Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Alberto Gontijo

Membros
  • Posts Por Dia

    0
  • Posts

    2
  • Registrado em

  • Última visita

  • Créditos EBR

    0 [ Doar ]

Tudo que Alberto Gontijo publicou

  1. É interessante lembrar que no início do século 20, em cidades como São Paulo, já tivemos os sistema bifásico com 220V de fase a fase e 110V entre cada fase e o neutro. As fases de 110V apresentavam 180° de defasagem entre si. Os transformadores de alimentação residencial tinham o secundário de 220V com uma derivação central. Até hoje encontramos muitos produtos, por exemplo pequenos transformadores para aparelhos, onde temos as entradas marcadas com 0V-110V-220V. Com a introdução do sistema trifásico, entre fase e fase continuamos com os 220V, mas entre fase e neutro temos 220V/√3 = 127V. Devemos ficar atentos para as especificações de aparelhos comprados na China, onde temos entradas 110V +-10%, mas pretendemos ligá-los em 127V. Afinal, 110V x 1,1 = 121V, que está abaixo dos 127V encontrados no Brasil. Sem contar que os nossos 127V podem chegar legalmente aos 133,4V, ou seja, 12,4V acima do máximo esperado para estes aparelhos chineses. É nesta hora que os capacitores eletrolíticos estouram! Veja na figura abaixo a faixa de tensão permitida pela ANNEL:
  2. Olá, conheci o EletrônicaBR através de uma pesquisa no google sobre uma TV SAMSUNG pifada. Comecei na área de eletrônica observando os técnicos de TV que iam na minha casa consertar TVs à válvula na década de 60. Fiquei encantado com os circuitos esquemáticos que mais pareciam hieróglifos egípcios e quis entender um pouco mais sobre isso. Ganhei do meu pai um kit de ensino chamado "Engenheiro Eletrônico" da Philips, onde se podia montar e estudar muitos circuitos eletrônicos simples, que eram montados em molas. Depois fiz um curso por correspondência do Instituto Universal Brasileiro, onde aprendi mais um pouco. Meu ensino médio foi integrado ao técnico no Colégio Técnico da UFMG. Fiz curso técnico de eletrônica. Em seguida fiz Engenharia Eletrônica na PUC-MG. Fui professor do Colégio Técnico da UFMG desde 1981 até recentemente. Fiz mestrado em Engenharia Elétrica na Escola de Engenharia da UFMG e iniciei um doutorado não concluído, também nesta escola. Gosto de ajudar os amigos consertando seus aparelhos estragados. Gosto de aprender tudo sobre Física, eletrônica, programação, áudio, microcontroladores, etc. Amo resolver um problema usando a eletrônica de maneira criativa.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...