Jump to content
  • Content Count

    23
  • Avg. Content Per Day

    0.01
  • Joined

  • Last visited

  • Credit

    91
  • Country

    Brazil

Community Reputation

11 Level 2

About CLEBERGATO

  • Rank
    Membro Aspirante I
  • Birthday 08/16/1978

Personal Information

  • Sexo
    Male
  • Location
    Mário Campos

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. Possuo o mesmo gravador e te garanto que o problema não são curtos. Geralmente este problema ocorre quando o contato é falho, quando a bios possui outra bios de backup e quando, apesar dos circuitos "parecerem iguais" qualquer componente que perfaça um sobre circuito vai atrapalhar na detecção do chip. Geralmente algumas placas possuem terminais chamados "bios debug" que fazem uma ligação direta aos terminais do bios, porém o circuito de debug possui um sobre circuito que "desliga" a interface do bios com a placa, permitindo assim que ela seja gravada sem interferência. O ideal é você comprar um adaptador Soic 8 de 150, 200 e 300 mil para gravar diferentes tipos de bios sem ter que ficar soldando a bios na placa. Só fique atento a posição do chip pois já vi muita gente queimar o bios por colocar o mesmo virado. Fique atento a pinagem, e se esquentar está na posição errada.
  2. @lealtec eletronica Então amigo, se prestou atenção o valor da resistência é o que estabiliza a tensão e corrente interna deste ci, e os piratas, como eu citei se trocar pela resistência em questão tem de resolver, pois se aumenta a resistência tem deficiência no consumo, pois se o aparelho solicitar mais tensão e corrente esta não será suficiente, ocorrendo queima ou falha de algum componente ligado ao circuito. Faça o cálculo V/R ou V/I e vai ver que a resistência influi no circuito. Vamos a prática: Na TP baixa o consumo em 13V é de 300ma. Neste caso a resistência máxima do circuito é de 43K para fornecer os 300ma que a TP Necessita.Agora se alterar o valor da resistência para 100K o valor da corrente cai para 130ma, ou seja, menos do que a TP necessita. Na TP Alta, o consumo é entre 480 e no máximo 500ma. Vamos usar como base 480ma para não saturar a capacidade do chip. Em 480ma a resistência máxima é de 37,5K, um valor menor do que os 43K na TP baixa. Se usar uma resistência de 100K o valor cai para 180ma, altamente inferior à corrente de 480ma que a TP alta necessita. Entendeu porque o valor da resistência influi no circuito, e porque é necessário saber os detalhes do chip para adequar o chip certo e evitar a queima? Se não resolver aí só analisando a linha do VBooster.
  3. Esqueci de citar, a Flash Nand é o ci KLM4G1FEPD. Segue datasheet e informações técnicas do mesmo: http://nz.apexelex.com/specs/misc_items/KLM4G1YEMD-B031001.pdf https://www.elnec.com/en/device/Samsung/KLM4G1FEPD-B031+%5BFBGA153%5D/
  4. Pessoal, se não for técnico não tente responder perguntas. Solicite informações técnicas antes de responder e evitem o tal do ControlV+ControlC porque isto deixa a comunidade feia e tira a seriedade da mesma. Irmão, este problema pode ser acarretado por 3 ci's nessa placa: 1-S13A1D (ic 206) responsável pelo circuito de liga/desliga e que alimenta a Bios e a Flash Nand; 2-A própria bios corrompida; 3-Em 99% dos casos a memória Nand, que é um defeito em série, típico na maioria das tvs da Samsung, já que a mesma tem feito equipamentos para estragar com o tempo (Obsolência Programada). No caso da memória Nand é mais complicado, já que ela também tem uma programação similar a bios, e no caso de uma nova é necessário o arquivo da Nand com adaptador específico para gravá-la. A maioria opta por trocar essa placa toda, já que o mercado atualmente o preço da Flash Nand está meio caro.
  5. Verifica a linha H/V deste ci no aparelho. Com toda certeza é resistor alterado. Mesmo se for ci pirata substitui o resistor da linha H/V por um de 20k(Geralmente vem de 10 ou 15K). Vai resolver o problema. Obs: a linha H/V vai ser a linha EN no seu ci (pino 5). É ele quem mantém a regulagem interna de voltagem e corrente de consumo(Caso a tp necessite de mais voltagem e corrente o regulador interno que faz essa função, ex: tp baixa 13V-300ma, tp alta 18V-480ma até 500ma que é o máximo que o ci suporta). O seu pode estar mantendo o ci instável, e por causa disso o regulador interno queima (12V no pino 3-VDD, 13 a 18V no pino 12-13-15 com corrente acima de 400ma). Em alguns casos a queima do ci pode estar associado ao capacitor ligado no pino 2 ou o resistor que liga o pino 11 do ci. Ambos estão na linha do Bypass e mantém a regulagem interna do ci. Obs: Essa explicação é para o MP8126DR, Se o seu CI for MP8126DF (QFN24) é outra pinagem.
