo

Boa noite amigo. Muito show de bola sua estufa. Uma sugestão é fazer uma saída para a umidade e colocar um termômetro (no mercado livre tem uns baratinhos), de resto ta muito bem feita. Parabéns pelo belo trabalho.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.