Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Fio para projeto Arduino apenas com LEDs?

Avalie este tópico:

NCC1966

Posts em destaque

Oi pessoal!

Já chego me desculpando pela pergunta idiota, pois eu sou uma anta total no que se refere a eletrônica!!!!

Tenho uns projetos com Arduino que irão usar apenas LEDs para iluminar miniaturas de naves espaciais (janelas, luzes de navegação, etc.).

Eu já tenho um pequeno protótipo (vocês vão achar ridículo rs...) no qual estou trabalhando que é esse aqui:

TXU1nfI1_n4

O meu problema é que eu não sei qual a bitola de fio que deverei usar para a montagem do circuito final. Os LEDs serão soldados nas pontas dos fios que irão para os locais de iluminação na forma de "chicote".

Eu encontrei uma loja virtual que vende um fio chamado "cabinho estanhado" por metro nas seguintes bitolas: 0.05mm; 0.10mm; 0.13mm; 0.20mm; 0.30mm; 0.32mm; 0.50mm.

Qual seria o ideal para esse tipo de aplicação que pretendo implementar? Eu pensei em comprar o mais fino de todos (já que LED consome pouco e também porque é o mais barato rssss...) mas achei melhor perguntar primeiro pra não fazer besteira.

Também deverei usar "arrays" de LEDs brancos e azuis de alto brilho (tipo uns 40 de cada um) para fazer a iluminação geral interna das naves, mas esses eu não vou ligar no arduíno e vão direto na fonte. Qual fio nesse caso?

Pra vocês terem mais ou menos uma ideia do tipo de fiação, segue um exemplo de um projeto como o que eu pretendo realizar:

wJ2QQwm3B7U

E aqui um exemplo de como fica um projeto desses depois de concluído:

CD8wwUsEyss

Muito obrigado!

:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Considere o consumo de um led "normal" (5mm Vermelho , Verde , Amarelo)  20/25mA e de um led Azul , Branco ou IR 40/50mA. Um fio uni-filar de 0.5mm de secção de cobre deverá aguentar 700mA/900mA depende da qualidade do cobre. Se não aquecer tudo bem. Mas o mais importante é não esquecer que as saídas digitais do Arduino  suportam no máximo 40mA se vai ligar muitos leds convém usar um transistor em colector aberto ou um FET para fazer o switch dos leds.

Link para o comentário

• 1 mês depois...

Legal seu projeto, acho que nem um projeto seja tosco pois se você esta fazendo é porque é útil para você nem sempre o que nos é útil é para outra pessoa.

Mais vamos la pelo que vi no vídeo o legal seria vc usar fita de led rgb uma ideia só, da poderia criar um controle para ficar variando as cores daria um efeito bem legal pode usar fita com led 3528 tem consumo aproximado de 5W por metro ou seja consome em torno de 400mA. Um condutor de 0.5mm pode conduzir até 5A de corrente.

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

DUVIDA.png

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,

Não esqueça de atualizar ou finalizar seu tópico.

Por favor, informe-nos sobre o resultado de sua dúvida.

Resolvendo ou não, os colegas que ajudaram precisam do seu retorno.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...