  6. https://schematic.eletronicabr.com.br/gerenciador-de-arquivos/26/biospcware-ht-2000-apmcp61-d3/99077/
  7. Essa resistência no diodo é normal. A tensão tem um diferencial entre os pólos mesmo dependendo do Diodo. Conseguiu tirar uma foto da parte de baixo da placa?
  8. Amigo, já peguei casos em que o defeito está na parte de baixo da placa, em alguns CI's. Tire uma foto com as tensões que você achou na parte de baixo. Com certeza é algum transistor integrado ao circuito do inverter em curto ou algum dos CIs.
  9. Respondendo: 1- L52 2- L53 3- Possivelmente esta trilha não é ligada do PL1, ela aparentemente é uma trilha interna. Este componente é um indutor, com certeza se ele queimou algum componente antes dele está com fuga de tensão, e por causa disso ele pode ter superaquecido e queimado. Não consegui baixar o esquema no 4shared, por causa disso não vou poder lhe ajudar no momento.
  10. Nem sempre os problemas nessas placas são bios. Já peguei algumas lá na loja que estavam mortas. O culpado é um CI que fica exatamente embaixo do socket onde se encaixa o cabo de energia. No momento não tenho o datasheet nem a placa em mãos, mas quando a placa morre ou nem acende um dos principais culpados é esse cara. Depois vem um diodo (Mosfet) conjugado com um CI que faz a distribuição elétrica para os circuitos que consomem uma grande quantidade de corrente, lembrando que este circuito não é o mesmo que vai alimentar os dispositivos de baixa tensão da placa, pois nestes há um consumo menor de corrente. As fotos em anexo podem ajudar a entender melhor. Tente realizar algumas medições por estes dispositivos, se não tiver nenhum em curto pode ser alguma trilha rompida. Retorne se conseguir algo.
  11. Essas placas entram na bios mesmo somente através das teclas F2 ou Del. Dê um clear na CMOS e ligue apertando F2 em seguida. Essas placas aparecem a tela de boot muito rápido, então já ligue pressionando F2. Se não funcionar retorne aqui e te passo um outro procedimento.
  12. Já verificou se algum capacitor smd na trilha de alimentação do VCC do processador estão em curto? Eu já peguei várias do mesmo modelo com esse sintoma e era o CI PWM em curto. Verifica o SMD EPU dessa placa, quase certeza ser ele.
  13. Amigo, qual o último código que a sua placa PCI gera antes de reiniciar? C0 D0 ? Já testou outra memória com clock diferente e que vocẽ tenha certeza que está funcionando?
  14. Tá vago demais isso aê. Se a fonte não ligar não vai gerar nada nos mosfets mesmo. Se ligar a fonte "na marra" ela gera alguma tensão nos transistores? Com o que essa placa pifou? Tá muito vago e difícil ajudar.
  15. Amigo, pode ser um destes problemas: Você está acessando a função errada para entrar na bios. Acesse a função F1 ou F10. Del não acessa bios nessas versões. Ao ligar a sua bios não reconhece teclado USB ou PS2. Troque o teclado. Já vi gente demais com esse problema e era o teclado (mesmo sendo novo). Desconecte todos os dispositivos (HD, DRIVE, LEITOR DE CARTÃO) e deixe só a placa mãe com o básico ligado. Ela tem que entrar no bios neste modo. Se não funcionar pode ser que corromperam os dados de I/O da bios ao ligar, ou seja, ela reconhece os dispositivos no arranque mas só inicializa o as entradas por último, assim ela não inicializa o suporte para habilitar modificação ou reiniciar a programação, e desse modo ela permite entrar no sistema e funciona normal, mas não resetar. Outro modo é entrar no prompt do windows e rodar o programa "CLEAR CMOS". Ele pode zerar a bios. Ou então vocẽ pode baixar o Winbios da Biostar e tentar atualizar a bios pelo windows mesmo. Se der algum erro na programação vocẽ vai ter certeza que é problema na bios. Se não conseguir procure um técnico em informática. Cada um na sua e o mundo está cheio de "entendidos".

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...