Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Protegendo equipamentos 110v da rede 220v

Avalie este tópico:

multinfo

Posts em destaque

Bom, estou tentando montar um circuito que consiga proteger um equipamento de 110V que ao ser ligado sem querer na rede de 220V não deixa fazer nada, ou seja bloqueia a passagem de energia fazendo a proteção do equipamento e não deixando ele queimar. Mas ao ligar na rede de 110V ele funciona normalmente. Isto ficara na tomada do equipamento  de 110V e se apessoa tentar ligar em 220V nada acontece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O protetor é para aparelhos que não são bivolt e não quero mexer com transformador. Seria bom se todos os fabricantes tivesse com seus aparelhos bivolt, tanto indutivos quanto capacitivos.

realmente seria ideal se todos aparelhos já tivessem um circuito bivolt automatico. Isto elevaria o custo de todos eles.

atualmente tenho vistos equipamentos domesticos que nem fusivel levam.

Em um circuito para funcionar adequadamente nesta função deve se levar em conta a natureza da carga entre outros fatores como fator de potencia, etc. Uma carga indutiva produz transientes que dificultam circuitos de controle.

abs

Link para o comentário

Eu ia dizer a mesma coisa que o PWMENGUEL,  Tem umas fontes ATX que são bivolt automático, mas o circuito que as fazem ser bivolt é bem simplezinho e funciona com um TRIAC que quando voce liga em 110v o triac funciona como uma chave conduzindo energia para a divisão da tensão dos capacitores do primario. Se ligado em 220v ele passa a não conduzir energia, assim deixando os dois capacitores do primario em serie para que suportem a tensão de ~280vdc.

Baseando-se nesse circuito poderá colocar um relé no lugar do triac (fazendo poucas modificaçoes) para que suporte cargas mais altas. O uso do relé seria pelo motivo dele "abrir" a conexão da energia ao equipamento se este for ligado em 220v. Ao desligar da energia o circuito volta ao funcionamento normal...

Ps.: Algumas dessas plaquinhas já vem com relé, as mais antigas...

Link para o comentário

• 2 semanas depois...
  • 3 meses depois...

image.php?di=XS9E

TÓPICO TRANCADO!!!

Tópico abandonado pelo Autor!

Não abandonem seus tópicos, resolvendo ou não, a comunidade precisa do seu retorno e finalização do tópico!

Lembre-se:  Você poderá precisar do fórum novamente, ninguém quer gastar seu tempo ajudando se o autor não dá o feedback em seus tópicos.

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...