Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dica Onda quadrada de PWM e teste de cristal oscilador (osciloscópio)

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

Grande Ajuda Gilson, então neste caso, se tem tensões corretas nos componentes, e não existir onda senoide nos cristais e e quadrada no PWM, os mesmo estão com problema correto?

desculpem discordar. o que vou escrever aplica-se a 98% dos casos.

se há tensão correcta de output numa fonte chaveada (smps) então é porque o regulador pwm está ok, e não precisamos verificar a onda nos gates dos mosfet.

ou seja, se tivermos todas as tensões ok vindas de smps numa placa, é redundante medir a regulação pwm nos mosfet. podemos é julgar que estão ok e não estão... então, com o osciloscópio podemos verificar se há flutuações nas tensões e ripple no output.

o mesmo se passa com o cristal de 32.768khz numa placa com todas as tensões. se a placa já vai aí na sequência de start, então é porque o cristal está ok.

atenção que para medirmos esse cristal o osciloscópio deve ser bem trigado de forma a vermos a onda e a frequência bem nítidas, podemos até usar a limitação de largura de banda do osciloscópio. quem tiver um relógio digital avariado, que o abra, porque vai ter um cristal desses lá dentro. esse cristal aplica a nossa noção humana de tempo à placa.

ou seja, gostei muito do vídeo do meu amigo @Gilson Macedo, porque salienta a importância do osciloscópio na bancada. só não concordo com a ordem das coisas.

agora os outros 2%. essas são as placas endemoninhadas, que precisam de exorcismo, hehehe.

nesses casos é preciso uma análise mais cuidada. a experiência ajuda muito também nestes casos.

sim, pode haver casos em que um regulador pwm tenha uma avaria interna e, por exemplo, ocorra um desfasamento entre os sinais pwm dh e dl, uma má interpretação do circuito de feedback, etc. ou seja, o problema não é nos filtros de output, mas no próprio regulador. aí sim, podemos ver com o osciloscópio o regulador a "lutar". mas muitas vezes quem sofre são os mosfet, que aquecem imenso e eventualmente queimam (abrem) ou entram em curto. ou então o próprio regulador "morre" de esforço.

sim, o cristal de 32.768khz é matreiro como uma raposa (costumo dizer o mesmo do bios). pode haver um glitch (interferência) na oscilação desse cristal.

abraço

Postado

Não discuto com quem sabe mais, apenas leio e interiorizo. Um abraço

que é isso, amigão...

aqui ninguém é mais que ninguém, estamos todos aqui para crescermos juntos. todos os dias aprendo coisas aqui neste fórum.

grande abraço, gilson

Postado

Alex, eu aprendi a usar osciloscópio com a sua ajuda, com a ajuda do Cassio Alemeida dentre outros, e então eu acredito que nesta área eu aprendi o básico. Existem áreas que tenho algum conhecimento, e outras que preciso de muito estudo. Mas concordo com você que um fórum é justamente essa mescla de conhecimentos e apoio mútuo que faz a diferença. Precisamos uns dos outros, não somos nada sozinhos, por mais conhecimento que se possa ter jamais teremos ele plenamente. Como você mesmo me disse há alguns dias atrás: "sempre haverá alguém que saiba mais". Você tem toda razão meu amigo. Você é muito sábio. Um abraço

• 2 semanas depois...
Postado

O meu amigo Alex disse logo acima que iria discordar, da minha afirmação. Nas palavras dele:

se há tensão correcta de output numa fonte chaveada (smps) então é porque o regulador pwm está ok, e não precisamos verificar a onda nos gates dos mosfet.

ou seja, se tivermos todas as tensões ok vindas de smps numa placa, é redundante medir a regulação pwm nos mosfet. podemos é julgar que estão ok e não estão... então, com o osciloscópio podemos verificar se há flutuações nas tensões e ripple no output.

O vídeo a seguir mostra que tensão correta não quer dizer necessariamente que tenhamos onda quadrada. O teste do colega no vídeo foi no pino 1 do bios, que mesmo tendo a tensão ele verificou a falta de comunicação com o SIO. A minha afirmação foi de que mesmo tendo a tensão nos mosfets isso não implica em ter a onda quadrada de pwm.

