Postado 9 de Junho de 2013 12 anos Autor Qual o potencia do pre em wats? A potencia é de 1400W e tem 5 niveis de regulação ...
Postado 9 de Junho de 2013 12 anos Se calhar e pouco. Se vires meu projecto esta 2400w no pre. Maquinas profissionais andam neste valor. Tens de medir temperatura
Postado 9 de Junho de 2013 12 anos Autor Aquilo no maximo atinge uma temperatura maluca ...a resistencia é mt grande espalha bem o calor ...até no nivel 1 já esquente bem demora é um pouco ..mas só qd vierem os termos para medir é que posso dizer alguma coisa, mt obrigado por tudo .
Postado 1 de Julho de 2013 12 anos mais um tuga, boa "chocadeira", no entanto esse tipo de resistência traz um problema são dificeis de controlar mesmo com pid, quando cortas a alimentação ela ainda vai aquecer uns valetes graus o que torna o sistema instavel, prefiro as resistencias IR reagem bem mais rapido e o pid é bem mais facil de ajustar.
Postado 1 de Julho de 2013 12 anos Tem mais Portugas nesta casa....... parece a casa da "prima" kkkkkkkkkkkkk Abraço do Portugaaaaaaaaaa
Postado 31 de Julho de 2013 12 anos Autor Boas malta aqui está a começar a dar-se os primeitos passos no reball, o tempo para me dedicar a isto tem sido pouco, o material tb demora bastante a chegar mas ja estou a começar, vejam se este chip esta devidamente limpo pronto a levar as esferas novas, notem que faltam 2 pads no meio e 1 do lado direito em cima. Isto impossibilita o funcionamento do chip ? o chip em questão é um G86-770-a2 da nvidia.
Postado 31 de Julho de 2013 12 anos Autor Malta ajudem-me não estou a conseguir fundir(soldar) correctamente o chip na motherboard, já levei ate temperaturas de 240º medidos com o termopar na parte de cima da placa junta ao bga e mesmo assim não suficiente para soldar as esferas na board. Alguma dica ?
Postado 1 de Agosto de 2013 12 anos Estás a usar Flux? Essa temperatura deve ser da estação, porque o Chip a partir dos 180 começa assentar...
Postado 2 de Agosto de 2013 12 anos Autor Não consigo soldar as esferas em condições, estou a usar o flux correcto o 223 para retirar e o 559 para soldar as esferas no chip e na board. Estou a desesperar com isto, as esferas que vieram dos chineses só podem estar maradas porque mesmo a soldar no chip estas demoram muito tempo a fundir com a estação de ar quente a 390º mas mesmo muito tempo, se não for perto desta tempertatura elas não fundem e quando tiro o stencil a maior parte delas sai ... Tenho visto todos os teus videos, não sei qual é o truque mas n consigo soldar as esferas na placa ...soldam e o chip fica la agarrado mas se o tirares da bem para perceber que estava tudo menos bem soldado porque as esferas nem fundiram. vou continuar a treinar mas estou a perder a esperança na maquina caseira ...os termopar mostram temperaturas elevadissimas, faço o pre-aquecimento ate 120º na placa medido com o termopar e nem assim solda :( :( help ...
Postado 2 de Agosto de 2013 12 anos 390º Isso é muito para fundires as esferas pa! Provavelmente desde até cabo do Chip a meter as esferas... Qual é a composição dessas esferas?
Postado 2 de Agosto de 2013 12 anos Autor A composição não sei, sao uns potes pequenos que vieram no kit de stencils que comprei no ebay, podes-me indicar umas esferas boas para isso no ebay ? Abraço e parabéns por tudo, tens feito um excelente trabalho.
Postado 9 de Outubro de 2013 12 anos Nem imaginam a alegria que tive ao descobrir este forum e agora então com este post. Tambem sou tuga, alentejo. Sou tecnico de instrumentação e eletronica e queria lancar-me nos reballing´s visto estar a aparecer de dia para dia problemas de bga. Como anda o nosso pais e temos de poupar (e também pelo gosto de fabricar coisas) ando a pesquisar e juntar informação para fazer uma estação. E vocês ajudaram-me. Ainda não vou iniciar. Quero ter a certeza do que vou fazer. As ideias são muitas, vamos ver se as consigo passar para a pratica. abraço
Postado 9 de Outubro de 2013 12 anos tiagogil, todo o estanho tem uma percentagem de chumbo. quanto maior a percentagem de estanho, melhor e mais fácil fica a soldadura. Pena que no mercado exista essa "burla". Nunca mais me esquece há uns anos deixei acabar a solda de estanho, era domingo, loja fechada... e fui aos chinocas comprar para desenrascar... tive de desistir...
