Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte de Bancada Para Notebooks

Avalie este tópico:

agardim

Posts em destaque

Olá a todos.

Em nossa assistência técnica um dos maiores problemas que temos é com relação a fonte dos notebooks. Com grande frequência, por mais que façamos a identificação, os técnicos acabam fazendo confusão e trocando as fontes entre os clientes, o que gera muitas confusões.

Uma das alternativas seria termos várias fontes universais de uso comum e não ficar mais com a do cliente. Até daria certo, mas penso existir alguma forma melhor de resolver, pois várias fontes universais gerariam um amontoado de fios.

Minha idéia seria ter uma fonte de 19V com corrente bem alta e montar sobre as bancadas uma linha, como se fosse de tomadas, mas com saídas 19V, onde o técnico plugaria nesta "régua" o cabo desejado.

Procurei algo deste tipo tanto no ML quanto no ebay e não achei nada nem parecido.

Se alguém já teve este tipo de problema e teve uma solução deste tipo e quiser compartilhar, seria interessante!

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Fonte Universais não são aconselháveis pois imagina o cliente deixa uma maquina p formatar voce conecta em uma fonte universal e por algum motivo essa fonte entra em curto danificando a placa do note do cliente ai o problema evolui,  o correto seria voce ter carregadores originais, aqui possuo vários carregadores alem duas fontes assimétricas, peguei dois cabos de fontes universais e cortei para usar nas assimétricas,  Uso mais as assimetricas para fazer consertos em placas.

Outro ponto seria você etiquetar os notes e os carregadores com o nome do cliente e o numero da ordem de serviço, pois assim facilita a organização e pode evitar problemas deste tipo.

Link para o comentário

Olha, eu acredito que isso seja falta de atenção por parte dos técnicos...

Aqui, sempre que um equipamento dá entrada, colocamos na OS tudo que o acompanha e em cada item colocamos uma etiqueta de fácil remoção (sempre removemos todas antes de entregar o equipamento ao cliente) com o número da OS.

Isso que você está sugerindo, você mesmo pode fazer, consiga uma fonte com a potência desejada e monte a régua. Podes usar uma régua de tomadas comum (como base), ou construir uma própria com outro tipo de conectores, e também terá que construir os cabos.

Faça uma base parecida com isso:

[hs width=300 height=300]

E fixe esse tipo de conectores, porém fêmea, na base:

[hs width=300 height=300]

Os plugs machos você fixa nos cabos que irão para os Notebook's.

faloooowww

Link para o comentário

Olá amigo para reparo de placa de note uso uma fonte assimétrica 32v 5a - em questão a outras minha bancadas quando é coisa simples como formatação uso a do cliente mesmo indentificada pelo numero de ordem de serviço. em questão de fonte universal não recomendo por experiência própria, uma maquina veio pra formatar coloquei a fonte universal queimou mosfet de entrada de vcore e processador sai no prejuiso além que as fontes universais são com componentes de baixa qualidade

Link para o comentário

DUVIDA.png

Por favor, informe-nos sobre o resultado.

Não esqueça de atualizar ou finalizar seu tópico.

Resolvendo ou não, os colegas que ajudaram precisam do seu retorno.

Link para o comentário

• 3 semanas depois...

Agradeço a todos que responderam e deram idéias!

- Fonte 32V x 5A: Já temos 2 aqui em bancada, mas 5A é pouco. Segura no máximo uns 3 notebooks dos mais novos ao mesmo tempo.

- Identificar fonte dos clientes com número de OS: Já fazemos isso, mas mesmo assim elas somem e são trocadas.

- Aquela barra de metal cheia de fotos eu achei interessante! Vou tentar fazer alguma coisa neste sentido e dando tudo certo mando fotos!

Obrigado!

Link para o comentário

Boa tarde pessoal. Eu uso uma fonte assimétrica de 0 a 30v x 3A, e tenho vários plugs e uso no reparo, e tem me atendido muito bem. Não pego fontes de clientes, há não ser que tem defeito, e quando pego coloco número de O.S nelas, não tive problema com cliente por causa disso. Abraços

Link para o comentário

, não aconselho que faça, mas se quer fazer, pegue uma fonte modular usadas em CFTV de 24v por 10A por exemplo. Algumas dessas fontes tem ajuste de tensão, então basta ajustar ela ao mínimo de tensão e medir se estabiliza em 19,5V. Caso não abaixe para tanto, deve abrir a fonte é alterar um resistor para que ela baixe até esse valor.

Link para o comentário

Eu uso uma fonte "coringa" que eu mesmo fiz e não pego nenhum acessório do cliente, carregador, capa, nada!

Acho esse sistema prático e resolve todos os meus problemas pois serve tanto pra bancada como pra testar o note do cliente no balcão.

Link para o comentário

, interessante. Eu tenho uma assim que fiz com uma fonte de HP antiga com incríveis 8A de capacidade. Realmente ajuda bastante e ela aguenta 3 notes ao mesmo tempo. Porém atende apenas uma bancada. Uma opção seria fazer várias desta e ter uma em cada bancada. Só não eliminaria o problema do monte de fio em cima das bancadas, mas resolveria o problema de não precisar pegar a maioria das fontes dos clientes. Obrigado.
Link para o comentário

, essa é a idéia mais próxima do que eu queria realmente. Mas para adaptar nesta fonte vários cabos com pontas para os diversos notebooks daria um bom trabalho. Quando tiver com um tempo vou pensar em algo viável baseado nisso. Ai o único problema seriam os DELL, que tem aquele problema de não carregar a bateria se não detectar a fonte "original" através do terceiro pino. Uma opção seria desmontar uma fonte DELL destas mais fortes de 90W e tirar aquele chip de ID que tem dentro e usar ele nesta fonte CFTV para fornecer sinal de ID quando usar cabo de 3 vias da DELL.
Link para o comentário

Sobre os notes Dell, o que eu fiz foi exatamente isso, peguei uma fonte queimada de 90w e usei só a memória dela pra fazer o cabo e usar na fonte assimétrica.

Outra coisa que fiz foi colocar essa memória da fonte dell em uma plaquinha com uma pequena chave de seleção. O outro lado da chave coloquei num resistor para o +B, assim eu mudo a chave pra usar em HP ou em Dell com o mesmo cabo.

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Olá, não recomendo usar carregadores universais, pois grande parte dos notebooks possuem tensão e corrente diferentes, existem carregadores universais que tem um regulador para ajustar a tensão (voltagem), mas não possuem regulador para ajustar a corrente (amperagem), portanto o uso de carregadores universais pode acabar danificando o notebook, é recomendável o uso de fonte assimétrica, que possuem reguladores para ajustar tanto a tensão quanto a corrente, deixando-as exatamente de acordo com a especificação do aparelho (notebook).

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...