Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Esquema eletrico

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, o 2 eh o "lado 2" do componente, note que em cima tem "1", que seria o "lado 1" pois o componente soh tem 2 lados (2 conexoes ou terminais), e este lado 2 esta conectado ao terra da placa.

se te ajudou, deixa um joinha aih para comprar alimento! :)

Postado

, para voce entender melhor, o proposito deste componente, que no caso eh um resistor, eh enviar feedback (eh o que o "FB" significa no final do nome do sinal) ao chip que esta gerando a tensao. ele faz parte de um divisor de tensao entre o R25 e o R23. veja que ele esta conectado ao pino 14 do CI U7.

esta tensao de feedback (FB ou retorno) vai indicar para o CI U7 se a tensao esta regulada da forma correta. se nao estiver, o CI faz os ajustes necessarios para que ela se estabilize ou desliga o circuito se houver sobretensao, por exemplo.

se te ajudou, deixa um joinha aih para comprar alimento! :)

Postado

Para finalizar o tópico, edite a sua primeira mensagem e altere o prefixo para RESOLVIDO.

E não esqueça de clicar no j+ de quem ajudou ou tentou ajudar.

[spoiler=Dica]

1 - Na sua primeira mensagem deste tópico, clique em modificar.jpg.

2 - Altere o prefixo conforme a imagem abaixo e clique em Salvar.

alterar.jpg

Postado

, ai nesse esquema tem dois tipos de aterramento.

O Ground que tem o simbolo:

p_pct.gif

E o Digital / Common Ground seu símbolo é diferente do Ground visto anteriormente.

Podemos perceber isso na forma como o engenheiro desenhou o esquema para o U7;

Algumas pad estão direto no Ground ou Terra (esse terra está ligado a placa toda) mas outro estão nesse aterramento Digital feito pelo pino 8 do CI.

Cuidado com isso já que não se trata da mesma coisa e pode fazer seus testes não serem precisos.

j+

Postado

, voce esta corretissimo, mas na pratica, pelo menos nessa board, o terra da placa e o terra digital sao interligados. entao, neste caso, a diferenca na simbologia eh apenas informativa e somente eh importante para engenheiros que talvez queiram modificar a placa ou o esquema, para nos, meros "consertadores", nao faz diferenca.

Postado

, xi brother, nao quis desvalorizar ninguem, sei que tem gente muito foda aqui no forum. depois que eu li o que escrevi eh que percebi, eu quis dizer que para consertar a placa, neste modelo, nao faz muita diferenca. nao quis dizer que todos aqui sao apenas "consertadores" de placa. eu sou! kkkkkkkkkkkk

Postado

Na verdade nessa placa tem um pjp4 que faz essa função. de torna-los a mesma coisa.

Sem título.png

se tiver ligado sim.

se não tiver o CI está fazendo o ground Digital se ele estiver queimado ou outra coisa vai modificar os teste usando o Ground Digital como referencia.

Postado

, nesta placa que ele colocou de exemplo o pad eh fechado. a maioria das placas de notebook que tenho peguei ate hoje o ground digital e analogico estao ligados (as que eu nao sei provavelmente eh porque nao precisei da informacao, entao nem olhei).

mas ja vi, do que eu me lembro no momento, uma placa de osciloscopio que em uma parte do circuito o digital era separado. se eu nao me engano, ela tinha um layer (camada) soh para o ground digital.

o certo eh verificar em cada esquema, ver se o pad existe e se ele esta aberto ou fechado.

Postado

, e aí blz?

Esse número 2 é a identificação de um dos terminais do resistor R23. Mas por que identificar um terminal de resistor, ou de qualquer outro componente, com números?

A utilidade disso fica bem evidenciada quando se utiliza um boardview correspondente ao esquema elétrico da placa.

Os números dos terminais servem para estabelecer uma referência em relação ao componente de forma a poder traçar rotas dos sinais que passam por esse componente.

Por exemplo, nesse breve tutorial ( ) apresentei como utilizar um boardview (o Toptest BV2000) para pesquisar defeitos, ou simplesmente para tentar entender certos circuitos.

No seu caso, se digitar o comando C (Component) vão aparecer três campos, um de cada cor. Em qualquer um deles, pode-se digitar R23.2 - R23 ponto 2 - (componente.terminal) que é o terminal 2 do resistor R23. Como resposta, o boardview destacará todos os terminais de todos os componentes que estão ligados ao terminal 2 do resistor R23.

Por exemplo, às vezes queremos saber de onde se origina uma determinada fonte +VS, ou queremos saber onde estão os jumpers para isolarmos os estágios à procura de curto-cirtcuitos, pois até o jumpers têm dois terminais que quando separados isolam os estágios etc.

Espero que essa informação tenha lhe acrescentado algo.

Att.

Mário

• 3 meses depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...