Jump to content
  • Content Count

    76
  • Avg. Content Per Day

    0.05
  • Joined

  • Last visited

  • Credit

    22
  • Country

    Brazil

Community Reputation

10 Level 2

About davidegn

  • Rank
    Membro Aspirante II

Personal Information

  • Sexo
    Masculino / Male
  • Location
    Indaiatuba - SP

Recent Profile Visitors

426 profile views
  1. Alguém tem mais algum procedimento que possa ser feito?
  2. @NixMP Olá Peguei um modelo exatamente igual a este semana passada, com o mesmo defeito. Ao fazer os testes nele eu identifiquei que os dois últimos reles (R4 e R5 se não me engano) não comutavam, ai não tinha tensão na saída. Retire os reles da placa e faça os testes neles com uma bateria boa.
  3. Bom dia e obrigado pelo retorno A bateria está boa, utilizo ela pra testar outros nobreak que faço manutenção tbm, infelizmente o defeito não é ela. Se alguém tiver mais alguma sugestão eu ficarei muito grato!!
  4. @zazulak Bom dia e obrigado pelo retorno Eu fiz a troca do capacitor e desses dois diodos mas não funcionou. Medi com a função de capacímetro e ele está com o valor de 98.7uf. Sim utilizo um Minipa 2517A, ele é true-rms. Fiz o teste com a lâmpada incandescente de 127v 100W e o nobreak bipou distorcido e desligou logo em seguida. A lâmpada até chegou a acender neste breve momento. Seria isso um problema no trafo? Existe algum teste que possa ser feito pra ver se é ele o culpado?
  5. Bom dia e Obrigado por responder Testei separadamente os componentes q vc me indicou, mas os mesmos estão bons. O detalhe que me chamou a atenção é que o D15 não fica próximo ao inversor nesta placa, então comecei a procurar defeitos próximos naquela região e encontrei D18 e D19 (1n4148) alterados. Fiz a troca e ele parou de ligar sozinho finalmente. Após isso, liguei ele em modo bateria e verifiquei a onda PWM nos gates dos fets se estavam normais e tudo certo. O detalhe que está acontecendo agora é que ao conectar o secundário do transformador (Azul e Branco) e testá-lo em modo bateria o bip que é emitido fica todo destorcido. Caso eu teste sem esses cabos conectados o bip fica normal. A saída de tensão está com 121V, mesmo com esse bip estranho. Alguém já pegou esse tipo de defeito que está acontecendo agora? Acredito que estou bem próximo de terminar a manutenção desse equipamento. Conto com a ajuda dos senhores mais uma vez e agradeço a paciência e dedicação a todos os envolvidos @eufernandes @zazulak @Priscila Critiane
  6. Bom dia Pessoal! Dando Andamento a manutenção: Realizei a troca conforme sua orientação mas mesmo assim não obtive sucesso. Não sabia que teria q ter esse cuidado ao testar o micro, muito bom vou deixar anotado para as proximais manutenções. Dessoldei o pino 6 e tive as seguintes leituras: Q 15 b =13.01v e = 13v c = 0,04v Q12 b = 0,04v e = 0,06v c = 12,95v Após esse teste eu ressoldei novamento o pino 6 e repeti as medições, que se mantiveram as mesmas. Não existe tensão no gate do Q17. O pino 14 que leva até ele está zerado tbm. Aguardo novas instruções dos amigos do fórum. Obrigado
  7. Boa tarde e obrigado pelo retorno. Encontrei o Q2, Q3 e Q5 com fuga (BC337) e acabei substituindo todos, mas ainda sim não mudou nada O LE50 tem 12,6v na entrada e após o led ficar roxo a tensão cai para 11,4v Realizei as medições no PIC conforme a sua orientação e identifiquei que o Pino 2 tinha 5,6v. Seguindo a trilha dele encontrei tbm o Q16(BC337) e o r53(68r) com defeito, fiz a substituição dos dois, apenas usei um resistor de 100r pois não tinha um igual para fazer a troca. Testei e o problema persiste, porém a tensão não está mais presente no Pino 2. As demais tensões no PIC são: 11 4.7 12 4.9 14 4.6 15 4.9 16 4.9 20 5v 28 5v E um detalhe que está me deixando ainda mais confuso, quando eu coloco a ponteira positiva no pino 9 do micro ele bipa e muda o led para cor vermelha, depois volta ao normal. Acontece apenas uma vez. Devo continuar a investigar as demais tensões ou tem outro teste que pode ser feito?
  8. Obrigado por responder. Troquei o LE50 e não obtive sucesso. O 3 resistores q vc citou estão bons apesar de estarem com uma aparência feia. Em relação ao testes os circuitos que são alimentados por essas duas fonte eu estou meio perdido, pelo oq eu vejo no esquema o nobreak inteiro é alimentado por uma dessas duas tensões. É estranho pois tenho a impressão é algo antes está chaveando o BD. PS Inspecionando a placa identifiquei o C2(100nf 250v) em curto e troquei o mesmo, apenas esqueci de mencioná-lo antes. Aguardo novas instruções dos amigos do fórum. Obrigado
  9. Bom dia Estou com este nobreak na bancada que o usuário informou não estar ligando. Ao abrir o equipamento constatei que havia algumas trilhas rompidas próximo ao inversor e na base do Q17 (IRFB3306). Refiz as trilhas e tirei os fets e testei com o multímetro e eles estão bons, apenas voltei eles para a placa, mas troquei o IC4(LM324) por garantia. Constatei que a ventoinha tbm estava com problema e fiz a substituição dela. Analisando os demais circuito encontrei o Q19 (BD139), Q15(BC327) e D36 de 15v 1w em curto e C16(0,47uf 100v) alterado. Realizado a substituição dos componentes citados e fiz o teste em modo bateria (Desconectei os cabos azul e branco do transformador). Ao conectar a bateria o nobreak pisca como se houvesse colocado o mesmo na rede elétrica (Altera entre vermelho e azul uma vez) e após uns 3 segundos ele liga com o led na cor roxa. Testei tbm os componentes: C18 (100uf 63v), D32(2v7), C19(22uf 50v) R84(4k7), D29 e D30 (1n4007), Q12(BC337) e todos estavam normal. A bateria que estou usando é nova e está boa. Estranho estar acontecendo isso, a impressão que eu tenho é que há algum curto que faz com que a fonte ligue e ignore o botão. Normalmente qdo vc jampeia o Q12 ou Q15 pra testar se a fonte está funcionando acontece isso, mas aparentemente não há curto nesta linha. Estou postando tbm duas fotos do nobreak e tbm o esquema q eu fiz upload aqui no fórum e q eu estou seguindo, foi o mais próximo q encontrei. Peço a ajuda dos amigos do fórum para resolver esse problemas. Esq Nobreak E0943800 Net Station 700Bi FX NT
  10. Esq Nobreak E0943800 Net Station 700Bi FX NT Visualizar Arquivo Esq Nobreak E0943800 Net Station 700Bi FX NT Uploader davidegn Enviado 10-01-2020 Categoria Nobreaks SMS  
  11. 0 downloads

