Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[AJUDA] Luminária LED

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Primeiramente boa tarde a todos,

Vamos la, estou com um projeto de uma luminária para um aquário, entretanto não sei nada sobre circuitos e afins.

Pretendo utilizar 12 Leds de 3W, sendo 10 branco frio 3.6V~3.8V 700mA e 2 vermelho 2.2V~2.4V 700mA

Mais não sei que driver usar

Para liga-los em serie 700mA e o bastante?

Os LEDs ligados em serie vão necessitar de uma tensão de 40,4~42,8, certo?

No caso esse Driver atenderia os requisitos? Seria muito? Seria pouco?

No caso se for, seria necessário regulador de tensão?

Se não for abusar, caso precise de mais alguma coisa alem dos leds ligados em serie no driver, poderia esboçar um circuito, pois como disse não tenho ideia do que tenho que fazer.

Input Voltage: 85-265vAC 50/60HZ

Output Voltage: DC25-45V

Rated Power: (8-12) x3w / 30W

IF: 900mA+/-5%

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Célio Tiago Bonacin.

Antes de mais nada, seria bom se apresentar aqui

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
.

Quanto a sua dúvida, deixo dois links que poderão lha auxiliar:

Boa Sorte!

Link para o comentário

Olá @Célio Tiago Bonacin.

Antes de mais nada, seria bom se apresentar aqui

.

Quanto a sua dúvida, deixo dois links que poderão lha auxiliar:

Boa Sorte!

Muito obrigado amigo, esse primeiro link ajudou muito nas noções básicas, só me restou uma duvida no driver em questão, a tensão de saída varia de 25~45v, qual valor teria que utilizar para fazer o calculo do resistor? ou o driver realiza isso automaticamente dispensando o uso do resistor?

Link para o comentário

Não entendi bem, porque creio que a tensão de saída deste driver (suponho uma fonte) deva ser fixa e não variável.

Depois da carga conectada, pode até variar (sempre para menos) mas deve ser pouca coisa.

Por exemplo: 10 leds ligados em série = 3.6v x 10 = 36v. Uma fonte de 40v creio que serviria.

Neste caso, o resistor seria de 5.6 ohms x 3W, conforme a calculadora do site que passei.

8.jpg.b2dc86be46a90fa759fd5b8fad8048cf.jpg

Link para o comentário

Além disso, tem o cálculo de corrente da fonte e ainda irá também precisar de um dissipador compatível com o projeto, que precisa ter seu tamanho calculado a fim de evitar acidentes e etc.

Como disse que não tem experiência, sugiro que adquira um kit para a montagem deste projeto.

Estude bastante antes de por em prática o circuito que irá montar.

Veja também

Link para o comentário

Ola amigo muito obrigado pela ajuda, porem minha duvida permanece, no anuncio na fonte em questão a tensão de saída esta especificada 20 a 48v, gostaria de saber que valor usar no calculo.

Para o dissipador irei utilizar  80 cm de trilho de cortina e 2 coolers para cada 6 Leds, creio que seja o suficiente.

Quanto a lista de videos que postou ja tinha assistido todos kkkkk.

s4nbzc.jpg

Link para o comentário

posta o link do anúncio, pois olhando pro tal driver iremos saber do que se trata, e será mais fácil ajuda-lo.

Até onde posso imaginar(sem ver o anúncio) a tensão de saída será regulada em um tensão fixa que ou vai variar em função da tensão de entrada ou será ajustada com potenciômetro, e geralmente a corrente fornecida na saída também diminui a medida em que se aumenta sua tensão, isso se deve a limitações dos componentes, portanto teria que saber o consumo estimado de cada led e calcular, a não ser que 700ma seja a soma de consumo das correntes de todos os leds que pretende utilizar, uma fonte de 700ma não servirá.

Abraço.

Link para o comentário

Ola amigo muito obrigado pela ajuda, porem minha duvida permanece, no anuncio na fonte em questão a tensão de saída esta especificada 20 a 48v, gostaria de saber que valor usar no calculo.

Pelo cálculo exemplo que mostrei acima (10 leds de 3.6v) poderia usar uma fonte de 40v.

Como são 12 leds de 3.6v, então seria 12 x 3.6v = 43.2volts.

A princípio, você poderia usar uma fonte de 48v (o máximo do seu driver) para funcionar.

Neste caso, o valor do resistor seria 6.8 ohms x 10w. No exemplo anterior, eu não havia notado que o valor da calculadora tem de ser de até 2 vezes o valor em watts.

Em relação a corrente da fonte (driver) deveria ser também de, pelo menos, 3 vezes a corrente consumida. Por exemplo, se você usar uma fonte de 5A, ela irá trabalhar com uma margem de segurança bem grande. Isso evita, entre outros, que ela se aqueça em demasia.

Posta um link deste driver, como já sugerido, para facilitar. 

1.jpg.997e6fadd5ea5183f334939d347b7561.jpg

Link para o comentário

• 3 meses depois...
Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...