Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Retrabalho BGA - Qual equipamento?

Featured Replies

Postado

Amigos, estou começando à pensar em parar de terceirizar os meus reballings, pois nem sempre os caras que trabalho fazem o trabalho devidamente. Em contrapartida, não possuo uma demanda grande para comprar um equipamento Top. Nem toda semana tem reball para fazer (isso quando tem).

Entretanto, eu sinto a vontade de fazer os meus próprios reballs até por experiência.

Os amigos podem aconselhar algo (inclusive que possa ser de segunda mão), ou alguma técnica que eu possa usar para resolver esse meu problema. Grill + estação de ar quente funcionam ?

Particularmente tenho 3 notebooks em meu laboratório para fazer BGA e um cara que eu trabalhava zoou a BGA e nem sei se tem recuperação. Por esses episódios que gostaria de começar à fazer.

Obrigado à todos! 

Postado

Mas com grill?

Pelo menos uma ir6000, uma estação conjugada, ou uma de solda e outra a ar quente, multímetro ...........

Bastante treinamento, bom senso e material de boa qualidade.

Já sabe alguma coisa de eletrônica?. Se não sabe terá de aprender,começando por eletrônica básica.

Nem tudo será reballing, sabendo eletrônica  vai faturar com outros defeitos que aparecerão no dia a dia.

Caso contrário será mais um aventureiro no mercado propenso a falência iminente.

Postado

Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., Concordo com o colega ,  e ja adianto reball não e coisa de outro mundo porem ate pegar o jeito e chato pra c@#&%$&...

Faça como ele disse base de eletronica logo logo vc levanta grana p comprar ferramentas de qualidade

Postado

Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., já que você quer começar, comece com uma máquina própria para reballing e não precisa ser uma honton, mas não faça isso de começar usando grill.

Eu te indico comprar uma IR6000 e que usada você paga em na faixa de 1.800 a 2.000, enquanto uma honton está na faixa de 5.000.

A medida que o serviço for aumentando e você for pegando prática muda para uma máquina melhor, mas de começo essa vai te atender muito bem.

• 3 semanas depois...
Postado
  • Autor

Obrigado aos amigos que me aconselharam. Eu sou técnico em eletrônica, mas sempre fui voltado para suporte de T.I. Recentemente comecei a comprar notebooks com defeito porém, o que mais vejo é pessoal vendendo com problemas de BGA. Sei que existem inúmeros problemas, desde tela quebrada, BIOS, LVDS, MOSFETs e etc., porém, por haverem poucos casos de BGA que eu gostaria de uma alternativa barata e não gastar tanto com uma ferramenta que farei pouco uso.

Mas obrigado pela ajuda e dicas pessoal!

Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se.  , pode deixar que não serei um "aventureiro fadado ao fracasso". Só achei desnecessárias as palavras fortes.

Fiquem na paz !!

Postado

Querosergrande, às vezes palavras fortes podem nos fortalecer.

Penso que embora não tenha gostado, já tenha ficado alerta.

Vou deixar um alerta caso compre uma IR 6k, usada ou nova.

Uma das primeiras coisas que deverá fazer ao chegar, é medir a temperatura na superfície do pré, em vários pontos, para saber se há distribuição de temp. uniformemente. Depois pode fazer  também no top.

A minha está com o pré curvado, comprei uma cerâmica  nova, mas ainda não instalei. No momento tô parado com quase tudo.

Se pegar uma como está a minha, jamais conseguirá sucesso em reballing, vai " fritar"  bga uma atrás do outro. Vai achar que é praticamente impossível um reballing, sendo que um dos problemas é no equipamento.

Se eu não tivesse descoberto  isso ,  teria vendido a estação há muito tempo, achando que reballing é coisa do outro mundo. Na verdade não é , só exige experiência.

Postado

rsstp21  daria para voce explanar mais sobre o assunto?eu tambem tenho uma ir6000 que comprei no mercado livre.

ja peguei placa funcionando para teste,retirei e coloquei o bga novamente e nao funcionou.

ai fico pensando se a solda nao deu certo...enfim não sei o que aconteceu

se voce tem um macete para essa ir6000 poderia me passar por favor?tambem estou iniciando com ela

Postado

Para saber se há distribuição uniforme na superfície da cerâmica tem de medir a temp em vários pontos.

Eu medi na lat. dir. e esq., frontal , traseira  e centro em algumas  etapas.

Já vi usar papel sensível a temperatura, acho que aquele de fax termosensivel servirá.

As temperaturas tem de bater em todos os pontos.

Uma ação que já define visualmente é colocando uma régua, se tiver torta logo verá.

Solução? Só trocando por uma outra bem fabricada.

Fiz vária tentativas de compensação, mas é quase impossível acertar.

Até por curiosidade.  Verifique a sua e depois poste para nós se possível.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.