Postado 9 de Outubro de 2013 12 anos Mais um alentejano cá no Fórum! bem vindo conterrâneo De que zona és? Abraço
Postado 9 de Outubro de 2013 12 anos so tugas!!! nem imaginava lol sou aqui do grande porto bem mas ao k interessa, tiagogil o fluxo k uso k é bacano é amtech ou interflux, ja usei os dois e sao mt bons, em termos de esferas o melhor é sempre comprar com chumbo, eu geralmente compro aqui Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. é em portugal e ate tem um preço bastante acessível. parabens pela a maquina, esta altamente. abraço
Postado 17 de Outubro de 2013 12 anos olá por acaso sou cliente maxitek há já muito tempo e nunca pensei em comprar lá as esferas (geralmente compro o material para telemoveis só) vou experimentar.. também vi que tem uma maquina para bga a JOVY, vale aqueles euros todos ?
Postado 17 de Outubro de 2013 12 anos Boas, Não foge muito daqueles valores, e ainda tens a vantagem de ser vendido cá. Cumprs
Postado 4 de Fevereiro de 2014 12 anos Mais um tuga por aqui a querer iniciar-se no reballing. Tenho lido bastante no forum, mas com tanta coisa, nem sei por onde começar. Material não tenho ainda nada, somente 2 pistolas de ar quente. Abraço
Postado 9 de Fevereiro de 2014 12 anos mais um tuga ... oeiras também tenho andado ver o mesmo, tenho estado a estudar as construções com arduino controlado pelo pc e parece ser 5****, da uma vista de olhos nos nossos Hermanos do reballing. esta la uma maquina construída com as mesmas senas que tens. e trabalha bem "dizem". acho que depende o que queres fazer "professional ou hobby" hobby- acho que e divertido construir a nossa maquina e ir aprendendo, com muitos errors pelo camminho, desde acertar a maquina ate ganhar experiência. profissional- sempre e um pouco mais facil, deixas de ter a preocupacao do equipamento visto haver mais jente com mais iguais e podem sempre te aconselhar com os tempos dela, e podes passar logo a tecnica do reballing. para acrescentar tens o site de vendas em espanha "www.satkit.com" com bom material e bons preços incluindo maquinas com envio grátis para PT, e aquilo pesa.... fica bem amigo boa sorte
Postado 9 de Fevereiro de 2014 12 anos Ola pessoal voces são os grandes mestres mesmo destas tecnicas de desenrasca, depois de ver uns quantos tuturiais na net e aqui no forum resolvi começar a minha maquina de reball, os euros são poucos, logo tenho de me safar como posso. Tenho visto a vossa Kelly no Big Brother ...que simpatia :) Vou tirar umas fotos ta voces verem, posso adiantar que a maquina consistiu no seguinte: Caixa velha de pc Maquina de fazer crepes ...para aquecer a placa por baixo Pistola de ar quente Tubo de aspitador em aluminio para adptar na maquina de ar quente Tampa de caixa de pc furada para assentar a board. Faltam-me os 2 termometros para poder controlar as temperaturas inferior da board e do chip a remover. Resumindo... já removi com sucesso 2 chipsets e 2 chips nvidia sem estragar nada ..vou comprar agora o flux no clean para remover a solda da board e do chip e depois mandar vir uns chips ja com as esferas de solda para começar a fazer testes. Muito obrigado a todos pela preciosa ajuda que me tem dado. Fotos adicionadas Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. Alguns chips retirados para teste, a board e chip ficaram intactos. Falta-me comprar os termopan alguem sabe onde comprar barato ? humm tas no bom caminho ja viste isto ?? e como vai a maquineta ??
Postado 10 de Fevereiro de 2014 12 anos Tiago provavelmente as esperas que vc esta usando é lead free ai é complicado mesmo tem que aquecer muito as vezes até estraga a placa tente esferas sem ser lead free com certeza vai dar certo.
Postado 12 de Fevereiro de 2014 12 anos do chip e depois mandar vir uns chips ja com as esferas de solda para começar a fazer testes. A ideia está ótima mas se consegue os chips com as esferas já soldadas? Que eu saiba aqui não, tem que comprar um pacotão de stencils para usar uma meia dúzia
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.