Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Uso de multimetro analógico para manutenção de placa mãe de notebook e desktop

Avalie este tópico:

Bruno R Santos

Posts em destaque

olá galera, eu não costumo usar multímetro analógico, mas vi este vídeo

então a dúvida no vídeo vem a partir dos 14:30 mim quando ele começa a falar do multímetro analógico para testar os capacitores cerâmicos.

Então qual a diferença entre testar com analógico e o digital?

Existe mais coisas que é melhor fazer com analógico?

Se puder me sugerir treinamentos que falam sobre isso.

outra dúvida vem nos 14:11 mim, que ele diz sobre o teste dos resistores na placa, procede? aceito treinamentos também

Obrigado! serei grato à ajuda

• Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a sério... é penoso assistir, de tão mau que é...

esse "professor" é o cúmulo da mediocridade. "ah, eu sei seguir sinais, eu sei mapear..."  mas nesta área, nem que lhe déssemos o melhor gps do mundo, o cara era capaz de ir à padaria da esquina comprar pão!

tenho pena de quem lhe deu dinheiro a ganhar. conselho: não dêem o dinheiro ao bandido, fujam todos destes profetas do apocalipse da eléctrónica.

de tanta asneira que lhe sai da boca, o que esse "professor" merecia era que lhe passassem a língua a ferro com um ferro de engomar ligado no linho.

Link para o comentário

bom, quanto ao multímetro analógico, eu uso muito. uso ambos, analógico e digital, porque gosto de aproveitar as melhores características de cada um.

mas para perceber melhor o uso do mutímetro analógico, aconselho assistirem aos vídeos do professor luís carlos burgos, porque ele usa muito esse multímetro. na verdade, o uso que ele lhe dá é muito parecido ao que eu próprio lhe dou também...

Link para o comentário

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, A partir dos 15:30 min, o vídeo informa de forma errada o teste.

Ao medir um capacitor cerâmico, se o ponteiro chegar até o 0Ω , este capacitor estará em curto.

O melhor método para vc se certificar disso é testar na prática.

Faça medições em vários capacitores e com diferentes placas.

Nestes testes, use o multímetro analógico e o digital.

Assim vc verá a possível diferença entre eles nas leituras.

Sobre os cursos do Burgos citado pelo Alex, veja um deles neste tópico:

Link para o comentário

O multímetro analógico tem um tempo de resposta maior. Se você deseja medir um pico de tensão e não dispõe de um multímetro digital com a função MAX (que captura o máximo valor medido e "congela" na tela), pode utilizar o analógico. Também oscilações de corrente e tensão são mais fáceis de serem lidas utilizando um analógico.

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

na realidade é o contrario quando não meche o ponteiro ou esta na escala baixa ou esta aberto.

quando sobe para o total da escala esta em curto.

no analogico voce testa capacitor colocando negativo  ponta preta positivo ponta vermelha depois inverte o ponteiro vai subir ate certo ponto e depois vai voltar para o começo da escala.

quando inverter outra vez vai subir tambem e voltar ao começo da escala.

lembrando que a escala no analogico é de infinito para zero a esquerda é infinito a direita é zero.

para medir capacitor tem que esta fora do circuito.

boa sorte!

Link para o comentário

No começo é difícil acostumar com o uso do analógico. Eu vejo os eletrônicos mais experientes fazerem mais uso do multímetro analógico. Por exemplo para identificar problemas de fonte de alimentação - perceber oscilações de tensão sobre capacitores e outros componentes. Mas há espaço para ambos: sempre tenha os dois tipos de multímetros na sua bancada.

Link para o comentário

eu, em cada posto de trabalho, faço sempre uso dos multímetros analógico e digital, assim como dos osciloscópios analógico e digital.

mas, acho que cabe a cada técnico usar e perceber a diferença entre cada uma dessas ferramentas. depois sim, pode optar em consciência pelo que resulta melhor consigo na bancada.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...