Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

RTDM - Positivo Premium MB40IA1 Morto

Avalie este tópico:

Cassio Almeida

Posts em destaque

Entrou para mim essa semana um positivo premium I3 com placa ECS MB40IA1 totalmente morto. O esquema da placa é esse aqui

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
e resolvi postar pois achei um caso interessante.

Desmontei e comecei os testes na placa, achei 5v na PL6 e 3.3v nos drenos do PU4 e PU5. Também medi as outras bobinas das fontes secundárias e não achei curto em nenhuma delas descartando assim curtos em mosfets e capacitores delas. Também conferi o botão de power e a alimentação do IO e estava tudo certo porém o note não respondia nada.

Procurando mais um pouco percebi um curto na PL4 que é a bobina de charge e passei a me dedicar nessa área então achei um curto no PQ505 que é o mosfet de baixa do sistema de charge, removi e o curto sumiu mas o note ainda não respondia nada.

Conferi o OZ8618 - PWM de charge e vi que ele recebia tensão normal e não tiha nada queimado ao redor dele e mesmo assim não gerava a tensão de referencia para trabalhar que aparece no pino 14 e acredito que o mesmo foi pro saco.

O problema maior é que ele também gera a tensão AC_IN no pino 22 e isso informa para o IO que o carregador está conectado então eu pensei: Se é por falta de informar, eu informo para ele... Removi o PWM, removi os mosfets de alta e baixa do charge para não gerar flutuações de energia e puxei 3.3v do dreno do PU4 até no pino 22 do PWM de charge, agora o IO sabe que o carregador está conectado e o note passou a ligar.

Quando fui testar o note vi que o problema agora era outro, o note ligava e passava em todos os testes feitos em DOS porém quando ia entrar no windows, tanto pelo HD quanto pelo Hirens, o note desligava totalmente. Analisando o esquema percebi que o PWM não só informava para o IO que existia um carregador conectado mas também informava a amperagem do carregador pelo pino 3 com o sinal ADAPTOR_I e que variava entre 0,6v e 2,1v. Puxei 1.05v do PJ1 e agora o IO acha que existe um carregador de 1.7A conectado.

Sei que não é a forma correta de fazer mas só consegui o PWM OZ8618 e os FETs AON7410 no ebay e isso vai demorar para chegar, como o cliente tem pressa então o caso está resolvido e o cliente satisfeito.

Um exemplo de RTDM - Recurso técnico disponivel no momento, antes o note sem bateria que o note morto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico tem mais repostas e a solução do problema, mas você precisara fazer login para visualizá-las.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...