Alex a minha postagem é justamente para que possamos esmiuçar essa questão.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Postado

@Gilson Macedo, Apenas para complementar a sua idéia:

Suponha que o esquema abaixo seja do PWM que alimenta o processador (~1.05v).

Imagine ainda que o CI PWM está queimado e o o PQ57 está com fuga (representado pelo resistor).

Mesmo não tendo tensão no gate, teremos uma tensão de saída no ponto TESTE, devido a fuga no PQ57, proveniente de VIN.

Se medirmos com o multímetro e encontrarmos algo em torno de 1v, iriamos achar correto (mas não está).

Somente com o osciloscópio poderíamos ver que não temos onda quadrada neste ponto (que está antes do indutor, que aparece pela metade na imagem).

Resumindo:

Podemos sim ter tensão num ponto da placa, mas sem a ferramenta certa, não teremos certeza se está correto ou não.

Isso reflete em perda de tempo no reparo, compra e troca de componentes sem necessidade (estressando a placa e outros componentes ao redor) e etc.

5.jpg.4886917e92192e627dfa411790a17a88.jpg

Postado

O meu amigo Alex disse logo acima que iria discordar, da minha afirmação. Nas palavras dele:

O vídeo a seguir mostra que tensão correta não quer dizer necessariamente que tenhamos onda quadrada. O teste do colega no vídeo foi no pino 1 do bios, que mesmo tendo a tensão ele verificou a falta de comunicação com o SIO. A minha afirmação foi de que mesmo tendo a tensão nos mosfets isso não implica em ter a onda quadrada de pwm.

Alex a minha postagem é justamente para que possamos esmiuçar essa questão.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

@Gilson Macedo,

vejamos a situação do vídeo. comunicação entre sio e bios. sinal cs# (chip select, active low).

eu já disse outras vezes que não podemos aferir essa comunicação com um multímetro. podemos saber que há ali qualquer coisa, mas não ao certo o quê...

então, lembro que cs# é um sinal que oscila sempre entre dois níveis: high; 3,3v; off e low; 0v; on. então, estando esse sinal presente, como podemos dizer que 3,3dcv é a tensão correcta? isso está errado, porque o multímetro medirá uma média aproximada... e esse valor pode variar entre multímetros... claro que se conhecermos bem o nosso multímetro e soubermos o valor que certo sinal costuma apresentar, podemos supor que está presente. outro truque é usar o multímetro analógico, mas são sempre tentativas muito falíveis de colmatar a falta de osciloscópio, se bem que sempre melhor que nada...

daí que se medirmos cs# com o multímetro e tivermos 0v ou 3,3v, algo está errado...

podemos ver no vídeo, no canto inferior esquerdo da tela do osciloscópio, como essa tensão varia depois que a eeprom foi substituída em vrms (tensão rms) - aí sim, temos a tensão correcta. claro que vamp (amplitude da tensão) tem de ser cerca de 3,3v, porque o sinal oscila entre 0v e 3,3v, precisamente.

o mesmo pode suceder em sda, scl. podemos ter tensão e não ter data ou clock. o multímetro não é adequado para essas medições... daí que no osciloscópio possamos usar dc coupling para vermos as componentes dc e ac de um sinal ou ac coupling, para vermos apenas a componente ac, sem dc offset (componente dc).

sim, relativamente a data é algo usual haver tensão dc e não haver componente ac num sinal. já o mesmo não acontece num regulador pwm. falo disso na resposta a seguir.

Postado

@Gilson Macedo, Apenas para complementar a sua idéia:

Suponha que o esquema abaixo seja do PWM que alimenta o processador (~1.05v).

Imagine ainda que o CI PWM está queimado e o o PQ57 está com fuga (representado pelo resistor).

Mesmo não tendo tensão no gate, teremos uma tensão de saída no ponto TESTE, devido a fuga no PQ57, proveniente de VIN.

Se medirmos com o multímetro e encontrarmos algo em torno de 1v, iriamos achar correto (mas não está).

Somente com o osciloscópio poderíamos ver que não temos onda quadrada neste ponto (que está antes do indutor, que aparece pela metade na imagem).

