Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Shadow2012

Amigo EletrônicaBR
  • Posts

    1.803
  • Posts por dia

    0,94
  • Registrado em

  • Última visita

  • Créditos

    458
  • País

    Brasil

1 Seguidor

Sobre Shadow2012

  • Rank
    Gold Member
  • Data de Nascimento 27-03-1979

Informação Pessoal

  • Localidade
    Joinville - SC

Últimos Visitantes

O bloco dos últimos visitantes está desativado e não está sendo visualizado por outros usuários.

  1. Fiz um Reflow no chipset e o defeito persistiu. Devolverei equipamento sem reparo pois não compensa a troca do chipset.
  2. @Wonder Silva Vlw Wonder. Obrigado por sua contribuição. Farei um Reflow na IR6000 e darei retorno.
  3. @arles Tentarei um Reflow no PCH na IR6000 para ver se resolve o problema. Obrigado
  4. @Leandro Machado @Henrique Slayer 666 @e1D I/O trocado. Verificado se não existiam componentes faltando ao seu redor e defeito persiste. Regravação de BIOS e tbm defeito persiste.
  5. @CJ Ja sim como citei em #1 ( usado outro HD com outro SO). @RA Informática Foi o que propus ao outro tecnico que estava mexendo na placa, mas ele nao fez a tentativa. Tentarei hj. Obrigado
  6. Amigos, Nesse caso não sei por onde começar. Foi desconectado teclado, trocada placa wi-fi, usado outro HD com outro SO. Quando se abre uma página na internet, depois de alguns segundos o navegador carrega a página inicial (no caso google.com). Alguma dica?
  7. Shadow2012

    Soldagem de chipset lead free com IR6k ACHI

    @ELETRONICA PINOKIO Após muita procura encontrei um método mais prático e rápido de soldar as esferas no chipset. Vamos lá: após removido o chipset, remover toda solda lead free que ficou no chip após sua retirada com uso de malha dessoldadora. Após isso, com uso de estanho Lead(com chumbo) e ferro de solda (não pode ser muito potente senão pode causar bolhas no chip) refazer todos os pads com o estanho Lead. Após esse processo, limpar bem o chipset usando flanela embebida em isopropanol. Então nos quatro cantos do chip, colocar um pouco de fluxo de solda (Amtech ou Kingbo). Colocar uma esfera em cada pad nesses cantos. Levar a estação de ar a 380 graus, vazão 1 e aquecer até que a esfera solde no chipset (Atenção: não permaneça muito tempo nesse processo porque pode matar o chip. Caso a esfera não "sente" no pad em poucos segundos passe para a outra esferinha no outro pad). Esse procedimento irá ajudar a fixar o stencil. Após, limpar bem o pincel em que será usado para espalhar fluxo de solda por todo o chipset em uma folha de papel para que o excesso de fluxo seja retirado e para que somente uma fina camada de fluxo seja passada no chip. Com isso evita-se que o stencil fique grudado no chipset após a soldagem das esferas e dificulte assim sua separação do chip. Após pincelar fluxo uniformemente por todo chipset, coloca-se o stencil e espalha-se as esferas. Agora desligue a estação de ar. Ligue-a novamente e leve até 350 graus ( a vazão será regulada automaticamente ou se sua estação for analógica leve-a à vazão 5). Inicie o processo na altura de uns 6 cm de distância do chipset em movimentos circulares para um pré-aquecimento evitando,assim, empenamento do stencil. Após aproximadamente 2 minutos, reduza a distância para 3 cm sempre em movimentos circulares. Agora vem a hora da soldagem, propriamente dita: leve o bocal da estação bem próxima ao stencil/chip num dos cantos. Vai perceber que as esferas vão começar a brihar e "sentar"/soldar nos pads do chipset. A medida em que isso for acontecendo vá movimentando, lentamente, o bocal por todas as esferas e percebendo que elas vão "sentando"/soldando no chipset. Depois de percorrer todo chipset, aguardar uns 20 segundos até que as esferas se solidifiquem antes da separação stencil/chipset. Para separação de ambos dê uma leves torcidas no stencil e perceberá que ele se separará do chipset. Podes também usar um estilete para separar um do outro. PS.: Pode acontecer de algumas esferas não soldarem ou ocorrer o chamado "bridge"(uma esfera soldar em outra). Então o trabalho se torna minucioso em realocar as esferas que não soldaram ou onde aconteceu "bridge". Espero ter ajudado. Abraço.
  8. Só foi refeita a trilha @Gilson Macedo . O resistor foi mantido.
  9. Analisei esse defeito começando por medir as tensões "always" (+5VA e +1,5VA) nesse caso sendo gerenciadas pelo U17 (OZ815). Percebi que quando a placa ligava é porque existia essas tensões e quando não ligava havia falta delas. Analisei então o circuito de "enable" da tensão +5VA. Foi então que encontrei uma resistência de 220KOhms entre o lado 2 do resistor R232 e o pino 1 do OZ815 (+5VA_ON_EN). Como estão no mesmo ponto de ligação essa resistência deveria ser 0 (zero). Presumi que havia circuito aberto entre esse pontos e , portanto, o OZ815 não tinha nível alto de "enable" da tensão de +5VA. Um jumper entre e o lado 2 do R232 e o pino 1 do OZ815 resolveu o defeito. Link do esquema para melhor análise:
  10. Equipamento devolvido sem reparo.
  11. @regisfatef Qual a finalidade deste teste? Já estou usando assimétrica.
  12. @regisfatef Dá video e desliga nesse tempo sem nenhum periférico. Fiz reball no chipset e o defeito permanece.
  13. Para o tempo de desligamento ser tão exato tudo leva a BGA ou chipset.??
  14. @mariomendes77 Estava usando a assimétrica. Coloquei carregador origial e defeito permanece.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×