Jump to content
  • Content Count

    13
  • Avg. Content Per Day

    0.05
  • Joined

  • Last visited

  • Credit

    0
  • Country

    Brazil

Community Reputation

3 Neutral

About And Hz

  • Rank
    Membro Aspirante I
  • Birthday 08/20/1993

Personal Information

  • Sexo
    Masculino / Male
  • Location
    MG
  1. Olá boa noite amigos. Desculpe a demora pelo retorno mas eu resolvi o caso. Os procedimentos foram: Troca do transistor no endereço U3 inscrição CEF Troca do regulador de 5v GH15B próximo do conector de carga PCIE Troca de um capacitor SMD próximo à este regulador (está tudo marcado na segunda foto do tópico) Troca do UP1542 E o principal, troca de todos os 4 chips de memória. Para ser sincero não sei o que causou tantos defeitos nessa placa mas após isto a placa funcionou normalmente. Agradeço a todos pelas dicas, sem elas eu não resolveria o problema tão cedo. Obrigado!
  2. Fiz este procedimento, 2 memórias esquentaram removi todos os 4 Chips e a resistência baixa sumiu marquei as memórias que esquentavam antes de retirar todas. Meu stencil de memória ddr5 está danificado quando o novo chegar vou colocar as memórias uma por uma fazendo as devidas medições para detecar as defeituosas. Só por curiosidade vc sabe o valor da resistência delas em relação ao gnd quando estão boas? Ao retirar uma por uma a resistência mais alta que consegui foi 20ohm. O chip tem a inscrição 7QA47 D9SXD.
  3. Boa tarde, só consegui o UP1542 importado já comprei mas vai demorar chegar. Um amigo meu me arranjou um UP6101B que em uma análise rápida do datasheet pra mim seria compatível apenas alterando o pino 3 do ci retirando o resistor de aproximadamente 20k e ligando o pino direto ao terra. Modificação feita, CI colocado, teste iniciado a tensão não voltou. Verifiquei um barulho de coil whine na bobina, desliguei a placa e essa bobina estava muito quente a ponto de queimar o dedo. O primeiro chip de memória também esquentou um pouco além e o segundo apenas mornou. Levantei um terminal da bobina liguei a placa e lá estava 0.87v (bem abaixo da tensão normal mas já um principio.). O terminal da bobina que alimenta as memórias está dando 1.5ohm em relação ao terra e o outro terminal está dando mais de 3,5mohm. Estou desconfiando de um provavel chip de memória com defeito. O que me dizem?
  4. Sim amigo depois da sua sugestão estou confiante que o problemático é ele. Irei procurar com um amigo meu um CI deste e posto o resultado. Muito obrigado a todos pelas dicas.
  5. Opa amigo eis o resultado Pin 7 do CI = 0.0v (pino levantado) Pin 7 do pad da PCB 0.6v Quando o pino entra em contato com a PCB a tensão morre. Em algum momento o Pin 7 da pcb atingiu 1v mas depois de ligar a placa novamente ficou em 0.6 estabilizado.
  6. @SystSoftPcCelTv Opa tem alguma sugestão?
  7. Com estas informações eu não encontrei informações relevantes sobre esta placa. Tente pegar o modelo da seguinte forma Abra o prompt de comando do windows como administrador e digite: wmic baseboard get manufacturer,product,version,serialnumber poste o resultado do comando assim fica mais facil de saber o modelo exato da placa mae.
  8. Olá qual o modelo da sua placa mãe?
