Cara já usei muito o Zentyal, mas sinceramente, não uso mais e nem recomendo. Dá pra instalar ele em cima de uma instalação padrão do Ubuntu também, mas eu usava o instalador próprio do Zentyal nos setups que eu tinha. Mas me dava muitos problemas, não tem muito suporte, a comunidade não é tão grande e prestativa quando comparado a outras soluções. O que tem me atendido agora e muito bem é o FreeNAS, que também serve como controlador de domínio, tem vários serviços pré instalados pra você habilitar (ou não), tem jails (que são o equivalente aos LXC containers), e agora na versão atual tem suporte a docker e VMs também. A base é o robusto freeBSD, que pode até ter uma compatibilidade de hardware menor que o Linux, mas é um ótimo sistema. O sistema de arquivos que ele usa que é o diferencial: o ZFS que te permite fazer "RAID" por software pelo próprio sistema de arquivos, com um disco, dois ou três de paridade e com várias vantagens sobre um RAID5, por exemplo. O bom é a inteface gráfica que FUNCIONA muito bem, muito melhor que a do Zentyal, e o fato de você ter um sistema muito enxuto (e por consequência mais seguro devido à menor superfície de ataque) e leve que é instalado em um drive USB deixando uma porta SATA a mais livre pro seu array de HDs. Suporta criptografia de discos com GELI, usando chave e/ou senha, mesmo em cima do RAID, o que é muito bom, principalmente pra quem precisa se adequar a critérios de segurança que exigem FDE.
Não posso recomendar menos o FreeNAS, é um excelente sistema, usado desde NAS caseiros até storages parrudos em grandes empresas, muito adaptável e flexível, seguro e confiável, com uma base de usuários gigante e uma comunidade ativa e prestativa além de grande número de desenvolvedores trabalhando constantemente no projeto. Além disso, oferece também suporte comercial caso seja necessário. Realmente é muito bom. O Linux agora tem um BTRFS mais maduro, que promete ficar até melhor que o ZFS em muitos aspectos, mas eu não troco a estabilidade de um projeto sólido como o FreeNAS, fácil de implementar e gerenciar, por distros Linux que não chegam nem perto na base de usuários e na estabilidade do sistema.
Meus dez centavos de contribuição. A quem interessar, só jogar no google, tem informação a balde pra quem se interessar.