Jump to content

Shadow2012

Friend EletrônicaBR
  • Content Count

    1,897
  • Avg. Content Per Day

    0.81
  • Joined

  • Last visited

  • Credit

    703
  • Country

    Brazil

Community Reputation

286 Medal 3

2 Followers

About Shadow2012

  • Rank
    Gold Member
  • Birthday 03/27/1979

Personal Information

  • Location
    Joinville - SC

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. Bom dia amigos técnicos, Estou com essa placa que quando plugo a bateria, sem carregador conectado, já acende led indicativo de carga de bateria (LED2). Ele só deveria acender quando bateria e carregador estivessem conectados indicando que a bateria está sendo carregada. A bateria carrega normalmente. O defeito é o led de carga acender somente com a bateria conectada. O que já fiz: - Troquei CI de charger, mos-fets de charger, regravei BIOS, troquei bateria e testei ela em outra placa (OK), regravei BIOS, troquei I/O, clear Cmos. Amigos teriam alguma dica?
  2. Não achei essa BIOS (com vídeo dedicado) no fórum. Se alguém puder ajudar, agradeço.
  3. Estou no momento acamado. Gostaria de saber qual PWM de 3,3VPCU e 5 VPCU dessa placa para ver onde entra o sinal SYS_SHDN# entra na "jogada". Obrigado @Neopela ótima explicação.
  4. @paulopozatto Nesse consumo tem muitas suspensas que não subiram. Mede o sinal PM_SLP_S4# (pino 38 e o sinal PM_SLP_S3# (pino 105) do I/O. Eles devem estar em nível alto para que as suspensas sejam habilitaas. Esses sinais vem do PCH e entram no I/O para liberar as suspensas. Outra pergunta: Existe tensão de 5V nas USB´s? Essa tensão nas USB´s depende tbm do sinal PM_SLP_S4# para ser habilitada.
  5. @paulopozatto Opa,vamos retomar o que foi analisado. (Analisar HP é sempre meio sofrido..rss) Uma primeira pergunta: A placa passou a ligar e permanece ligada. Ou liga e desliga? RSMRST# sai do I/O e deve chegar ao pino 23 do 51123. Se há tensão no PWM e não há no I/O, considerando que estamos falando da mesma linha (RSMRST#) você mediu continuidade entre pino 85 do I/O e pino 23 do PWM? Esse pino de PGOOD, se você der uma olhada no datasheet do PWM, ele nada mais é do que um mos-fet em dreno aberto. Talvez um trilha rompida possa deixar esse pino "flutuante" o que explica ter tensão nele e não ter no pino 85 do I/O que, em suma, está na mesma linha de sinal...(não sei, estou supondo uma hipótese para explicar a presença de RSMRST# no PWM e ausência desse sinal no I/O. ..... tenho as alimentações "VS" secundarias, mas não tenho os ENABLES, como o PWR_1D5V_EN.. Sem tensão de RAM não há vídeo....Se o consumo em sua assimétrica estiver em torno de 0,45 A (talvez um pouco mais ou menos) então não existe tensão para as memórias RAM. Que tensão há na linha KBC_DDR_RST#? (ver página 5 do esquema - canto inferior esquerdo) Para simplificar toda a coisa, pois tem muito sinal a se analisar, o que vc pode fazer é forçar um nível alto no pino PWR_1D5V_EN fazendo um jumper levando 3,3VS até ele ou algum componente que esteja ligado a ele para facilitar a solda. Antes disso veja se não existe baixa resistência entre PWR_1D5V_EN e o terra e se a resistência entre a linha de tensão 1D5V_S3 não esteja baixa. "Forçando" nível alto (através do jumper) no pino de EN creio que a tensão de 1,5V aparecerá. Veja, na tabela à direita na página 2, que da tensão de 1D5V_S3 derivam tensões 1D5V_S0 e 1V_VGA_S0. Mas preciso saber se existem mais tensões em falta. Caso sim aí pode existir problema nas linhas SLP(sleep - retorno do PCH ao I/O). Uma pergunta: Há duas bios nessa placa (BIOS_EC e BIOS_PCH).? Caso sim deve regravar a PCH tbm pois caso o firmware esteja corrompido os sinais de SLP podem ficar ausentes e as suspensas não "sobem". Estando todas as suspensas ausentes terá um baixíssimo consumo de corrente na assimétrica. Grosso modo, BIOS (Basic Input Output System) são os programas (algoritmos hexadecimais, nesse caso) que o I/O e o PCH devem seguir para saberem o que devem fazer. Caso já tenha gravado a BIOS PCH e os sinais SLP não "levantarem" aí poderemos ter BGA ou o próprio PCH defeituoso. Estamos no caminho....persiste aí!