Resumindo:

Podemos sim ter tensão num ponto da placa, mas sem a ferramenta certa, não teremos certeza se está correto ou não.

Isso reflete em perda de tempo no reparo, compra e troca de componentes sem necessidade (estressando a placa e outros componentes ao redor) e etc.

@hds-tec, sim, o seu exemplo é muito pertinente, porque é algo que acontece com mais frequência do que muitos julgam. nem me lembro de ler um tópico aqui de uma avaria que falasse nisso... lembro é de um em que um usuário tinha 19v no vcore e estava perdidinho. mas de onde poderiam os 19v vir? claro que o regulador pwm queimado, o mosfet de alta em curto e o de baixa ou queimado ou aguentou-se ao tranco, hehehe.

mas este caso é de fuga no mosfet de alta. sim, pode acontecer, se bem que ter logo uma tensão de fuga similar à de output também seja raro... mas aí, também não precisamos do osciloscópio.

e porquê?

porque como você disse muito bem, não teremos tensão no gate, aliás, em nenhum dos dois, dh e dl... uma quebra na camada de deplecção entre dreno e gate do mosfet de alta seria altamente improvável e originaria com que o mosfet entrasse mesmo em curto e não em fuga dreno-gate. mas dl nunca teria tensão na mesma. e outro pormenor seria que essa tensão de output igual a vcore estaria presente mesmo com a placa em standby.

a electrónica não é uma ciência exacta. aliás, a matemática, considerada por muitos a mais exacta das ciências, é a mais abstracta, lidando com conceitos como infinito, etc. ou seja, nada é 100% e ainda bem que assim é.

eu quando me referi no início foi a algo muito preciso, aos casos de reguladores pwm e ao cristal (o cristal não interessa neste momento).

então, nos reguladores pwm costuma ser muito ou 1 ou 0, sim ou não. tipicamente os drivers do regulador ou chaveiam ou não, ou há tensão no gate ou não há. não vejo os drivers de um regulador a enviar apenas uma tensão dc para os mosfets, sem pwm. mas mesmo que isso sucedesse, os mosfet poderiam provavelmente queimar ou entrar em curto imediatamente. e o circuito de feedback? não receberia input correcto e o regulador pararia de funcionar imediatamente, ou seja, essa tensão apenas dc manifestar-se-ia apenas por uma fracção de segundo. mas num caso hipotético desses sim, seria mesmo necessário um osciloscópio digital (gravar) para sabermos que a avaria era no regulador.

agora, relativamente a data e clock, sim, é mais usual do que se julga haver uma certa tensão dcv que se julgue correcta com multímetro e não haver a componente ac correcta. até mesmo em análises mais aprofundadas do circuito de reset, que é puro componente dc, o osciloscópio pode revelar surpresas engraçadas.

a minha chamada de atenção inicial era mais para a ordem das coisas, algo a que dou muita importância. mas quanto à utilização do osciloscópio, quem me conhece sabe que eu sou o maior defensor da utilização dessa ferramenta.

eu costumo dizer que na electrónica temos de ser como o são tomé, ver para crer. não basta o prof. x dizer que é de tal forma, temos de confirmar, de duvidar, de pensar por nós mesmos. os melhores são os que mais dúvidas têm...

e se queremos VER, é o osciloscópio que o permite. ver a progressão de um sinal eléctrico no tempo. e a noção de tempo também é muito importante. se o cristal de 32.768khz é a imposição humana à placa da nossa noção de tempo, a própria placa e os alguns dos seus componentes também têm a sua própria noção de tempo, de tal forma rápida, ms, us, ns, que nunca poderíamos partilhá-la sem algo como o osciloscópio.

quem concebe os componentes electrónicos, as máquinas, usa o osciloscópio. e nós para os repararmos também o devemos usar.

abraço

• Joinha 1
Postado

@Alex,

Primeiramente, parabéns e obrigado pela verdadeira aula que nos passou com tanta riqueza de detalhes.

Quanto ao exemplo que citei, um técnico com conhecimentos básicos, logo iria matar a charada, tendo em vista que não há tensão no gate dos mosfets.

