Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Recuperação de tela led de notebooks

Avalie este tópico:


RoniMelo

Posts em destaque

Se tiver telas iguais quebradas pode olhar primeiro se tem algum chip esquentando.

Ai vc pode trocar o chip. Nas com riscos pode tentar trocar o processador de imagem.

Mas e bem dificil a recuperação. Normalmente tenho sucesso nas q estao com a luz apagada.

Essas ja recuperei várias. Ja consertei tb as q nao apareciam imagem. Elas tem um chip q é tipo uma bios tb. Troquei e funcionou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Boa noite amigo, será que poderia passar mais detalhes ?  muito grato .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Telas acho que deve ter poucos esquemáticos no fórum, mas se pretende enveredar baixe-os todos e estude um mais comum. Um bom estoque de telas estragadas ajuda muito. Vai que é só um componente simples como um capacitor. Já a retirada deve ser com cautela. As vezes antes usar uma mini-retífica que estação de ar quente. Pelo menos não me parece boa idéia desconectar as fita flex. Ferro de solda é mais localizado, mas após alguns segundos já esquenta tudo. Eu desenvolvi uns macetes com a boa e velha esponginha pra compensar certos aquecimentos em certas partes delicadas. Quem mexe com TV deve entender bem melhor, mas a maioria da galera está somente em outras seções do fórum.

 

Pixel morto, irreparável, até tem uns programinhas que "corrigem" parcialmente, nunca me vali desses artifícios.

 

Linhas! Bem, existem basicamente dois tipos, as que tem ausência de uma cor básica, e as com uma cor básica sempre ligada. Lembrando que negro é tudo apagado, e tem vermelho, verde e azul (RGB), que na síntese aditiva resulta em branco. Bem, linha apagada pode ser simplesmente o flex em mal contato e passando as costas da unha já dá uma firmada nos contatos e na cola e resolve. Mal, linha com cor acesa dizem que é irreparável, nunca tentei mexer. Aliás, ôh coisa delicada de mexer que é uma tela dissecada!

 

Backligth apagado é problema na fita de LED (sucesso da lâmpada CCFL) o no subcircuito (sucessor do inverter). Cá pra nós que LED dura bem mais que lâmpada. O problema pode ser outro. Também tem problema das placas/filtros do backligth estarem mal encaixados ou danificados, mas nem mexa nisso, só se pegar um bom duma sucata sem dissecá-lo.

 

Defeitos em placa pode ser desde mal contato do flex até componente danificado (mini bobina, capacitor ou um CI específico e miúdo) ou junção de flex com o LDC irrecuperável.

 

Há outros inúmeros defeitos, mas se captar a dica da esponginha e a das costas da unha pra linha de cor básica apagada já vai lhe render bons frutos.

 

Tela é algo que não conheço (confesso que não fui muito atrás) praticamente nenhum material adequado ao entendimento necessário pro conserto daquilo que se pode reparar. A maioria é só explicando dos alinhamento das moléculas quando recebem tensão permitindo passagem da luz, etc. Se alguém mais souber compartilhe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, essas sao as mais faceis de reparar. Normalmente é fusivel, mosfet ou pwm q controla o acendimento do led. O fusivel fica proximo a entrada do conector e o pwm mais proximo da entrada do flat do led. Mas varia de display pra display. Esses assim reparo praticamente todos.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
esses fusiveis vc troca ou faz jumper?

e como sabe que ele é o problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, o certo e colocar outro no lugar pois o mesmo está ali justamente para isso proteger, e para testar e como todo fusível, entrou tensão de uma lado e não saiu do outro ele esta queimado,ou pelo teste de bip do multimetro,sucesso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
fusivel é a coisa mais fácil de testar em eletronica. So medir a continuidade dele. Se esta dando continuidade bom, senao esta ruim. Eu as vezes ponho um fio de 1a pra testar mas o ideal é colocar outro fusivel pra caso aconteça de novo ele abrir, so ponho o fio quando nao tenho o fusivel. Mas sempre q pegar o fusivel queimado teste o mosfet q esta ligado nele q pode ser q esteja queimado e abrindo o fusivel.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ja passei por essa situação varias vezes e na maioria delas o problema estava no cabo flet, pois ele possui varias vias e se alguma delas estiver danificada pode causar desde uma tela branca e ate o escurecimento total dependendo de qual via seja.experimente trocar o cabo por um novo.espero ter ajudado.vlw

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...