Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como correr o risco de danificar uma placa

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Essas paradas sao da antiga, da epoca que estacao de ar era coisa do diabo (vida antes do BOOM Chines), naquela epoca lebro que usavam corda de violao para ir soltando as perninhas dos CI do PS1

Até dá para fazer numa boa, é que nem o pessoal que hoje em dia usa elementos basicos para fazer BGA, o risco é bem maior mas funciona, pode ser interessante para quem esta comecando, principalmente para brincar um pouco com sucata e ganhar experiencia com o ferro de solda  8)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ja troquei 2 O/I usando ferro de solda mas nao fiz desse jeito ai não.. parece que o cara quer tirar o chip na marra... alem do aquecimento exagerado e tudo mais..  eu só passei pasta nos terminais todos, meti solda com um ferro de 40W, e com uma pinça a vacuo ele saiu rapidinho, mais rapido do que com estação. limpei as trilhas e estavam tudo blz, soldei o novo usando fio de solda normal e ferro, depois só usar pasta pra deixar a solda no seu devido lugar sem curto..  funcionou beleza.

mas desse jeito ai, hoje em dia é estuprar a placa junto com o CI...

Link para o comentário

Até hoje se usa isso.

Nas estações vem até um acessório para fazer isso, esse cabinho preto com um arame duplo na ponta, vejam imagem.

O pecado do cara do vídeo é usar um ferro muito ferrado, muito sujo e demorar demais com a desoldagem, mas a técnica em si é interessante, estressa menos a placa do que usar ar quente.

YIHUA-858D-Hot-Air-Gun-SMD-font-b-Rework-b-font-font-b-Solder-b-font1.jpg.62139007085fd7bf3076e7a48b8062e1.jpg

Link para o comentário

• 5 semanas depois...

Quando vou retirar um chip sempre uso a solda Salva Chip(santo remédio), não trabalho com solda comum porque o ferro tem que ficar mais tempo em contato com a placa e componente, precisa de mais temperatura e como dito antes penso que não se deve forçar a retirada, não puxo o componente ainda soldado na placa é nessa que a trilha vai pro saco, aquecendo mais um pouco ele sai na boa.

Link para o comentário

Meu primeiro Super I/O foi com o ferro de 30W . Retirei perfeito, porque fui com muita calma , cautela e fluxo hehehehe . Limpei , antes de repor um novo, ocorreu tudo perfeitinho, eu usei uma pinça apropriada para esse tipo de CI . Mas com a chegada da minha estação nossa é realmente outra coisa, em matéria de rapidez eficiência e limpeza . :)

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...