Boa tarde,
sim, pode ser reaproveitado os capacitores de qualquer placa e para testá-lo confirmando se está bom para uso, antes de tudo é necessário removê-lo da placa e testá-lo com um multímetro digital.
segue abaixo os passos:
Teste de curto circuito
1º passo: Antes de tudo é necessário conferir se o capacitor esta totalmente descarregado, assim para tal certificação, basta realizar um curto circuito entre seus terminais utilizando uma chave de fenda. Para capacitores em que o valor de tensão seja alto, é recomendado utilizar um resistor para que essa energia armazenada seja dissipada em forma de calor.
2º passo: Utilizando a escala de continuidade do multímetro, coloque as pontas de prova nos terminais do capacitor, se der continuidade quer dizer que o capacitor esta em curto circuito interno implicando que o capacitor esta danificado. Mas se o multímetro não identificar continuidade, quer dizer que ele não esta danificado por este motivo.
3º passo: Coloque no multímetro a escala de resistência e coloque o valor da resistência para o menor valor, sendo 200 Ω, em seguida coloque as pontas de prova nos terminais do capacitor e confira se o valor da resistência começa com valor negativo e vai mudando para o valor positivo, se não acontecer isso, inverta a posição das pontas de prova nos terminais. Se mesmo assim o valor não mudar, troque a escala de resistência para um valor maior, sendo 20 MΩ, coloque as pontas de prova e confira se o irá mudar. Se houver a variação da resistência o capacitor não esta em curto, e ele pode ser carregado. Caso for realizado o teste novamente, é necessário que se inverta a posição das pontas de prova, devido à polarização do capacitor.
Teste para saber se o capacitor esta carregando.
1º passo: Faça o curto circuito novamente para liberar qualquer resto de energia elétrica que esteja armazenada no capacitor.
2º passo: Coloque o multímetro na escala de continuidade, e coloque as pontas de prova nos terminais do capacitor e espere alguns segundos para que ele possa ser carregado. O multímetro oferece uma tensão contínua de aproximadamente 3 V nas pontas de prova, o que possibilita que o capacitor seja carregado.
3º passo: Após o 2º passo, troque a escala do multímetro para tensão contínua na opção de 20 Vcc. Coloque as pontas de prova nos terminais do capacitor e confira se irá aparecer o valor da tensão no display, se aparecer o valor da tensão quer dizer que ele esta funcionando.