Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
michel.cleber

Solução para trilha rompida ou placa quebrada.

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Então galera estava batendo cabeça com um not aqui que tinham quebrado a placa bem no conector de carga e os 19V não estavam passando para a placa. A solução que eu encontrei foi bem simples mas bem eficiente. No meu caso era um Samsung da linha NP270E que tem a trilha bem grande sendo muito fácil a execução. Solução: Literalmente lixar a placa de modo que as trilhas em cobre apareçam e seja possível fazer um Jump, simples assim e sem retorno. Podendo ser aplicada em casos de trilhas finas tbm pois em algum ponto na placa ela se afasta das outras. É claro que com muito cuidado para não romper as trilhas no procedimento, usar uma lixa 100 ou 150 já é o suficiente. Segue as imagens como prova. Se ajudar sejam generosos dando um joinha.

Compartilhar este post


Link para este post
Compartilhar em outros sites

Nesse caso vc tem que refazer as trilhas.

Não amigo não precisa refazer elas não apenas um jumper para corrigir a trilha rompida, este procedimento é apenas para que elas fiquem visíveis para poder soldar o jumper nela, não chega a romper a trilha. O procedimento mesmo é para o caso de quebra em uma parte da placa, acontece muito cm pessoas que não sabem sacar o Jack direito e acabam forçando a placa quebrando ela, assim foi o meu caso do Samsung acima.

Compartilhar este post


Link para este post
Compartilhar em outros sites

@michel.cleber, eu não lixaria tanto assim para reparar uma trilha rompida.

 

O primeiro motivo é que lixar assim danifica outras trilhas que estão funcionando.

 

O segundo que retirando a proteção do verniz que cobre a placa, podendo ocasionar oxidações no futuro.

 

Quando uma trilha é rompida, basta raspar com cuidado o verniz em dois pontos dela, procurar por PADs ou ligar diretamente um componente ao outro, fazendo o papel da trilha inteira. Na raspagem, o verniz que é removido é substituído pela solda, não ocasionando, portanto,  a oxidação.

Compartilhar este post


Link para este post
Compartilhar em outros sites

Que bom que conseguiu resolver, parabéns por localizar e resolver o defeito, mas siga as orientações dos colegas, todas elas procedem.

Observe também que por tratar-se de trilha espessa, a corrente que se espera circular por ela é elevada, isso vale para qualquer placa de circuito que tenha sido bem projetada, pode ser que a bitola do fio utilizado para fazer o jumper não seja suficiente, ali, pelo que tudo indica, deveria circular o vin, que geralmente é uma tensão de 19v com mais ou menos 3,5A. Seria recomendado um fio 15 awg.

Abraço.

Compartilhar este post


Link para este post
Compartilhar em outros sites

Boa pessoal, agradeço pelas dicas de todos, lembro apenas que foi somente para demonstração pois cada um vai se adaptar com cada problema encontrado, é claro que apenas para situações extremas devido a riscos que ocorrem na placa. Como disse essa dica valerá muito para quem pega uma placa quebrada por exemplo podendo fazer o reparo com mais facilidade.

Compartilhar este post


Link para este post
Compartilhar em outros sites

Registre-se ou faça login para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×