Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

HBTV40D02FD - Fonte oscilando 5vsb

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Estou com essa TV na bancada com defeito na fonte, segundo cliente a causa foi "raio".

 

Não tenho o esquema desta fonte, mas vamos lá para o que já foi feito.

 

- O oscilador não estava oscilando. Substituído o CI MC33067P, e a placa começou a oscilar, porém a saída 5VSB também oscila.

 

- Percebi que tinha um foto acoplador com defeito também e subsitutí, mas mesmo assim o 5VSB oscila.

 

- Armei a placa na bancada com um resistor de 100R no 5VSB com PS ON e mesmo assim oscila.

 

Estava desconfiado de solda fria, mas já olhei e não encontrei nada.

 

Desde já agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,

 

>>Se o acoplador pifou...tenho quase certeza que o ci de referencia TL431 foi-se tambem

 

>>Dê uma bizoiada nele...... rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, "Oscila", vc quer dizer, Flutuação? ( +~-)

 

Se houver Flutuação (Sobe e Desce), verifique TODOS OS COMPONENTES da linha 5 Vsb. Algo está com fuga para o oscilador proteger essa fonte. Verifique o Oscilador por algo alterado, ja que trocou o CI dele.

 

Abrços. Boa Sorte.

 

 

 

Na realidade não é só a linha de 5VSB, todas as tensões variam inclusive PFC.

A oscilação é somente positiva. de 0~3V

 

eletrolitico dessa linha.não meça.troque direto.ja peguei varias assim.

 

Eu medi não encontrei defeito. Vou experimentar trocar mais tarde e posto o resultado.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,

 

>>Se o acoplador pifou...tenho quase certeza que o ci de referencia TL431 foi-se tambem

 

>>Dê uma bizoiada nele...... rsrsrs

 

Me desculpe a ignorância, mas não tenho o esquema e não encontrei nenhum TL431 nessa placa. Poderia me dar uma dica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,

O PFC esta oscilando também?

Postei no fórum o manual de serviço dessa tv. Não tem o valor dos componentes, mas já ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,

O PFC esta oscilando também?

Postei no fórum o manual de serviço dessa tv. Não tem o valor dos componentes, mas já ajuda.

 

Obrigado amigo, pena que não tenho pontos para baixá-los.

 

SE o PFC está flutuando, veja a alimentação do circuito respectivo e o feedback.

 

Então é o seguinte quando o ci mc33067p estava com problema o pfc não flutuava, mas depois da troca o pfc esta variando uma tensão alta de +-390V. Essa placa tem um relé e um led na saída ambos ficam oscilando o led acende e apaga e o relé arma e desarma.

A variação está em todas as tensões eu acredito.

Estou desconfiado que o MC33067P que torquei possa estar com problemas. Vou trocá-lo novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

isso. pode ser que o ci seja "falso". troque e nos retorne.

 

Troquei o CI e mesmo assim não resolveu o problema.

Esse problema de oscilar todas as tensões, alguém tem alguma ideia?

 

Com já haviam comentado que pode ser o TL431, mas eu não o encontrei na placa, alguém poderia me esclarecer?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma coisa que eu faço normalmente quando tenho problemas com fonte é:

Ligo o equipamento na tensão 110V e realizo as medições no circuito ligado;

Repito as medições na tensão 220V e comparo.

Já vi casos que em umas das tensões o aparelho até liga e o defeito normalmente é diagnosticado como capacitor no secundário da fonte.

Já repassou os diodos na parte primaria da fonte ? As vezes se faz uma medição superficial e acha que está bom, mas quando se mede fora do circuito se encontra alguma alteração.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,

Dei um j+. Já consegue baixar o esquema.

Ja verificou se existe curto na linha +12v?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha amigo se tem suspeita de raio teria que medir praticamente tudo estava com uma fonte aoc com defeito parecido flutuaçao na linha de +5 como essa minha fonte usa os 5 para referencia ai todas as outras tambem variavam apos perder uns fio de cabelo  encontrei um capacitor smd com defeito porem so apresentava problema no circuito fora estava ok.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha amigo se tem suspeita de raio teria que medir praticamente tudo estava com uma fonte aoc com defeito parecido flutuaçao na linha de +5 como essa minha fonte usa os 5 para referencia ai todas as outras tambem variavam apos perder uns fio de cabelo  encontrei um capacitor smd com defeito porem so apresentava problema no circuito fora estava ok.

 

Encontrei o defeito da flutuação, comecei a ver a linha de 5V e tinha um diodo no secundario com defeito. Substitui e agora apareceu outro problema que deve ser na fonte também.

 

Agora acontece o seguinte, se eu conecto todos os cabos na fonte, ela liga e a tv faz um bip porém não aparece imagem nenhuma nem o back light acende. Já verifiquei as tensões na placa principal e a principio está tudo ok.

Então fiz o seguinte teste, desconectei o cabo que alimenta a placa principal e ficou apenas o back light conectado e para minha surpresa o back light acendeu.

Vou verificar se não ficou nada para trás na fonte.

 

Uma dúvida, mesmo dar start na fonte é normal ter 390v no PFC?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,

Tente desconectar só o flat do LCD. Se for defeito nele vai acender o backlight tbm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Boa noite a todos!

 

O cliente me entregou novamente esta TV e pediu para verificar novamente o problema.

 

Bom aparentemente está com o mesmo defeito.

 

A fonte arma sozinha o 5VSB está estável com 5,3V e o problema que ela arma sozinha mesmo sem colocar o resistor 100 no STB e PS_ON, se eu conectar somente o backlight na fonte liga o backlight sem mesmo nenhum comando da placa principal.

 

Não sei o q pode estar havendo, alguém poderia me ajudar?

 

Desde já agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...