Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas de Aspirante

Avalie este tópico:

TiagoPassos

Posts em destaque

Boa tarde galera, estou abrindo esse tópico para sanar algunas dúvidas minhas e também de outros aspirantes, dúvidas que assobram a maioria dos novatos nesse ramo.

1) Fontes Primárias (3V e 5V) - Quais os tipos de problemas que pode ocorrer quando há algum defeito nesse circuito? ele também pode desarmar a fonte como o circuto de Alta (19v)?.... oque mais pode ocorrer?

2) Fontes Secundárias (1.8v, 1.5v e 1.05v) - Quais os tipos de problemas que pode ocorrer quando há algum defeito nesse circuito? também pode impedir de ligar a placa? oque mais?

3) Bios - Em que momento devo desconfiar que a Bios tem algum problema? Tem como testa-la? Pois assisti um video no youtube se não me engano era do Claudio Silva, onde ele fala sobre esquema elétrico e dizia que a maneira de testar a bios seria pelo osciloscópio, é isso mesmo? existe outra técnica?

4) BGA Norte - Quais os tipos de problemas pode causa?

5) BGA Sul - Quais os tipos de problemas pode causa?

Bem essas são algumas dúvidas que tenho, agradeço muito a esse fórum pois é uma grande fonte de conhecimento passo mais de 7 horas conectado no fórum, lendo casos e montando um material de estudo, não vejo a hora de me tornar Aspira II para ler os casos resolvidos :).

Grato,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem resumidamente, na minha humilde opinião... as tensões primárias com defeito "matam" totalmente a placa, não liga nada, enfim. As tensões secundárias com problema, geralmente fazem o note não mandar imagem. Bios no meu caso, só regravando e testando mesmo... não tenho ferramenta para detectar se o firmware está corrompido. Bga norte com solda fria pode fazer o note não mandar imagem também, se estiver em curto, provavelmente o note nem vai ligar. Ponte sul com solda fria, pode fazer usb e outros perifericos externos pararem de funcionar... já peguei casos de solda fria no ponte sul que o note não ligava nada... se estiver em curto também mata a placa.

Que fique claro que isso é apenas uma breve pincelada no conteúdo... Espero ter ajudado. Abraços

Link para o comentário

Pra começar eu diria que Até um Minimo resistor Impede o Note de ligar, vai depender de qual fonte ele esta e Como ele queimou, sabendo que algumas placas até pegando Fogo ela liga  :P, porém outras uma minima anomalia desarma a fonte.

1) Fontes Primárias (3V e 5V), aquecer o Pwm de 3 e 5v, aquecer o I/O, A placa não vai Disparar :(, Facil de diagnósticar pois os 19v Chegam nos Mosfets porém não passam deles.

2) Fontes Secundárias (1.8v, 1.5v e 1.05v) Geralmente o Notebook Liga, aquece o que tiver sendo alimentado, Aparentemente vai Bootar mas não Boota. Verificar sempre se o mProcessador esta aquecendo, se a memória tem voltagem, se tem voltagem no Vcore

4) BGA Norte - Liga e não da Video, Tela dividida, Tela Branca, Tela Colorida, Tela escura <, apenas um dos Slots de memória funcionando, video no lcd normal e no externo não sai, depois de reproduzir (video, wifi,Jogos etc...) a tela fica desconfigurada e muitos outros.

5) BGA Sul - Teclado não funciona, Redes sem e com fio não funcionam, Portas usbs não reconhecem, Gravadora não reconhece, liga e não da video (em alguns casos) entre outros.

Abraços e Acredite, a melhor forma de aprender é Na Bancada, com placa nas mãos (sucata é claro) Multimetro e muita paciencia. :) o que eu falei ai não é nem 1 terço de tudo.

Lembrando tembém que tudo sobre norte e sul foi mudado com os Novos Chips que São Norte e Sul em um só.

Link para o comentário

Pra começar eu diria que Até um Minimo resistor Impede o Note de ligar, vai depender de qual fonte ele esta e Como ele queimou, sabendo que algumas placas até pegando Fogo ela liga  :P, porém outras uma minima anomalia desarma a fonte.

1) Fontes Primárias (3V e 5V), aquecer o Pwm de 3 e 5v, aquecer o I/O, A placa não vai Disparar :(, Facil de diagnósticar pois os 19v Chegam nos Mosfets porém não passam deles.

2) Fontes Secundárias (1.8v, 1.5v e 1.05v) Geralmente o Notebook Liga, aquece o que tiver sendo alimentado, Aparentemente vai Bootar mas não Boota. Verificar sempre se o mProcessador esta aquecendo, se a memória tem voltagem, se tem voltagem no Vcore

4) BGA Norte - Liga e não da Video, Tela dividida, Tela Branca, Tela Colorida, Tela escura <, apenas um dos Slots de memória funcionando, video no lcd normal e no externo não sai, depois de reproduzir (video, wifi,Jogos etc...) a tela fica desconfigurada e muitos outros.

5) BGA Sul - Teclado não funciona, Redes sem e com fio não funcionam, Portas usbs não reconhecem, Gravadora não reconhece, liga e não da video (em alguns casos) entre outros.

Abraços e Acredite, a melhor forma de aprender é Na Bancada, com placa nas mãos (sucata é claro) Multimetro e muita paciencia. :) o que eu falei ai não é nem 1 terço de tudo.

Lembrando tembém que tudo sobre norte e sul foi mudado com os Novos Chips que São Norte e Sul em um só.

Boa cara, esse tipo de informação para quem esta começando é de grande valor, se alguém tiver mais a acrescentar eu agradeço.

Link para o comentário

• 1 mês depois...

En el siguiente link, tienes bastante información interesante, aunque está en inglés. (pero se entiende bien)

Saludos.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário

É a versão em inglês do Clube do hardware, que aliás  era um bom site antigamente, hoje em dia encheram de propagandas e só fazem reviews patrocinados por fornecedores.

Link para o comentário

É a versão em inglês do Clube do hardware, que aliás  era um bom site antigamente, hoje em dia encheram de propagandas e só fazem reviews patrocinados por fornecedores.

Tienes toda la razón, la propaganda se apodera de todo. También quería decir que he visto que el autor es Gabriel Torres e ignoraba que también tenía una pagina web en vuestro gran país.

Saludos.

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...