Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Transformador

Posts em destaque

Olá galera blz???

Estou com uma duvida... sou bem leigo no assunto e queria descobrir o seguinte... tenho um trafo que achei aqui já liguei ele na tomada e os secundários dele me fornecem ele tem dois fios 2 no secundário e 1 preto... cada vermelho possui 15vca se eu ligar os os vermelhos consigo 30vca??? e a outra duvida... tem como identificar qual a amperagem máxima que ele fornece?? pois eu queria uns 5amp, 3amp já me ajudaria.... pois nele não tem modelo nenhum.... nada escrito... teria algum meio de descobrir isto??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Pode ligar os 2 vermelhos do secundário normalmente, você precisará apenas de uma ponte de diodos para a retificação em onda completa.

Para testar a corrente, com a tensão retificada e filtrada ( Diodos e capacitores ) ligue o multímetro na função amperímetro, escala de 10A ou 20A (depende do seu multímetro), e meça diretamente sobre o positivo e negativo do capacitor. Meça rapidamente ( no Max 10 segundos ) para evitar danificar o multímetro.

transformador-rectificacao-filtragem.gif

Link para o comentário

, Pode ligar os 2 vermelhos do secundário normalmente, você precisará apenas de uma ponte de diodos para a retificação em onda completa.

Para testar a corrente, com a tensão retificada e filtrada ( Diodos e capacitores ) ligue o multímetro na função amperímetro, escala de 10A ou 20A (depende do seu multímetro), e meça diretamente sobre o positivo e negativo do capacitor. Meça rapidamente ( no Max 10 segundos ) para evitar danificar o multímetro.

transformador-rectificacao-filtragem.gif

Obrigado Henrik pela resposta so me surgiu uma duvida... alias duas rsrs... acho que você pode me ajudar!!! Qual diodo devo usar para fazer a ponte... e o capacitor tem que ser de quanto?? 50v?? pois na saida terei 30vca correto?

Link para o comentário

, como você não sabe a corrente do transformador, aconselho a colocar uma ponte retificadora de 10A como a Ts10b06g ou KBU1010 ou qualquer outra de 10A.

Os capacitores irão se carregar com a tensão de pico da onda, ou seja, 30VCA * 1.41 = 42,3VCC ( mais próximo seria de 50V ) recomendo usar 4700uf/50V para ter uma boa filtragem.

Depois que descobrir a corrente máxima do Transformador, ai você pode trocar a ponte de diodo para o valor mais aproximado da corrente máxima deixando sempre uma folga de 1 ou 2 A.

Ex: se a corrente máxima do transformador for 5A coloque uma ponte que suporte até 6A ou mais.

Link para o comentário

, como você não sabe a corrente do transformador, aconselho a colocar uma ponte retificadora de 10A como a Ts10b06g ou KBU1010 ou qualquer outra de 10A.

Os capacitores irão se carregar com a tensão de pico da onda, ou seja, 30VCA * 1.41 = 42,3VCC ( mais próximo seria de 50V ) recomendo usar 4700uf/50V para ter uma boa filtragem.

Depois que descobrir a corrente máxima do Transformador, ai você pode trocar a ponte de diodo para o valor mais aproximado da corrente máxima deixando sempre uma folga de 1 ou 2 A.

Ex: se a corrente máxima do transformador for 5A coloque uma ponte que suporte até 6A ou mais.

]

Obrigado Herik mais uma vez!!! Mais um joinha pela ajuda!!  :)

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...