Como aqui no fórum existem muitas pessoas e cada uma com seu nível de conhecimento, um defeito como o do exemplo acima poderia render um tópico com muitas páginas, e às vezes ainda, sem solução.

Bem entendido: Não estou desmerecendo ningúem, tenho o maior prazer em ajudar quem quer que seja, independente da situação, ok?

Como você bem citou,a eletrônica não é uma ciência exata  e que, ironicamente, trabalha com a lógica...

Improvável ter uma tensão de fuga "aparentemente" igual a VCore? Pode ser.

Um caso semelhante que houve aqui a algum tempo, era que o mosfet só apresentava defeito quando era energizado, tendo em sua saída uma valor anormal.

Nesse caso, pela lógica e pela medição do componente fora da placa (que acusava que ele estava bom), seria improvável ser ele o culpado. O defeito foi resolvido com a troca do mosfet.

Mas isso é outro caso.

Concordo que onde podemos encontrar com mais facilidade este defeito (tensão sem "sinal") é no circuito da bios.

Mais uma vez, grato pela aula.  j+

@Gilson Macedo,

Parabéns por levantar essa questão, que tem gerado respostas que aumentam significativamente os nossos conhecimentos.

Postado

Quanto ao exemplo que citei, um técnico com conhecimentos básicos, logo iria matar a charada, tendo em vista que não há tensão no gate dos mosfets.

nem sempre é assim e achei pertinente o exemplo. também não acho algo assim tão simples de identificar, porque todos sabemos que na bancada por vezes temos "brancas" e o raciocínio fica tolhido pelas mais diversas razões. nunca nos podemos levar demasiado a sério e temos de manter a cabeça fria, porque todos temos as nossas histórias engraçadas de bancada. eu lembro-me de há 3 ou 4 anos perder 2 horas com uma motherboard de pc porque com o cansaço esqueci-me de ligar a alimentação do hd, e eu perdido em análises avançadas, hehehe.

Improvável ter uma tensão de fuga "aparentemente" igual a VCore? Pode ser.

não, improvável não, apenas raro. em toda a minha vida acho que não me aconteceu mais do que 2 ou 3 vezes, mas em outras smps já me aconteceu com mais frequência.

Um caso semelhante que houve aqui a algum tempo, era que o mosfet só apresentava defeito quando era energizado, tendo em sua saída um valor anormal.

sim, há muitos casos complexos em que os componentes cedem apenas quando energizados e são autênticos quebra-cabeças/puzzles difíceis de resolver...

Concordo que onde podemos encontrar com mais facilidade este defeito (tensão sem "sinal") é no circuito da bios.

não só aí, mas também em todo o circuito de data, inclusive e essencialmente entre os grandes integrados... quanto a clock também sucede muito frequências díspares. semana passada numa board de pc tinha cerca de 15mhz (senóide toda defeituosa, hehe) no famoso b16 do slot pci (33mhz) e fiz questão de medir a tensão dcv por curiosidade com multímetro e estava dentro dos valores aceitáveis, cerca de 1,7v...

quanto à troca de ideias, é sempre excelente podermos fazê-lo e crescermos com isso. acho que é uma das grandes qualidades deste fórum. podemos aprender muito com livros, mas sempre muito mais com as outras pessoas.

abraço

• 1 ano depois...
Postado

Sobre osciloscópio, eu uso um de 20mhz USB, claro que não é o ideal, mas ta quebrando um galho com as TVs de LCD e LED, mas o problema mesmo é o preço, até comprando na China sai barato, mas o imposto que é cobrado dobra o valor, mas no final ainda sai mais em conta do que comprar aqui, o problema é só a garantia, mas quem não arrisca não petisca rsrsrs.

• 3 anos depois...
Postado
Em 20/04/2015 às 20:07, rbmoreira disse:

comprei um pac de 5 PWM 815LN no aliexpress testei 2 deles e não tem sinal de saída para os mosfets, o original da placa tava deixando em curto os mosfets, será se tão mandando com defeito, 

posivelmente por isso tem que conhecer bem os fornecdores e  qualidade para depos comprar em grande quantidade  

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...