  9. Eu achei um componente arrancado da placa no endereço U3 abaixo da GPU, tenho aqui uma GTX 1050 EVGA MINI (não é TI) e neste mesmo endereço tem um transistor com a inscrição CEF. Não achei nada sobre este transistor, então eu fiz algumas medições do transistor da 1050 que esta funcionando e baseado nos resultados em escala de ohm e de diodo eu coloquei este no lugar: O resultado foi que a tensão de 3.3v passou a circular nestes 2 pinos igual ao que está na placa que esta funcionando. A GPU mornou (muito pouco mas mornou) mas ainda sem tensão na memoria. No pin 2 do transistor que é conectado ao pin 7 do UP1542 passou a circular 2,7v e na placa que esta funcionando circula 2.9v. Eu removi o UP1542 e coloquei no lugar um RT8120D que não é 100% compatível mas foi o unico que encontrei o mais proximo possivel do original e somente a titulo de curiosidade pra minha surpresa a tensão na bobina da memoria foi pra 0,1v mas foi emitido um barulho muito semelhante à um coil whine em algum lugar da placa, entao eu desliguei rapidamente. Acredito fortemente que o UP1542 está com defeito pois como ja mencionei ele está com uma resistencia de 1ohm para o terra (pad) do proprio chip o que eu acho que não é certo. Se alguem tiver alguma dica ou sugestão em cima dos procedimentos que eu realizei ficarei muito grato.
  10. Olá @SystSoftPcCelTv obrigado pelas informações, vamos aos testes: Continuidade Ok, o transistor tem o código 702 2x eu estava desconfiado dele e o mesmo foi trocado mas sem sucesso. Este pino FB está zerado. Este pino COMP/EN está zerado. O pino enable esta zerado e com um resistência de 1ohm para o terra. Retirei o ci e a resistência está nele (não sei se está certo isso). No boot tenho 12v.
  11. Fazendo varias pesquisas pelo Google sempre me deparei com este fórum no qual solucionei varias duvidas que tinha. Atualmente eu sou Técnico em Informática e estudante de Eletrônica. Eu sempre estudei um pouco de tudo, desde programação e design gráfico até montagem e manutenção de micros atualmente estudando eletrônica. Meu objetivo é adquirir o máximo possível em conhecimento de circuitos eletrônicos principalmente SMDs. Agradeço ao EletronicaBR por me deixar fazer parte da comunidade!
  12. Boa noite amigos, estive procurando um fórum pelo Google e gostei muito do conteúdo deste e resolvi me inscrever. Sem muita enrolação, estou com uma Gigabyte GTX 1050 Ti OC 4GB na bancada e ela chegou com estes sintomas. -Gira o cooler e não da vídeo. A placa estava sem os 5v, sem tensão de memoria e sem vcore da GPU. -Identifiquei um capacitor smd em curto em relação ao GND que estava matando os 5v da placa. -Troquei o capacitor e o regulador de 5v, ele é um GH15B. -Os 5v estabilizaram, o vcore da GPU voltou ao normal ~0.89v. -Tensão 3.3v Ok Mas eis que surge o problema principal, a tensão das memorias não voltou. Analisando o circuito eu identifiquei no mosfet de alta a tensão de 12v mas aparentemente não estava chaveando pois o mosfet de baixa estava zerado. Removi o mosfet e testei ele estava bom mas mesmo assim o troquei (fiz o mesmo com o de baixa). Como aparentemente ele não estava chaveando resolvi da uma olhada no datasheet do PWM, mas fiquei um pouco confuso. O PWM é um NCP81174 de até 4 fases, mas com a fase da memoria eram 5 no total. Ai que eu encontrei esse controlador buck no endereço U506 é um UP1542S. Ele é responsável pelo chaveamento dos mosfets das memorias (acredito eu não tenho muita experiencia nesse tipo de circuito) Analisando o datasheet dele eu vi que ele estava sendo alimentado corretamente +12v mas não tinha tensão no chip enable. Eu acredito que essa tensão possa ser gerada no PWM (me corrijam se eu estiver errado) Fiz a troca do chip buck por um compatível mas sem sucesso as tensões não voltaram. Gostaria de saber se alguém sabe como e onde essa tensão é gerada ou se ja passaram por esse tipo de defeito. Agradeço desde já e me desculpem se fui ignorante em alguma parte, como eu disse eu não tenho muita experiencia neste tipo de circuito.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...