    Esq Nobreak E0943800 Net Station 700Bi FX NT
  12. Bom dia Pessoal! Estou com esse nobreak na bancada que está apresentando a mensagem de bateria baixa no painel. Ao abir ele constatei que as baterias realmente estão com a tensão baixa (9,5v) e as mesmas são de 2014, então será necessário realizar a troca delas. A minha duvida é o seguinte, para fazer a troca delas (2 bancos de 4 baterias de 12v 7 A) é preciso somente desarmar o disjuntor da bateria para que não ocorra nenhum arco no momento de instalação ou é necessário fazer algum outro procedimento para que não ocorra nenhuma faísca? Pois se eu fizer o teste de start pela bateria com o disjuntor da bateria desarmado o nobreak liga. Desculpe a ignorância se eu falei algo errado, pois eu normalmente faço manutenção em modelos menores e estou começando a trabalhar com modelos maiores agora, se tiverem alguma outra dica será muito bem vinda!! Agradeço a atenção de todos!
  13. Boa tarde, Agradeço muito o elogio do amigo @João Henrique e todos que estão participando deste tópico, estou me empenhando ao máximo para a resolução do problema, pois alem de me ajudar irá ser muito útil para quem estiver passando pelo mesmo problema, ou algo que envolva os circuitos testados. Em relação aos testes que o @João Henrique mencionou, tanto o nobreak ruim quanto o bom estão apresentando as mesmas leituras no pino 3, 5 e 13. Não sei se vai agregar para alguma solução mas eu realizei alguns testes de comportamento no equipamento com defeito: Ao tira-lo da tomada ele vai começar a bater o rele e tentar ligar, quando acontece isso se eu tentar ligar o nobreak em modo inversor o mesmo não liga, preciso ligar e desligar o botão power 2x para que o nobreak funcione em modo inversor . Se eu manter o botão power ligado quando ele não liga e retorna-lo para a rede o nobreak fica piscando o led vermelho e nada mais acontece. Ao desligar o botão power ele reconhece rede instantaneamente e depois liga normalmente. Se eu retorna-lo para a tomada sem fazer nada o mesmo chaveia os reles identificando a rede e liga normalmente. Esse defeito tinha tudo para ser problema do micro na minha cabeça. Obrigado mais uma vez pela paciência e colaboração dos amigos aqui no fórum!
  14. O pino 2 do micro esta ligado no circuito que vai para o ic4, o circuito da ventoinha não esta em uso, apenas com marcações na placa e ilhas sem componentes. Acabei de fazer a troca dos 2 LM324N e novamente não funcionou. Testei R104, R97 e D35 e estão normais.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...