  6. @paulopozatto Bom dia amigo, Você poderia me dizer quais as suspensas estão ausentes? O estranho é a placa ligar e liberar algumas suspensas com RSMRST# em nível baixo. Esse sinal deve ficar permanentemente em nível alto após startar a placa. O sinal RSMRST# antecede os sinais de SLP (Sleep). E sem um nível alto em SLP_S4# a placa não permaneceria ligada. Você tem assimétrica? Qual consumo de corrente nela com a placa ligada?
  7. @paulopozatto Ahhh, Esqueci algo trivial.Náo custa dar um reset na Cmos tbm (tirar a pilha da placa). O sinal RSMRST# sai do I/O para "acordar" o PCH durante o processo de start. Após ele vem o PWR_BTN_OUT que é um "dedo digital". Quando vc clica no botão de power esse sinal vai a nivel alto e volta a nivel baixo "acordando " o PCH. PCH acordado retorna, com nível alto ao I/O os sinais de SLP_S3# (sleep=sono) , SLP_S4# 3 SLP_S5#. Assim o I/O passa a liberar as tensões suspensas.Essa é a sequencia basica de start da placa.
  8. @paulopozatto Uma dica. Como percebi que o sinal RSMRST# é importantíssimo na sequência de start da placa, tanto é que nesse caso ele vai até o TPS51123, e esse sinal depende da integridade do firmware da BIOS e tbm por se tratar de um HP eu, primeiro , regravaria a BIOS.
  9. @paulopozatto Tensão no pino 23 (RSMRST#) do PU4004? Deve ter 3,3V mas já vi placas que essa tensão vai a 3,3V somente depois de startada. Pergunta: Essa placa tem o CI U4101?
  10. @paulopozatto Só pra verificar. Qual tensão no pino 20 do PU4004 (charger)? Fazer um jumper nos mos-fets de entrada não garante sinal de ADP_DET.
  11. @paulopozatto TPS51123 não é equivalente ao TPS51125. Primeiro seria interessante colocar um TPS51123. Medir continuidade para o terra nas linhas de 3,3VALW e 5VALW. Outra coisa: ADP_DET não vem do I/O. Tem erro de simbologia no esquema. Ele sai do circuito de charger e vai para o I/O e deve ser de aproximadamente 3 V para que a placa ligue. Obs.: tem placas que as ALWS só aparecem depois que a placa é ligada. Eu focaria no sinal ADP_DET primeiro.
  12. @paulopozatto No meu caso em específico, olhando no esquema elétrico , as entrips são ligadas ao terra por meio de um resistor de pull-down. Mas elas precisam ir a nivel alto para que as ALWS apareçam. E isso só é possível se o PQ307 esteja em "não condução". Para isso o PQ308 deve estar saturado (em condução) colocando os gates do PQ307 ao terra. Qual placa vc está analizando? Abre um tópico e me marca lá para eu estudar o caso.
  13. Esse note não ligava por ausência de 3,3VALW e 5VALW. Fazendo medições no CI PU301 (PWM de 3,3 e 5VALW) percebi ausência de tensão nos pinos 1 e 6 (ENTRIP1 e ENTRIP2). O defeito estava no mos-fet dual PQ307. Ele defeituoso mantinha uma tensão na base do PQ308 em 0,130V. Assim PQ308 não saturava, mantendo pino de Coletor com tensão VL (VREG 5Volts) e mantendo o PQ307 chaveado levando as tensões ENTRIPS a se manterem em 0 Volt. Segue imagem do circuitinho das ENTRIPS. Esse defeito de ausência de 3,3VALW e 5VALW é costumeiramente associado à falha no PCH. Mas é sempre bom dar uma conferida nas ENTRIPS antes de ir ao chipset. Fica a dica.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...